Buscar

Engenharia Sustentavel

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Na metade do século passado, com as guerras e a escassez de produtos para confecção de roupas como, (algodão, linho, lã entre outros.) no mercado mundial, a indústria têxtil foi forçada a buscar novas tecnologias para continuar o seu funcionamento.
Quando entra no cenário o Poli(Tereftalano de etileno) ou simplesmente PET, com o nome comercial de poliéster, Europa e EUA foram os primeiro a usar o produto, visando sua resistência e durabilidade, continuaram com as pesquisa para o desenvolvimento de novos produtos e suas demais aplicações.
Com o aumento da população mundial, aumenta também a necessidade de consumo e praticidade, assim surgem as garrafas PET, como uma inovação da indústria para embalagem descartáveis, usadas em diversos produtos.
Hoje principalmente a indústria de bebida, (sucos, refrigerantes, agua, etc...) de todo o mundo fazem fortemente o uso desse tipo de embalagem; O que nasci como uma solução e praticidade em pouco tempo se torna um dos maiores problemas ambientais conhecidos, com o descarte incorreto.
A garrafa PET causa danos ao meio ambiente devido ao seu descarte inapropriado, os 5 problemas que a mesma causa ao meio ambiente são:
Redução da biodiversidade nos oceanos: por demorar 400 anos para se decompor, pois os animais marinhos confundem com comida porque ela vira pequenas micro plásticos e os animais confundem com comida e acaba sendo toxico para eles.
Aumento da quantidade de lixo nos aterros: em vez de ser reutilizado é descartado de maneira errada causando assim acumulo no aterro sanitário fazendo com que contribua para poluição.
 
Aumento da poluição nas ruas: por algumas pessoas não levarem para reciclagem e descartarem no meio da rua, na época de chuva acaba causando transtorno, poluição e enchentes.
Morte de aves e mamíferos marinhos: não só os animais marinhos que acabam sendo prejudicados, as aves e os mamíferos podem acabar enroscando seu bico e prendendo parte do seu corpo nas garrafas e também podem se alimentar dos micros plásticos existentes.
Aumento da quantidade de algas no oceano: podem causar um grande desequilíbrio na população de algas dos oceanos, fazendo com que elas aumentem em quantidade exagerada.
Como engenheiro, podemos fazer uma campanha de reutilização das garrafas pet, como por exemplo: as garrafas podem ser reutilizadas como vaso de planta, como lustre, entre outros. Pode também ser utilizado na área de paisagismo como, por exemplo: uma estufa, como casinha de passarinho. Na construção civil, pode ser utilizadas como telhados, muros e paredes, na substituição de brita, e como bases de paredes.

Outros materiais