Buscar

ESTUDO DE ORIENTAÇÃO PARA A P1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Data:
	
	Valor:
	
	Nota:
	
Tomando por base o artigo Mente, corpo e emoções (CRUZ E PEREIRA JUNIOR, 2011) como deve se refletir sobre o processo saúde-doença na contemporaneidade e segundo a visão psicossomática?
Os estados da saúde não são influenciados somente por causas físicas, mas também pela mente e emoções. O sistema nervoso autônomo por exemplo é responsável pelo funcionamento de todos os órgãos internos e é regulado pelo sistema límbico que por sua vez sabe-se que este é afetado pelas experiencias afetivas e emocionais do indivíduo.
Quais as críticas feitas pelo autor nas intervenções em torno do processo saúde-doença através do olhar materialista?
Faz a critica, pois o olhar materialista considera que os únicos fatores relevantes no processo psicossomático são de natureza física e hoje sabe-se que os estados da saúde podem ser influenciados pela mente e pelas emoções.
Segundo o autor de que maneira o enfoque cognitivo e emocional contribuíram para uma visão da promoção da saúde em que o indivíduo se torna sujeito de suas condições de saúde?
Contribuem para os questionamentos dos fundamentos a partir dos quais a ciência médica se constrói e se desenvolve, pois estão presentes no pensamento médico colaborando no sistema de prevenção de enfermidades e a promoção da saúde.
Explique como a perspectiva monista e a perspectiva dualista podem influenciar no olhar do profissional de saúde que direciona uma intervenção?
No século XIX a perspectiva dualista foi reforçada pelas descobertas de Virchow e Pasteur. Explique esta afirmativa.
Reforçaram a perspectiva dualista atribuindo as causas das enfermidades a agentes externos como microorganismos destacando a importância dos processos biológicos no processo saúde-doença.
No século XX a importância dos processos internos foi destacada com um novo olhar sobre o processo saúde doença, o que marcou o pensamento da medicina psicossomática. Qual a contribuição da psicanálise nesse processo?
A publicação de “determinação psíquica e tratamento psicanalítico das afecções orgânicas” de Groddeck.
Como a psicanálise, contribuindo com a psicossomática, traz a relação psico-somato? Qual a diferença dessa nova visão para a visão dualista?
Pensando na interação mente-corpo de forma conjunta e dinâmica a partir da psicanalise, diferente da visão dualista que via mente-corpo como entidades separadas.
Como Groddeck define a doença a partir da influência dos estudos de Freud sobre a Histeria?
Define como uma das expressões do Isso (por quem somos vividos), ou seja, como uma manifestação de vida e não como um mal a ser combatido.
Como Dejours explica o processo de adoecimento?
Faz critica a visão solipsista, que da maior atenção aos processos psíquicos internos que aos externos, pois considera que na relação com o outro que se mobiliza o corpo para expressar o pensamento e o desejo. O corpo se mobiliza a serviço da significação.
Qual a visão de Willian James sobre os processos emocionais e como este autor concebe os processos cognitivos (avaliação mental) na ocorrência do comportamento referente às emoções?
Associa emoções aos instintos, pois não levam o indivíduo a realizar somente atos exteriores, mas também alterações em suas atitudes e fisionomia, como afetar a respiração, circulação e outras funções orgânicas, ou seja, cada instinto excita uma emoção. 
Emoções causam sentimentos diferentes de outros estados mentais por que envolvem respostas corporais que originam sensações internas e diferentes emoções causam diferentes emoções por que são acompanhadas por diferentes respostas corporais e sensações.
Os testes neuropsicológicos realizados contribuíram para a explicação dos processos emocionais. Explique os processos emocionais através dos resultados destes testes de laboratório, segundo Cannon:
A V A L I A Ç Ã O – 
ORIENTAÇÃO DE ESTUDO PARA A P1
Av. Vitória, 950 – Forte São João
29017-950 – Vitória-ES
Tel: (27) 3331-8500 – Fax: (27) 3222-3829
www.ucv.edu.br
Turma:
Curso:
Número:
ALUNO:
Excelência universitária na formação de profissionais comprometidos com a vida e a transformação social.

Outros materiais