Buscar

Neoconstitucionalismo e Transconstitucionalismo

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Neoconstitucionalismo
O constitucionalismo moderno se originou na Europa no final do século XVIII, com um novo reconhecimento constitucional voltado a reconhecer a supremacia material e o valor da constituição. Seu conteúdo era dotado de força normativa e expansiva, passou a condicionar a validade e a compreensão de todo o direito e a estabelecer deveres de atuação para os órgãos de direção politica.
O pensamento neoconstitucionalista proporcionou o crescimento de um novo paradigma jurídico: o Estado Constitucional de Direito. Isso se deveu em razão da decadência do Estado Legislativo de Direito, que ate à segunda guerra mundial, a teoria jurídica vivia sob influencia dele. 
O neoconstitucionalismo representa o constitucionalismo atual, que emergiu como uma reação às atrocidades cometidas na segunda guerra mundial. Ele também proporcionou varias transformações de um novo direito constitucional, fundado na dignidade da pessoa humana. 
Com a implantação do Estado Constitucional de Direito, opera se a subordinação da legalidade da constituição, de modo que as condições de validade das leis e demais normas jurídicas dependem da compatibilidade de seus conteúdos com os princípios e regras constitucionais. 
Portanto o neoconstitucionalismo proporcionou: a compreensão da constituição como norma jurídica fundamental, dotada de supremacia; o reconhecimento da constituição no centro dos sistemas jurídicos; a incorporação nos textos constitucionais contemporâneos de valores e opções politicas fundamentais; a posição central dos direitos fundamentais nos sistemas constitucionais. Sua emergência também propiciou o reconhecimento da dupla dimensão normativo-axiológica das constituições contemporâneas, possibilitando a consolidação de uma teoria material. 
Patriotismo Constitucional e Transconstitucionalismo 
Causado pelo neoconstitucionalismo, o patriotismo constitucional propiciou o surgimento de um sentimento constitucional universal, baseado na lealdade e no respeito às constituições. Isso se enquadra principalmente em Estados que os governos arbitrários foram responsáveis pelas maiores violações aos direitos humanos no Século XX, como é o caso da Alemanha.
O patriotismo constitucional foi defendido por tratar de uma formação de uma identidade coletiva baseada em princípios constitucionais democráticos e liberais capazes de garantir à integração e assegurar a solidariedade, com o objetivo de superar o nacionalismo étnico, que por muito tempo opôs culturas e povos. Portanto ele busca o constitucionalismo intercultural, voltado a reconhecer a diversidade de culturas. 
Para o surgimento do transconstitucionalismo, o direito constitucional teve que se afastar de sua base originaria que era o Estado, para buscar se dedicar as questões transconstitucionais. Segundo Marcelo Neves, são aquelas que decorrem de diversos tipos de ordens jurídicas e que podem envolver tribunais estatais, internacionais, supranacionais, transnacionais na busca de sua solução. Ou seja, problemas jurídicos constitucionais, como no caso dos problemas associados aos Direitos Humanos.

Outros materiais