Buscar

Aula XII - ALTERAÇÕES DO RISCO SEGURADO – AGRAVAÇÃO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Aula XII – 
ALTERAÇÕES DO RISCO SEGURADO – AGRAVAÇÃO
Agravação do Risco pelo Segurado
Código Civil 1916 – art. 1454 usque 1456 – ( Novo Código - 768 – 769 – nccb)
1454 – Abstenção do agravamento do risco por parte do segurado sob pena de perda do seguro; - por ato do segurado;
1455 – Comunicação ao segurador de incidentes que possam agravar o risco; por ato ao fato praticado por terceiro;
1456- Equidade do juiz ao aplicar a pena do art. 1454 – sem dispositivo correspondente 
A Agravação deve ser essencial;
Instalação de um depósito de inflamáveis na proximidade da casa; 
Cláusula de Apólice Padrão de seguro de incêndio:
Alterações – As alterações que sobrevierem durante a vigência desta apólice, com referência aos fatos abaixo enumerados, deverão ser, desde logo, comunicadas à Companhia e desta merecer expressa concordância:
alteração do comércio, indústria ou natureza de ocupação exercida, e bem assim, qualquer mudança ou alteração dos bens móveis, ou de prédios que os contenham.
Desocupação ou desabitação dos prédios segurados ou que contenham os bens segurados, por um período de mais de 30 dias seguidos;
Remoção dos bens segurados, no todo ou em parte, para local diverso do designado na apólice.
Alteração da firma ou transmissão a terceiros de interesse no objeto segurado.”
AGRAVAÇÃO DO RISCO NO SEGURO DE VIDA.
As apólices de seguro de vida individual do mercado brasileiro não estão padronizadas. Dependem somente de aprovação do órgão oficial competente. Ao contrário do que ocorre com as apólices de seguro de dano, não contém cláusula de exclusão ou de agravação de risco. A garantia é ampla, abrangendo o risco de morte, qualquer que seja sua causa, desde que independente da vontade do segurado. Pedro Alvim – fls. 264
Fatos que configuram transgressão da norma penal e são filiados a atos dolosos contidos no art. 1436 do Código Civil(762 nccb), estão fora da cobertura do seguro de vida. Segurado, no dizer de Vivante, que escala durante a noite casa habitada; que se rebela contra prisão; que morre ao tentar contra o pudor alheio; que é surpreendido em adultério; que morre ao procurar ou tentar o aborto, enquadram-se, como fatos, nos ilícitos supra citados.
Art. 762 NCCB 2002.
Art. 768 NCCB 2002, 769, 770
A cláusula contida no art. 1454,(768 nccb) por não ser de ordem pública, mas visar a proteção do segurador pode ser derrogada pela vontade das partes através do estabelecimento de uma cláusula de ampla proteção a vida que suportaria até a prática de esportes perigosos, como asa delta, paraglaider e corridas de automóvel. Pedro Alvim fls. 264.
Art. 799 do Código de 2002.
AGRAVAÇÃO DO RISCO POR FATO ESTRANHO AO SEGURADO.
Exemplo: Construção de uma fábrica de colchões ao lado da caso do segurado. Fato não imputável ao mesmo. Não é justo que o mesmo venha a sofrer as conseqüências de ato estranho à sua vontade.
Regrado pelo art. 1453 do CCB de 1916 (Mudança 769 §1º NCCB) – Antes O Segurador deverá suportar a agravação, salvo restrição escrita constante do contrato. Quando isto acontece, aguarda-se o vencimento da apólice para reajustar o prêmio pois não se pode rescindir unilateralmente o contrato, como era permitido às partes nas antigas apólices. ATUAL ; PODE RESCINDIR.
Art. 1455 
Art. 769 nccb – Obrigação do segurado de comunicar a agravação de risco sob pena de perda da garantia no silencio de má fé que é provado.. O segurador, em prazo legal, poderá resolver o contrato. Esta é o novo tratamento dado pela lei.
DIMINUIÇÃO DO RISCO SEGURADO.
 O Código Civil de 1916 não contém dispositivo a respeito da diminuição do risco, nem podia te-lo, em face do art. 1453 que nega ao segurador direito a prêmio maior pela agravação, durante o contrato. Se nada recebe, nada deverá pagar. Prevalecem as condições originais do contrato, qualquer que seja a alteração do risco, aumentando ou diminuindo sua probabilidade de verificação.
O Novo Código Civil aceitou as sugestões da legislação estrangeira:
Art. 770 – Não acarreta diminuição do prêmio a não ser de redução de risco considerável.

Outros materiais