Buscar

Heranças Ligada ao Sexo

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Heranças ligadas ao Sexo
	Refere-se à herança de genes localizado na porção não homóloga do cromossomo, ou seja, são regiões diferentes, que possuem genes que não são iguais no outro cromossomo sexual. Os cromossomos sexuais são homólogos pareando-se na meiose. Na maioria dos animais e muitas plantas apresentam dimorfismo sexual é caracterizado como diferenciação dos sexos pelas características físicas não sexuais, sendo marcados diferentes, conceituado pela classificação dos sexos, como machos ou fêmeas. O pareamento nas células masculinas é parcial, pois o X e o Y são de formas totalmente diferentes. Em função destas diferenças surgem tipos de Heranças relacionadas com os genes presentes nestes cromossomos. As mulheres apresentam o par sexual XX, só podem produzir óvulos contendo o cromossomo sexual X. Já os homens apresentam o par sexual XY, podendo produzir espermatozóides: contendo o cromossomo sexual X ou Y.
As ocorrências de uma herança ligada ao sexo acontecer é devido a vários fatores, destacando entre eles: onde a herança em cruzamentos onde a fêmea é recessiva; onde a herança do tipo avô-neto; onde ocorrem cruzamentos recíprocos com resultados diferentes, entre outros.
Na maioria das espécies o cromossomo Y apresenta pouquíssimos genes, já no cromossomo X possui grande quantidade de genes, envolvidos em diversas características. Por isso:Indivíduos sem cromossomo X não conseguem sobreviver, e a Ausência do cromossomo Y não afeta a sobrevivência.
Herança ligada ao cromossomo X
	É uma herança que ocorre por meio de mutação. Quando o gene mutado está no cromossomo X, pode ser classificado como uma herança recessiva, ou seja, as características irão estar presentes nos homens, porque eles possuem apenas um cromossomo X, ou seja, não possuindo nenhum gene normal para aquela característica, o que na mulheres quando ocorre alguma manifestação clínica em geral é mais leve. Também podendo ser uma herança dominante, ou seja, a mutação de um gene é suficiente para determinar a doença, em geral as mulheres são gravemente afetadas e para os homens a doença pode ser letal, pela ausência de um gene normal daquele par.
Cromossomo X contém vários genes que codificam importantes proteínas. As mulheres possuem dois cromossomos X; apresentam duas cópias dos genes localizados no cromossomo X; podem ser homozigotas ou heterozigotas em relação aos genes presentes do cromossomo X. Os homens possuem apenas um cromossomo X; apresentam apenas uma cópia dos genes presentes no cromossomo X; são hemizigotos (hemi = metade) para os genes presente nos cromossomo X.
	São exemplos dessa herança:
Hemofilia: é uma anomalia na capacidade de coagulação do sangue, regulada por um alelo recessivo ligado ao sexo. Os sintomas apresentados são caracterizados por: 
hemorragia quer por ferimento ou não; 
sangramento de natureza de fluxo lento e persistente; sangramento duradouro. Pode durar semanas e então levar a uma anemia profunda.
Verificou-se que a coagulação em tubo de ensaio poderia levar 30 minutos ou horas se o sangue fosse de um hemofílico. Com relação a este caráter são verificados os seguintes genótipos e fenótipos:
XHXH Mulher normal;
XHXh Mulher normal portadora;
XhXh Mulher hemofílica;
XHY Homem normal;
XhY Homem hemofílico.
Daltonismo: é uma anomalia caracterizada como um defeito na visão em que o indivíduo confunde cores. Consequentemente a confusão se faz geralmente entre o verde e o vermelho e daí o nome, dado em relação ao químico Dalton, que sofria desta anomalia. Este defeito é provocado por um alelo recessivo ligado ao sexo. Portadores possuem uma melhor capacidade de visão noturna.
Com relação a este caráter são verificados os seguintes genótipos e fenótipos:
XDY - homens normais		
XdY - homens daltônicos
XDXD - mulheres normais
XDXd - mulheres normais portadoras
XdXd - mulheres daltônicas 
Síndrome de Turner: é uma anomalia no desenvolvimento incompleto das características sexuais secundárias, é uma condição que afeta apenas o sexo feminino e não possui cromatina sexual, sendo que a maioria das meninas com Turner não menstrua e apenas podem ter filhos em casos raros. É identificada no momento do nascimento da criança, antes da puberdade ou até mesmo após esse período tendo uma fase adulta. O surgimento dessa síndrome pode surgir quando esta ausente o cromossomo X paterno no espermatozóide. 
São monossomicos, ou seja, em exames de seu cariótipo revelou a presença de 45 cromossomos, sendo que do par dos sexuais há apenas um X. Sendo seu cariótipo representado por 45,X. A constituição cromossômica mais freqüente é 45, X sem um segundo cromossomo sexual, X ou Y.
Suas características são: a baixa estatura, a implantação baixa da linha dos cabelos, com base na sua esterilidade é diagnosticado que os ovários não se desenvolvem e/ou degeneração dos folículos ovarianos, poucos desenvolvimentos no seu corpo (por falta de hormônios sexuais), entre outros.
Síndrome de Klinefelter: é uma anomalia que é causada por uma variação cromossômica envolvendo o cromossomo sexual. Este cromossomo sexual adicional (X), tendo características de uma condição que afeta apenas o sexo masculino, causando infertilidade nos indivíduos. Nem sempre a infertilidade é a regra. Caso se encontrem indivíduos férteis, deve ser oferecido o diagnóstico pré-natal a fim de excluir alterações cromossómicas uma vez que existe um risco acrescido da mesma. 
Todos os homens possuem um cromossomo X e um Y, mas ocasionalmente uma variação poderá resultar em um homem com um X a mais, esta síndrome é muitas vezes escrita como 47 XXY.
Esta síndrome raramente é diagnosticada no nascimento da criança, diante à ausência de sinais específicos. O diagnóstico precoce permite a intervenção antecipada, seja ela psicológica ou farmacológica. O rastreio de problemas visuais e auditivos, assim como a avaliação do desenvolvimento, devem ser realizados periodicamente. Esta anomalia genética está associada à idade materna avançada. Suas principais características são: possuem uma estatura elevada, possuem algum desenvolvimento do tecido mamário e os testículos são pequenos, entre outras.
Herança ligada ao cromossomo Y
É uma herança que se localiza no cromossomo Y, podendo ser chamado também de herança holandríca, afetando apenas os homens no qual herdam genes ligados ao cromossomo Y, possuindo poucos destes genes e transmitem as características somente para seus filhos em uma determinada linhagem. Podendo ser esses genes:
Gene SRY, ou fator determinante de testículo;
Genes relacionados com a espermatogênese;
Antígeno secundário de histocompatibilidade chamado HY.
Quanto a sua característica sexual pode ser feita através da presença de SRY que leva à masculinidade, portanto, a sua ausência leva a feminilidade. O produto desse gene atua nas primeiras etapas do desenvolvimento embrionário, podendo também esse mesmo gene ser deletado ou com função nula, resultando em um indivíduo classificado como uma mulher XY. Pode transforma a gônada indiferenciada do embrião em testículo. Não havendo produto do SRY essa gônada indiferenciada desenvolve-se em ovário.
O acontecimento é quando uma criança nasce com órgãos genitais que não são evidentemente masculinos ou femininos: caracterizados em Genitália Ambígua. Seus órgãos reprodutivos internos podem ser normais ou anormais. Na maioria das crianças com genitália ambígua é conceituado um pseudo-hermafrodita:
Possuem órgãos genitais ambíguos;
Apresentam somente tecido ovariano ou testicular e não ambos.
Existem alguns casos de esterilidade masculina que são causados por deleções de regiões do cromossomo Y, onde afetam genes relacionados à produção de espermatozóides. Essa esterilidade não é herdável, pois foi demonstrado que os pais de homens estéreis possuíam seus cromossomos Y normais, mostrando que esses eventos são mutações novas.
São exemplos dessa herança:
Criptoquirdia: é uma anomalia caracterizado pela não-descida dos testículos parao escroto, que ficam situados na cavidade abdominal. Geralmente é unilateral (apenas um dos testículos não desce para o saco escrotal), podendo ser também bilateral (os dois testículos descem para o saco escrotal). É uma anomalia rara e se não tratada seja com medicamentos ou cirurgicamente, poderá ocorrer a diminuição da fertilidade
Hipertricose Auricular: é uma anomalia caracterizada pelo aparecimento de pêlos longos e abundantes no bordo das orelhas.
Referências:
UNIFESP - http://www.unifesp.br/centros/creim/tiposheranca.html
GHENTE - http://www.ghente.org/ciencia/genetica/turner.htm
SCRIBD - http://pt.scribd.com/doc/2972828/Biologia-Aula-17-Heranca-dos-Cromossomos
GHENTE - http://www.ghente.org/ciencia/genetica/klinefelter.htm
UFV - http://www.ufv.br/dbg/labgen/hersux.html

Outros materiais