Buscar

prova final topicos especiais

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1.Descreva 2 tipos de democracia que podem ser representadas.
Numa democracia direta, o cidadão vota e expressa sua opinião sem intermediários. No entanto, trata-se de um modelo aplicável apenas a populações e territórios pequenos. A democracia indireta estabelece que a população utilize do voto para a escolha dos representantes políticos mais adequados aos seus interesses. Desse modo, os cidadãos teriam os seus direitos assegurados por vereadores e deputados que se comprometeriam a atender os anseios de seus eleitores.
2.Com relação a evolução cientifica, disserte como a ciência consegue explicar os fatos do dia - a – dia, e cite dois benefícios que essa evolução trouxe para a humanidade.
A ciência explica os fatos do nosso dia-a-dia, através da linguagem própria, conhecimento, e articulação entre procedimentos metodológicos e fundamentos epistemológicos.
3.Descreva como o Estado deveria se comportar perante seu papel.
O Estado deveria se comportar perante seu papel ao mobilizar organizações que atuam nas áreas da saúde, educação, assistência social, planejamento urbano e, naturalmente, da segurança. Muitos poderiam argumentar que o que se propõe é, na verdade, quase um modelo do "bom governo". Um Estado que conseguisse simultaneamente responder às demandas sociais nesses diversos setores estaria respondendo às atribuições que lhe cabem minimamente. 
4.Disserte sobre a economia do Brasil diante do avanço da globalização.
5.Cite 4 fases do processo da política e explique cada uma delas.
As etapas ou fases do processo da política distinguem-se de acordo com o entendimento de cada autor, mas comumente podem se classificar como: 
• Identificação do problema: é a primeira etapa e consiste na identificação, ou levantamento do problema a ser considerado como foco da política pública. 
• Agenda: é a etapa em que se definem os focos de atuação do governo. É o conjunto de problemas e demandas que comporão o plano de ação. A formação da Agenda de Governo consiste numa fase tumultuada e competitiva, com os envolvidos dedicados na conquista de espaço para os interesses que defendem. 
• Tomada de decisão: adoção da política, em consenso (de comum acordo), as partes decidem sobre os diversos aspectos, ou focos, que a política abrangerá. • Implementação: é a etapa em que as decisões deixam de ser intenções e passam a ser intervenções na realidade.
6.Cite 3 dimensões da cidadania e explique – as.
Os direitos civis são os direitos fundamentais à vida, à liberdade, à propriedade privada e à igualdade perante a lei. É o direito de ir e vir e de liberdade de expressão e pensamento. 
Os direitos políticos garantem a participação do cidadão no governo. É o direito de eleger e de ser eleito. Realizar manifestações políticas e mesmo fundar partidos políticos.
Os direitos sociais são mais passíveis de interpretação. Eles incluem o direito à educação, à saúde e a um salário justo.
7. Disserte como a tecnocracia define e ordena essa evolução.
A tecnocracia define e ordena essa evolução apresentando um modelo de progresso linear como: ciência- tecnologia- economia= sociedade.

Outros materiais