Buscar

Atividades Praticas ciências do Ambiente e Sustentabilidade

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Atividades Praticas – Ciências do Ambiente e Sustentabilidade
1/15 - (UFABC-SP) Bioma pobre, caatinga já perdeu 59% de sua área. O jornal Folha de S.Paulo divulgou, em 05 de junho de 2008, que 59% do bioma, tão exaltado por Euclides da Cunha e outros escritores, já está alterado. Esse resultado é diferente das últimas estimativas, que apontavam uma alteração de 30%, aproximadamente. Muitos estudos sobre esse ecossistema apontam para o mesmo caminho: a biodiversidade dessa região é elevada e segundo Washington Rocha da UEFS (Universidade Estadual de Feira de Santana) a cana-de-açúcar e a desertificação (que poderá ser potencializada pelas mudanças climáticas globais) são as duas maiores ameaças para a caatinga atualmente.
De acordo com o texto, pode-se afirmar que:
B) A caatinga apresenta muitos seres vivos de espécies diferentes.
2/15 - Apesar do Brasil apresentar um extenso potencial energético, passamos por uma crise energética no país. Analise as afirmativas abaixo que apresentam algumas soluções para combater a crise energética:
I - Smart grids ou redes inteligentes,são uma nova arquitetura de distribuição de energia elétrica.
II - A substituição de energia elétrica por gás natural nos maquinários industriais é uma das alternativas para combater a crise energética.
B) Alternativas I e II apenas.
3/15 – (UFMG) Observe esta sequência de ambientes numerados de I a IV: Considerando-se as características desses ambientes, é CORRETO afirmar que o parâmetro que aumenta na sequência indicada é a 
B) Diversidade de nichos ecológicos. 
4/15 – O que significa RIMA?
B) RIMA = Relatório de Impacto Ambiental
5/15 - (UERJ) Sabese que cerca de 10% da energia e da matéria disponíveis em organismos pertencentes a um determinado nível trófico são transferidos para os seres que ocupam o nível trófico imediatamente superior.
Admita que uma área eficientemente cultivada produza cereais em quantidade suficiente para alimentar cem pessoas durante um ano.
O número de pessoas alimentadas pela carne de todo o gado que pudesse ser criado nessa área, também em condições ideais e no mesmo período, seria aproximadamente de:
B) 101
6/15 - (FCC2012 / TCEAP) A poluição sonora, seja ambiental ou a ocupacional, é uma forma de poluição bastante disseminada nas sociedades industrializadas e é causa de perdas auditivas em adultos e crianças. Acarreta também comprometimentos não auditivos que afetam a saúde física geral e emocional dos indivíduos. Os limites aceitáveis de ruído considerados nas normas ABNT no 10.151 variam entre 40 e 65 dB, conforme localização e horário.
Os limites de tolerância do ouvido humano para ruído variam de acordo com a intensidade e o tempo de exposição, sendo que esta começa a ser lesiva a partir de 85 dB. A PAIR 
Perda Auditiva Induzida por Ruído é uma patologia progressiva, diretamente relacionada com a exposição ao ruído e de caráter permanente. Portanto, a forma mais eficaz para se proteger desta doença seria a prevenção.
Considere as afirmativas abaixo, sobre uma seleção correta de ações de Monitoramento Ambiental, como parte integrante de um programa de conservação auditiva em áreas urbanas.
Ações a serem implantadas: redução do ruído ambiental com aumento da fiscalização, redução da dose de exposição e utilização de equipamento de proteção individual.
Ações a serem implantadas: medidas administrativas, legislativas, educativas e de informação, além de avaliação do processo.
Ações a serem implantadas: avaliação ambiental do ruído áudiodosimetria do ruído com alarme a partir de 85 dB e audiometria (avaliação da audição de pessoas) em amostras da população sob influência do ruído.
Está correto, em termos de ações de Monitoramento Ambiental, o que se afirma SOMENTE em:
C) III, como parte integrante do problema é necessário fazer aúdiometria e avaliação do ruído.
7/15 - SÃO PAULO, 19 Set 2013 (Reuters) As hidrelétricas responderam por 77,43 por cento do total de energia produzida no país em julho, mês em que o governo decidiu desligar 34 térmicas, representando um aumento de 4,7 por cento em relação a junho.
Já a geração termelétrica em julho foi de 12.641 megawatts (MW) médios, uma queda de 12,1 por cento em relação a junho, quando essas usinas geraram 14.381 MW médios, informou a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) no informativo Infomercado de setembro.
O governo decidiu desligar 34 usinas a óleo e diesel em julho, alegando que as chuvas ajudaram a encher os reservatórios das hidrelétricas com exceção do Nordeste \u2013 e que o desligamento das usinas faria o sistema elétrico economizar cerca de 1,4 bilhão de reais mensais.
Em agosto, após blecaute que atingiu o Nordeste, o governo religou cerca de 1.000 megawatts de térmicas.
O país passa agora pelo período seco, quando costuma ocorrer redução dos reservatórios das hidrelétricas que deve ser recomposto com o começo do período chuvoso a partir de novembro.
O nível dos reservatórios do Nordeste está em 33,28 por cento, segundo dados do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), atualizados na véspera, ante o nível de 46,52 por cento em junho antes do desligamento da maior parte de térmicas.
No Sudeste/CentroOeste, o nível passou de 63,75 por cento em junho para 50,9 por cento atualmente. No Sul, subiu de 80,83 por cento para 82,6 por cento. Já no Norte, o nível das represas caiu de 93,55 por cento em junho para 60,7 por cento.
Em julho, após a decisão de desligar as 34 térmicas e antes da notícia de religamento de 1.000 MW no Nordeste, o diretorgeral do ONS, Hermes Chipp, estimou que durante o período seco o uso dos reservatórios das hidrelétricas resultaria em uma depreciação de 8 por cento até novembro. Agência Reuters
Assinale a alternativa correta.
C) As usinas hidrelétricas continuam a ser uma opção energética viável economicamente. A opção por essa fonte de energia foi acentuada no país a partir do governo Geisel, em um contexto de uma crise energética mundial.
8/15 - Com relação ao meio ambiente, pode- se afirmar:
B) I, II e III apenas
As mudanças do meio ambiente são provocadas pelo clima, pelos seres vivos e pelas próprias atividades humanas, os quais são influenciadas por essas modificações, gerando novas alterações. Essa é a essência da evolução, não sendo essencial degradar o meio ambiente. 
9/15 - Analise as alternativas abaixo:
I - O petróleo e seus derivados representam a maior fonte de energia na Matriz Energética Brasileira.
II - A importância da energia de Biomassa no Brasil é aproximadamente 3 vezes maior que a média mundial.
III - A representatividade da energia hidrelétrica na matriz energética brasileira é equivalente ao Gás natural e Urânio juntos.
Dessas afirmativas está(ão) correta(s):
I e II apenas
10/15 - Marque a alternativa que indica as principais fontes ou tipos de energias renováveis.
D) Eólica, hidroelétrica, solar e biomassa
11/15 - Analise o mapa e as frases sobre o sistema elétrico. 
Fonte: Théry & Mello, Atlas do Brasil, 2005.
I)No Brasil, apesar de a maior parte da produção de energia elétrica ser originária de hidrelétricas, cerca de metade de seu território utiliza, predominantemente, energia produzida por termelétricas.
II)O Brasil apresenta vastas áreas ainda não interligadas ao sistema elétrico, pois a tecnologia para se transportar enérgia entre grandes distâncias é ainda pouco conhecida no país.
III) O aproveitamento hidrelétrico está próximo de seu limite nas principais regiões consumidoras do Brasil, o que fez aumentar, a cada ano da última década, a geração de energia elétrica por fontes alternativas, como a nuclear e a de carvão.
Está correto o que se afirma em:
 I, apenas.
12/15 - (UFSCar2006) Nas zonas urbanas das grandes cidades, cada habitante produz cerca de 1kg de lixo diariamente. A maior parte desse material acaba sendo depositada em lixões ou aterros sanitários. Sobre esses dois métodos de destinação do lixo, podese dizer que:D) Os aterros, assim como os lixões, produzem gás metano e chorume, mas nos aterros há controle sobre a produção e drenagem desses produtos, de modo a não contaminar o solo e a atmosfera.
13/15 - As usinas de energia solar responderão por 2,5% das necessidades globais de eletricidade até 2025 e 16% em 2040, diz o relatório da associação européia do setor e do Greenpeace. Hoje, elas representam 0,05% da matriz energética. A taxa de expansão anual do setor tem sido de 35%.\u201d Jornal O Estado de S. Paulo, 07/09/2006
Assinale a alternativa que melhor explique esse enunciado:
C) O desenvolvimento da geração de energia elétrica a partir da solar ainda é incipiente no Brasil, pois envolve um processo caro e complexo se comparado à hidroeletricidade, relativamente barata e abundante.
14/15 - As equipes que fazem parte da elaboração da Avaliação de Impactos Ambientais são:
D) Multidisciplinares
15/15 - (ENEM2007) Quanto mais desenvolvida é uma nação, mais lixo cada um de seus habitantes produz. Além de o progresso elevar o volume de lixo, ele também modifica a qualidade do material despejado. Quando a sociedade progride, ela troca a televisão, o computador, compra mais brinquedos e aparelhos eletrônicos. Calculase que 700 milhões de aparelhos celulares já foram jogados fora em todo o mundo. O novo lixo contém mais mercúrio, chumbo, alumínio e bário. Abandonado nos lixões, esse material se deteriora e vaza. As substâncias liberadas infiltramse no solo e podem chegar aos lençóis freáticos ou a rios próximos, espalhandose pela água. Anuário Gestão Ambiental 2007, p. 478 (com adaptações).
A respeito da produção de lixo e de sua relação com o ambiente, é correto afirmar que:
D) O desenvolvimento sustentável requer controle e monitoramento dos efeitos do lixo sobre espécies existentes em cursos d` água, solo e vegetação.
para que possamos pensar em desenvolvimento sustentável é necessário controlar e
monitorar os efeitos do lixo.
Protocolo: 201803067659518B4B90
Nota: 100
.

Outros materiais