Buscar

AV1 - Ética na Saúde

Prévia do material em texto

Avaliação: SDE0083_AV1_201407036131 » ÉTICA NA SAÚDE
	Tipo de Avaliação: AV1 
	
	Professor:
	BEATRIZ ACAMPORA E SILVA DE OLIVEIRA
	Turma: 9020/GE
	Nota da Prova: 4,5 de 8,0  Nota do Trab.: 0    Nota de Partic.: 2  Data: 03/10/2015 15:28:34 
	�
	 1a Questão (Ref.: 201407663103)
	Pontos: 0,0  / 0,5 
	A palavra ética tem origem no grego éthos, que signifca ¿caráter¿. Trata-se da parte da flosofa que estuda a moralidade das ações humanas. Marque a opção que indica os três elementos essenciais os quais deverão ser ponderados, para que uma conduta possa ser considerada ética. Marque a opção correta.
	
	
	Intenção, interesse pessoal e circunstâncias
	
	Ação, coerção e circunstâncias
	
	Ação, intenção e circunstâncias
	
	Um conjunto de regras consideradas válidas para uma maioria absoluta, que valem-se dela para impor conduta ética aos demais cidadãos.
	
	Ação, interesse organizacional e circunstâncias. 
	
	�
	 2a Questão (Ref.: 201407125733)
	Pontos: 0,0  / 0,5 
	A reflexão ética autônoma no mundo grego aparece apenas com Sócrates que, combatendo os sofistas, acreditou na: 
	
	
	verdade imutável
	
	estabilidade das leis
	
	ciência da morte
	
	complexidade fixada
	
	Força da natureza
	
	�
	 3a Questão (Ref.: 201407272569)
	Pontos: 0,0  / 0,5 
	Por uma abordagem mais geral, podemos afirmar que o princípio fundamental da Bioética é:
	
	
	Aprofundar os aspectos tecnológicos e científicos dos debates na área de saúde que devem ser considerados para a segurança de pesquisadores e pesquisados.
	
	Especificar as normas de conduta ética para os profissionais que atuam na área de saúde.
	
	Discutir as questões relativas à vida e à saúde de forma a dar a estas uma perspectiva mais humanista e não estritamente tecnicistas.
	
	Apresentar à sociedade os problemas e condutas que possam representar perigo ou risco para as comunidades.
	
	Debater as questões relativas à vida e à saúde de modo a promover o máximo de aprofundamento técnico e científico destes saberes.
	
	�
	 4a Questão (Ref.: 201407090280)
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	Patrícia vem sentindo fortes dores de cabeça e tonturas. Não consegue mais dirigir e precisa da ajuda do marido para se locomover. Ela foi ao médico e este lhe solicitou um exame de ressonância magnética e uma tomografia computadorizada, mas patrícia não possui plano de saúde. Então recorreu ao serviço público de saúde. Como ela mora no interior, sua cidade só tem um hospital e este não possui aparelhos que façam tais exames. Ela foi para a capital com eu marido. Chegando ao hospital da cidade, recebeu a notícia que não poderia fazer os exames porque os aparelhos estavam quebrados. Como estes exames são muito caros nas clínicas particulares, Patrícia não pode fazer os exames. O tempo está passando e ela se sente cada vez pior. Dentro das definições éticas, os remédios, tratamentos e operações que não podem ser obtidos sem gasto excessivo, dor ou inconveniente ou que, se usados, não ofereceriam uma razoável esperança em beneficiar alguém são representativos dos: 
	
	
	meios publicitários
	
	meios extraordinários 
	
	meios de comunicação de massa
	
	meios ordinários 
	
	meios políticos
	
	�
	 5a Questão (Ref.: 201407213092)
	Pontos: 0,0  / 1,0 
	Em uma aula de bioética, o professor falou sobre o Julgamento de Nuremberg. Ana, aluna da classe, não entendeu muito bem e questionou sobre o assunto. O professor explicou que o Julgamento dizia respeito a um(a):
	
	
	Comitê de Justiça para organizar os papéis distribuídos na Guerra sobre a ética e a bioética
	
	Comissão de Direitos Humanos para avaliar os tratados escritos no pós guerra.
	
	Comitê de Contas para avaliar os gastos com a Segunda Guerra Mundial.
	
	Tribunal militar internacional que efetuou os julgamentos dos primeiros criminosos de guerra nazistas.
	
	Tribunal de Avaliação Psicológica para avaliar psicologicamente os tenentes de Guerra.
	
	�
	 6a Questão (Ref.: 201407090287)
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	Em consequência dos abusos criminosos promovidos por experimentações nazistas no decorrer da segunda grande guerra e do subsequente julgamento de Nuremberg, foi elaborado em 1947, o Código de Nuremberg. Objetivando eliminar futuros episódios semelhantes aos praticados pelos nazistas, o código de Nuremberg surge como um importante marco na história da ética envolvida em pesquisas médicas. Em síntese, ele determinava que deveria haver consentimento prévio e voluntário de todos os sujeitos envolvidos em pesquisas e para garantir que não haveria indução à participação, os sujeitos deveriam receber informações sobre riscos, objetivos e procedimentos experimentais. Determinava também que:
	
	
	toda pesquisa deveria apresentar a possibilidade de resultados não alcançáveis por outros procedimentos não invasivos e exigia a realização de experimentos anteriores em animais.
	
	toda pesquisa deveria apresentar a impossibilidade de resultados não alcançáveis por outros procedimentos não invasivos e exigia a realização de experimentos sempre posteriores em animais.
	
	a realização de toda pesquisa com experimentos em animais deveriam ser feitas com leões.
	
	nenhuma pesquisa deveria apresentar a possibilidade de resultados não alcançáveis por outros procedimentos não invasivos e não exigia a realização de experimentos anteriores em animais.
	
	toda pesquisa deveria apresentar somente a possibilidade de resultados alcançáveis por outros procedimentos não invasivos e refutava a realização de experimentos anteriores em animais.
	
	�
	 7a Questão (Ref.: 201407267103)
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	Os direitos que estão associados ao direito à vida, à formação dos direitos de personalidade, à integridade física e ao direito ao corpo, em particular, à liberdade de consciência e ao poder de dispor do próprio corpo, denominam-se:
	
	
	Direitos fundamentais
	
	Direitos exclusivos
	
	Direitos filiados
	
	Direitos estratégicos
	
	Direitos integrais
	
	�
	 8a Questão (Ref.: 201407213104)
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	Os xenotransplantes, por enquanto, são apenas uma possibilidade teórica. Muitos estudos vêm sendo realizados no sentido de transplantar órgãos e tecidos entre espécies distintas. Os defensores desta técnica ressaltam os argumentos de que esta possibilidade diminuiria muito o tempo de espera por órgãos e muitas vidas poderiam ser salvas. A principal delas se refere às rejeições e à possibilidade de transmissão de vírus não humanos para os receptores. Isso significa que:
	
	
	Os xenotransplantes ainda não são aprovados no Brasil.
	
	Os xenotransplantes já são aprovados no Brasil.
	
	Os xenotransplantes são aprovados no Brasil apenas para pessoas com câncer.
	
	Os xenotransplantes são aprovados no Brasil apenas para casos muito graves.
	
	Os xenotransplantes são aprovados no Brasil apenas para pessoas com mais de 35 anos.
	
	�
	 9a Questão (Ref.: 201407619696)
	Pontos: 0,0  / 1,0 
	Quanto às alternativas de manipulação genética e também nos aspectos relacionados à fertilização e reprodução humana, elas trazem questões éticas conforme abaixo, exceto:
	
	
	Estas tecnologias vêm associadas a novos instrumentos de diagnóstico e tratamento e, por isso, implicam em princípios de justiça e alocação de recursos na área de saúde que, normalmente são escassos e caros
	
	Pessoas podem começar a procurar aprimorar uma raça.
	
	Uma coisa é o avanço tecnológico, mas outra coisa é o uso que se faz dele.
	
	Os processos de manipulação genética e reprodução assistida são muito arriscados pois muitas nações apresentam boa parte de sua população com baixa educação.
	
	Essas tecnologias implicam em novos modos de organização da família.�
	 10a Questão (Ref.: 201407727208)
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	No que diz respeito ao Aborto o Brasil autoriza legalmente o mesmo em casos de: I ¿ Estupro II ¿ Risco de vida materno III ¿ Qualquer gravidez indesejada Está correto apenas o que se afirma em: 
	
	
	III
	
	II e III
	
	I e III
	
	I, II e III
	
	I e II

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes