Buscar

AVALIANDO 1 TRIBUTARIO I

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.:201510863330)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	(OAB - XXVIII Exame) A União instituiu determinado tributo federal e conferiu a uma autarquia as tarefas de fiscalizá-lo e arrecadá-lo. Tendo em vista a situação narrada, assinale a opção correta.
		
	
	Em eventual discussão judicial proposta por um contribuinte do tributo, a autarquia não terá prazo em dobro para recorrer.
	 
	A capacidade tributária ativa (realizar atos de fiscalização e arrecadação) é delegável.
	
	Não é possível que a União revogue, a qualquer tempo e por ato unilateral, a atribuição que conferiu a tal autarquia.
	
	n.d.a.
	
	Trata-se de caso de delegação da competência tributária da União.
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201510515285)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	17/03/2015 13h18 - Renan Calheiros promulga a PEC do Orçamento Impositivo Texto obriga governo a pagar verba a congressistas para redutos eleitorais. União ficará obrigada a destinar emendas em limite de 1,2% da receita. Antes da promulgação, a Lei Orçamentária (que prevê receitas e despesas do governo federal) autorizava despesas decorrentes das emendas, mas não impunha a liberação dos recursos. Por isso, o governo poderia cumprir ou não gastos que não são obrigatórios. Analisando o caso, verifique as seguintes afirmações: I - Orçamento impositivo é aquele em que, uma vez consignada uma despesa no orçamento, ela deve ser necessariamente executada. A despesa, por encontra-se prevista na lei orçamentária, deve ser realizada. II ¿ No orçamento autorizativo não existe obrigatoriedade de execução das despesas consignadas no orçamento público, já que o Poder Público tem a discricionariedade para avaliar a conveniência e a oportunidade do que deve ou não ser executado. III - Mesmo após a Emenda Constitucional nº 86 de 17 de março de 2015 seria temário dizer que o orçamento brasileiro agora é impositivo. Ou seja, entendemos ser errada qualquer afirmação que generalize o orçamento brasileiro como impositivo. Em relação às afirmações,
		
	
	Somente II e III estão corretas
	
	Somente I e II estão corretas.
	
	Somente I e III estão corretas
	
	Todas estão incorretas.
	 
	Todas estão corretas
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201510590391)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	A atividade financeira do Estado compreende
		
	 
	a obtenção de receitas e a realização de despesas.
	
	apenas a obtenção de receitas originárias.
	
	apenas a obtenção de receitas, tanto originárias como derivadas.
	
	apenas a geração das despesas.
	
	a prestação de serviços públicos e a realização de obras públicas.
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201510816779)
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	Segundo disposto na Constituição Federal, compete aos Municípios instituir impostos sobre: I - A propriedade predial e territorial urbana. II - A transmissão causa mortis e doação, de quaisquer bens ou direitos. III - A propriedade de veículos automotores. Está(ão) CORRETO(S):
		
	
	Somente I E II
	 
	todos errados.
	 
	Somente III
	
	Somente I
	
	Somente II
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201509762775)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	A Lei de Responsabilidade Fiscal estabelece como requisitos essenciais da responsabilidade na gestão fiscal a instituição, previsão e efetiva arrecadação de todos os tributos da competência constitucional do ente da Federação (art. 11). Em relação a essa previsão legal, é correto afirmar que:
		
	
	o Município, ente da Federação, não pode receber transferências voluntárias se não prevê a arrecadação do imposto sobre a propriedade territorial rural.
	
	o Município, ente da Federação, não pode receber transferências voluntárias da União se se omite na arrecadação de suas taxas.
	
	o Município não pode receber transferências voluntárias se não institui taxas sobre a prestação de serviços de transporte ocorrida em seu território.
	 
	o Município não pode receber transferências voluntárias se não prevê a arrecadação do imposto sobre transmissão inter vivos de bens imóveis.
	
	a renúncia de receita é vedada na Lei de Responsabilidade Fiscal.

Outros materiais