Buscar

Apol 05, Fase II, Nota 100

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - Modelos Contemporâneos de Gestão
Governança corporativa é uma má tradução da expressão inglesa "corporate governance". É um sistema que, usando principalmente o "Conselho de Administração" ("Board of Directors" em inglês), também a Auditoria Externa, e às vezes também o Conselho Fiscal (que ao contrário do de Administração não é obrigatório), estabelece regras e poderes para Conselho, seus comitês, e diretoria, evitando os abusos de poder tão comuns no passado. Cria também instrumentos de fiscalização da diretoria. É importante frisar que embora a expressão seja nova (e tenha se transformado num modismo, com muita gente falando bobagem a respeito) a atividade já existia, sem que a gente percebesse quão importante era, e sem que tivesse ganho esse nome. Com base no material estudado na rota e no texto acima é correto afirmar que:
 
I - Algumas empresas tem o conflito de interesses entre os proprietários e os executivos e esse conflito é explicado pela Teoria da Agência, onde pessoas que estão dentro das corporações não necessariamente agem visando o melhor para os provedores de fundos.
II - Com relação a governança corporativa a questão principal que envolve o conflitos de interesses de uma companhia se dá pela responsabilidade institucional em ternos da governança, das finanças e do contrato de incentivos administrativos.
III - O maior problema da governança é com relação a transição organizacional, entre as práticas da governança e sua eficiência técnica.
IV - As corporações de capital aberto são dirigidas por meio de vários agentes, são eles: externos como conselheiros, auditores, grandes acionistas, credores, sócios e funcionários.
É correto afirmar que:
	
	A
	Apenas as questões I e II estão corretas;
	
	B
	Apenas as questões I, II e III estão corretas;
	
	C
	Apenas as questões II, III e IV estão corretas;
	
	D
	Apenas as questões III e IV estão corretas;
	
	E
	Apenas as alternativas I e IV estão corretas;
Questão 2/5 - Modelos Contemporâneos de Gestão
As práticas de governança corporativa deram maior transparência e proteção às partes interessadas (stakeholders) em relação às Companhias que adotaram esse sistema. São consideradas partes interessadas da Companhia os(as)
	
	A
	diretores, conselheiros e administradores que possuam responsabilidade civil solidária com a sociedade.
	
	B
	indivíduos ou as entidades que assumam algum tipo de risco, em face da sociedade, como os acionistas, empregados, clientes, fornecedores, credores e governos.
	
	C
	acionistas majoritários que possuam maior risco envolvido nas operações financeiras da sociedade.
	
	D
	participantes do mercado financeiro com ações na Bolsa de Valores, interessados em estabelecer negócios com a sociedade.
	
	E
	pessoas físicas ou jurídicas interessadas em participar do quadro de acionistas da sociedade.
Questão 3/5 - Modelos Contemporâneos de Gestão
Há diferentes concepções ou abordagens de multiculturalismo, dentre as quais se destaca a intercultural, que propõe promover uma gestão:
	
	A
	para o reconhecimento do outro, para o diálogo entre os diferentes grupos sociais e culturais, a negociação e o enfrentamento dos conflitos provocados pela diferença de poder entre grupos socioculturais, incluindo todas as diferenças.
	
	B
	que parta da afirmação descritiva de que vivemos em uma sociedade multicultural, favorecendo a integração de todos na sociedade, incorporando-os à cultura hegemônica, sem que se toque na matriz da organização.
	
	C
	que reconheça e afirme as diferenças, garantindo espaços próprios e específicos para que as culturas possam se expressar com liberdade e manter suas raízes culturais de base, por meio de comunidades homogêneas.
	
	D
	abrangente e inclusiva, que favoreça a participação de todas as culturas no interior da empresa, com a adoção de estratégias de caráter compensatório para minimizar as diferenças e dar a todos o acesso aos bens culturais.
	
	E
	afirmativa, por acreditar que, quando se enfatiza a assimilação, se termina por negar ou silenciar as diferenças, o que implica o estímulo à formação de grupos fechados nos quais se desenvolve a identidade e se promovem lutas pelo reconhecimento.
Questão 4/5 - Administração e Gestão: Conceitos e Aplicações
Reunir todo o tipo de informação veiculada nos locais onde tem atuação e armazená-las em um banco de dados foi a estratégia de sucesso adotada pela Petróleo Ipiranga. Desde o final da década de 1990 a empresa tem direcionado esforços para levantar dados que possam ser úteis aos seus analistas. Não há restrição quanto à origem e à importância aparente das notícias coletadas. Até mesmo aquelas sem muita relevância, como uma nota publicada em um jornal do interior, relatando a abertura de um posto concorrente, não eram descartadas. Assim, acredita-se que:
            I- As ferramentas de controle da qualidade total utilizadas nos Postos Ipiranga, e acima mencionadas, levaram à uma estratégia organizacional adequada.
Porque
            II- Dessa forma, ao investir na ferramenta de monitoramento ambiental a empresa conseguiu detectar mais rapidamente os primeiros sinais de mudanças nos fatores que podem de alguma maneira influenciá-la.
Identifique, a seguir, a alternativa correta:
	
	A
	Os itens I e II são verdadeiros, sendo o I a conseqüência do II.
	
	B
	Os itens I e II são falsos, pois a estratégia do caso acima mencionado é de eficiência e eficácia organizacional apenas.
	
	C
	O item I é Falso ao passo que apenas o item II é Verdadeiro.
	
	D
	Os itens I e II são verdadeiros, sendo o II a conseqüência do I.
Questão 5/5 - Administração e Gestão: Conceitos e Aplicações
(TRE-AM-2014) Em gerenciamento de projetos existe um termo técnico, em inglês, que de maneira ampla, compreende todos os envolvidos em um processo, que pode ser de caráter temporário (como um projeto) ou duradouro (como o negócio de uma empresa ou a missão de uma organização). Esse termo técnico, em inglês, é denominado de:
	
	A
	Shareholder
	
	B
	Funcionários
	
	C
	Equipe
	
	D
	Stakeholder
 
OBS: TIREI NOTA 100

Outros materiais