Buscar

Geoprocessamento

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

No que se refere à geoprocessamento, este tem como conceito a geração, a coleta e organização de dados, ligados à qualidade destes, no âmbito de informações à respeito de informações geográficas e realização de mapas, todos estes relacionados à dados computadorizados. 
A fim do geoprocessamento ser completado, são realizadas coletas de dados, e os tipos de dados são: temáticos, cadastrais, redes, MNT e imagens. Ainda, os dados geográficos são classificados como: planialtimetricos (topografia, geodésico, fotos aéreas e satélite), cadastrais (censo, etc) e por fim, ambientais. 
Para realização, a escala é fundamental, visto que o estudo dos dados geoprocessados serão conforme estão representados na distância real, como por exemplo, estudo de áreas de ZEIS e SAVAM. Engloba também o geoprocessamento as projeções, como a cilíndrica e a cônica, para melhor estudo de áreas da Terra. Por conta disso, o sistema de coordenadas terrestres também se faz essencial, visto que o geoprocessamento também trabalha com a análise cartográfica e geração de mapas.

Outros materiais