Buscar

O SERVIÇO SOCIAL NO BRASIL E SUA EVOLUÇÃO[1]

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

O SERVIÇO SOCIAL NO BRASIL E SUA EVOLUÇÃO!!
O principal conceito de questão social é o conjunto das expressões das desigualdades da sociedade.
A questão social é muitas vezes vista como um objeto do serviço social. O conceito de questão social está relacionado com o sistema capitalista de produção, ou seja, a forma como a riqueza em uma sociedade é produzida e repartida. Assim, o capitalismo dá origem a muitas desigualdades sociais, uma área vital de intervenção do Serviço Social.
O Serviço Social é uma profissão que possui um curto, mas belo processo histórico. Seus fundamentos e estrutura vêm desde o fim do século XIX. Sua referência vem da década de 30. No final do século XIX quando se consolidava o processo de industrialização. Conhecido como Revolução Industrial. Aparecia ai o Serviço Social.
Na década de 30 quando o rio de janeiro ainda era o distrito federal, a população era numerosa. Grande parte em conseqüência, principalmente do êxodo rural. Que obrigava as pessoas a se mudarem para a cidade devido à desestruturação da agricultura, causando assim a falta de empregos no campo.
O capitalismo se consolidou facilmente com a tal ‘revolução industrial’.
Deixando de lado seu aspecto concorrencial para adquirir seu estágio monopolista, gerando, desta forma, significativos impactos na estrutura societária, ainda no final do século. 
A crescente migração era naquele momento inevitável, devido acelerada industrialização que precisava de mão de obra excedente na cidade. 
A falta de empregos no campo, e a procura por mão de obra na cidade se caracterizaram um panorama que resultou na numerosa migração para o distrito federal. Surgiram nesse cenário grandes questões sociais, e as bases que estruturavam o serviço social, que antes há muito tempo estavam apenas a serviço da burguesia. Recebendo grande influência social criada pela igreja católica
No mesmo período de 1930, a economia brasileira passava por uma grande transição econômica, de agrário-esportadora para industrial. Ocorrendo assim a construção de empresas que precisam de mão de obra e investimentos altíssimos em infra-estrutura, tais como: abertura de novas estradas, suprimento e abastecimento de energia elétrica.
O êxodo rural constituiu-se no fator que viabilizou o atendimento desta oferta por mão de obra, que embora abundante, necessitava ser disciplinada para o trabalho. Visando atingir esse objetivo disciplinador, o Estado lançou mão de estratégias tanto institucionais, quanto ideológicos, sendo o Serviço Social e o Assistente Social agente de suma importância nesse processo.
O Serviço Social como conhecemos na atualidade teve origem no final do século XIX, no amplo movimento social que a Igreja Católica desenvolve com o objetivo de recristianizar a sociedade. 
Quando se intensificou a passagem do capitalismo concorrencial para o seu estágio monopolista. Esse processo, segundo informa Paulo Neto (2001), foi caracterizado por significativos impactos na estrutura societária, decorrentes do recrudescimento das contradições surgidas nesse sistema
Com o grande crescimento da industrialização e da população ou então a necessidade da burguesia controlar a classe trabalhadora. Aceitando algumas reivindicações, tais como: moradia, alimentação, saúde, através de uma legislação social e salaria ampliavam as bases do reconhecimento da cidadania social.
 O que ampliava principalmente o interesse do Estado e das classes dominantes de atrelar as classes subalternas ao Estado, facilitando sua manipulação e dominação.
Ainda Na década de 30 foi lançado o filme Modern Times (Tempos Modernos) de Charles Chaplin – 1936 com Licença da: Creative Commons. Filme esse que começou a ser escrito por volta de 1032 e terminado em 1934. Para as cenas foram criados, nos seus estúdios, vários cenários, como a fábrica, o porto e o bairro operário.
A estréia foi no Rivoli Theatre, em Nova York. O filme foi considerado comunista, e recebido friamente na América. Além disso, foi proibido em alguns países da Europa, como Itália e Alemanha. Um marco na história do cinema já que esse foi o primeiro filme com sistema total sonoro, onde o vagabundo permanece mudo, mas as vozes podem ser ouvidas nas cenas em que o chefe da fábrica dá as ordens e na cena de canto, com o próprio Chaplin. Chaplin atua e Dirige o filme.
O filme retrata a vida urbana naquela época nos Estados Unidos. Tudo isso após, a crise de 1929, quando a depressão atingiu toda a sociedade americana. Trazendo pobreza e fome a maior parte da população. "The Mass" (As massas).
Focado em mostrar como era a vida na sociedade industrial caracterizada pela produção, e tendo por base a linha de montagem. Criticando a alienação do Operário, a modernidade, e o capitalismo crescente, que manipulava o trabalhador pelo poder do capital.
A figura central do filme Carlitos, trabalha em uma industrial. Principal meio de distribuição de empregos naquela época. Ele após ter um surto psicótico é internado em uma clinica psiquiatra como louco.
Quando liberado da clinica é preso por engano ao passar por um movimento comunista, e considerado líder pelos policiais. Na prisão era tratado como herói. Ganhando assim vários benefícios ex: sela separada.
Quando liberado da prisão queria voltar por perceber que lá dentro a vida era melhor do que fora. Conheceu uma jovem que perdeu seus pais em conflitos com a policia e civis. Se apaixonam e juntos lutam pra sobreviver a crise.
O filme trata das desigualdades entre a vida dos pobres e das camadas mais ricas, além de mostrar também que a mesma sociedade capitalista que explora os trabalhadores, alimenta todo conforto e diversão da burguesia. Cenas como a que Carlitos e a jovem órfã conversam no jardim de uma casa, ou aquela em que Carlitos e a mesma jovem encontram-se numa loja de departamentos, ilustram bem essas questões. A alienação do operário é outra crítica muito enfatizada dentro do filme, o exemplo seria nas cenas em que Carlitos faz o movimento repetitivo de apertar o equipamento, mesmo não estando em serviço, além da representação de grandes máquinas na fábrica, ou seja, mostrando uma maior importância e magnitude das máquinas contra o trabalhador. 
Logo no início do filme, um rebanho de ovelhas é mostrado indo para um matadouro e logo após mostra os trabalhadores indo para uma indústria, assim fazendo uma alusão, simbolizando o contingente de operários que são totalmente submissos a seu emprego na fábrica, tendo que dar o máximo de si para a produção da indústria, e assim, como já citei, gerando o lucro para o capital. O relógio que aparece no filme e a rapidez em que a industria é movida representa também a maior necessidade do mercado que cresce cada vez mais com esse ritmo, além da idéia de otimização do tempo, ou seja, produzir mais em menos tempo. 
A cena de Carlitos entrando dentro da máquina é uma das cenas mais clássicas do filme (na imagem acima), essa passagem representa o operário como mera peça do sistema e pode a qualquer momento ser sugado pela máquina psicologicamente. O consumismo é um tema abordado também por Chaplin na sua obra, ele demonstra na cena da loja a vontade e necessidade de consumo por parte de Carlitos e da jovem dos produtos que o mercado oferece cada vez mais. 
A crescente urbanização também é mostrada em Tempos Modernos logo após a cena em que Carlitos sai da clínica, onde acabava de ser aconselhado pelo médico a ficar calmo e não se estressar, sendo essa passagem uma ironia crítica, já que no estado em que se encontrava a cidade, com a industrialização, era impossível ficar do jeito que o médico queria. Como já citei, a fome e a violência estão totalmente dentro do contexto do filme, sendo mais uma crítica, usando a família da jovem e o assassinato do pai como as cenas ligadas a esse problema, além do assalto de bandidos que estavam com fome na loja em que Carlitos estava trabalhando. Junto com a jovem, Carlitos demonstra uma grande vontade de ter uma vida digna, uma casa, um emprego. Esse sonho os personagens levamcom eles até o final do filme, indicando o positivismo por parte deles. 
Juntamente com O Garoto e O Grande Ditador, Tempos Modernos está entre os filmes mais conhecidos do ator e diretor Charles Chaplin, sendo considerado um
Questão Social no Brasil
A desigualdade social no Brasil origina vários problemas como o desemprego, sequestros, violência, problemas que causam desequilíbrios no clima político e social brasileiro.
Muitas pessoas encaram a questão social como uma responsabilidade exclusiva do governo. Contudo, os problemas que surgem na sociedade são muitas vezes fruto de carências materiais e intelectuais, ou seja, da pobreza. Sendo que a pobreza é vista como uma causa individual, deve por isso ser da responsabilidade de cada um.
O grande desafio é que alguns problemas como desigualdades sociais e injustiças são muitas vezes tolerados e ignorados porque não representam uma ameaça direta ao poder político. Por outro lado, os homicídios e sequestros, por representarem ameaças ao poder, recebem uma intervenção por parte do governo. É por esse motivo que a questão social representa uma área que precisa evoluir bastante no Brasil.
Em meados da década de 30, do século XX, quando o Serviço Social surgiu no Brasil, registrava-se no País uma intensificação do processo de industrialização e um impulso significativo rumo ao desenvolvimento econômico, social, político e cultural (Pereira, 1999). Essas mudanças no contexto sociopolítico e econômico brasileiro iniciaram com a Revolução de 1930, considerada um evento marcante da história contemporânea brasileira.
Na realidade, a referida revolução pode ser considerada como um ponto divisório entre dois períodos distintos da história da sociedade brasileira: a época de vigência do sistema agrário-comercial, amplamente vinculado ao capitalismo internacional, e a do sistema urbano-industrial, voltado para o mercado interno, que emergia paulatinamente, encontrando bases cada vez mais sólidas de expansão.
Antes de 1930, um parque industrial ainda incipiente não permitira a concentração do proletariado,mas a questão social já se fazia perceber localizadamente. As condições de trabalho eram precárias e o estado de tensão era permanente por falta de uma legislação trabalhista. 
A partir de 1930, o Brasil entrou num período de maior desenvolvimento econômico, que se refletiu no aumento da renda per capita, dos salários reais e do consumo. Simultaneamente registrou-se um incremento da taxa de crescimento da população e de urbanização. A concentração da população nas áreas urbanas trouxe consigo problemas de assistência, educação, habitação, saneamento básico, de infra-estrutura e tantos outros. Na medida em que a industrialização avançava, crescia a concentração da renda, ampliando-se as desigualdades sociais, aumentando as tensões nas relações de trabalho e agravando-se a questão social.

Outros materiais