Buscar

Perguntas referente ao Seminário de Orientações para a Aposentadoria

Prévia do material em texto

Perguntas referente ao Seminário de Orientações para a Aposentadoria 
1. Fatores determinantes para a aposentadoria são: idade, contribuição e tempo de serviço. Pensando nesses aspectos, sabemos que existem pessoas sem condições de contribuir e não possuem serviço, caso de agricultores, mas essas pessoas acabam tendo direito a aposentadoria. Qual o nome do termo que garante esse direito? 
A- Pobreza
B- Miserabilidade
C- Baixa renda
D- Classe baixa
Gabarito: letra B
2. A aposentadoria por tempo de serviço em caso de mulheres são 30 anos e homens 35 anos, mas sabemos que existe a aposentadoria especial, onde foi estipulado por lei em 15, 20 e 25 anos conforme a agressividade do agente a que o trabalhador esteve exposto durante sua vida laboral. Nesse caso, que tipo de trabalho tem direito a aposentadoria em 15 anos?
A- 15 (quinze) anos para trabalhadores com exposição ao agente químico asbestos (ambiente) e para trabalhos e mineração subterrâneas, mas afastados das frentes de produção com exposição a associação de agentes físicos, químicos ou biológicos.
B- 15 (quinze) anos para os demais casos de exposição a agentes nocivos.
C- 15 (quinze) anos para trabalhos em mineração subterrânea, em frente de produção com exposição a associação de agentes físicos ou biológicos.
D- 15 (quinze) anos para trabalhos em obras de alto risco, construção de prédios e grandes edifícios.
Gabarito: letra C
3. O primeiro passo do trabalhador ao atingir os requisitos para a aposentadoria é conferir o art.142 da Lei 8213/91. Segundo essa lei as regras são:
I. É necessário atingir dois requisitos: homens, 60 anos e mulheres 65 anos com mais de 15 anos de contribuição.
II. 180 meses de contribuição para ambos os sexos, independente de idade.
III. Apenas a idade é suficiente para se aposentar, sendo mulher 60 anos e homem 65 anos. 
IV. Os dois requisitos são obrigatórios e caso a contribuição esteja atrasada não é possível regularizar.
Estão corretas as alternativas:
a) I apenas.
b) IV apenas
c) II e III estão corretas.
d) Nenhuma das alternativas. 
 
Gabarito: II e III estão corretas – alternativa correta letra C
 4. O que é aposentadoria especial e porque ela difere dos outros tipos de aposentadoria? Explique e exemplifique.
R: É considerada especial porque dar direito ao trabalhador se aposentar com menos tempo de serviço, pois é uma forma de reparar financeiramente aquela pessoa que esteve sujeita a condições inadequadas de trabalho.
Ex.: Policial civil – Homem: 30 anos de contribuição, 20 anos exercidos em cargo de natureza estritamente policial; Mulher: após 25 anos de contribuição, 15 exercidos em cargo de natureza estritamente policial. 
5. Qual o papel do Psicólogo diante da preparação para a aposentadoria do trabalhador?
 
R: Dentro das organizações o Psicólogo atua na melhoria da qualidade de vida dos trabalhadores, sendo assim, no processo da aposentadoria leva-os a ressignificar a importância desse momento como um repouso merecido ao invés de ser uma situação ameaçadora e, dentro desse contexto, buscar o equilíbrio psicológico através dos modos de enfrentamento, considerando os fatores sociais, econômicos e culturais do trabalhador.

Continue navegando