Buscar

Novo(a) Documento do Microsoft Word

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - Sociolinguística
Leia a seguinte citação:
Conforme Weinreich, Labov e Herzog, “a coexistência de variantes, de um ponto de vista sincrônico, pode indicar uma variação estável, uma mudança de longa duração, ou ainda um processo de mudança linguística em progresso, isto é, aquela que pode ser observada no curso de uma ou duas”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SGARBI, Nara Maria Fiel de Quevedo. Variabilidade linguística e gramática funcional: Inter-relação possível ou necessária? <http://www.unigran.br/interletras/ed_anteriores/n2/inter_estudos/variabilidade.html>. Acesso em 07 nov. 2017.
Tendo em vista os conteúdos do livro-base A Sociolinguística e a língua materna sobre as mudanças linguísticas, é correto afirmar que os estudos sincrônicos da língua se referem aos:
Nota: 20.0
	
	A
	Estudos em tempo aparente.
Você acertou!
Os estudos sincrônicos referem-se aos estudos em tempo aparente. A partir de tais estudos é possível identificar uma mudança que está ocorrendo ou que poderá acontecer na língua (livro-base, p. 157).
	
	B
	Estudos não relacionados com o tempo.
	
	C
	Estudos em tempo real de curta ou longa duração.
	
	D
	Estudos que priorizam as análises qualitativas das regras das gramáticas normativas.
	
	E
	Estudos da linguística histórica que priorizam a prescrição da língua escrita.
 
Questão 2/5 - Sociolinguística
Leia o seguinte extrato de texto:
“A variação social agrupa alguns fatores de diversidade: o nível socioeconômico, o grau de educação, a idade e o gênero do indivíduo. O uso de certas variantes pode indicar qual o nível socioeconômico de uma pessoa, e há a possibilidade de que alguém, oriundo de um grupo menos favorecido, venha a atingir o padrão de maior prestígio”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: LOPES, D. et al. A variação linguística no filme Cidade de Deus. <http://www2.ifrn.edu.br/ocs/index.php/congic/ix/paper/viewFile/782/51>. Acesso em 06 fev. 2017.
De acordo com o livro os conteúdos do livro-base A Sociolinguística e a língua materna sobre variantes/variações de uma língua, é correto afirmar que:
Nota: 0.0
	
	A
	A variação só ocorre com as línguas neolatinas por causa da existência do latim vulgar.
	
	B
	A variante corresponde a diversas realizações para uma mesma ideia.
A variante corresponde a diversas realizações para uma mesma ideia, ou seja, são todas as possibilidades para se falar a mesma coisa sem que haja uma alteração de sentido (livro-base, p. 77).
	
	C
	Para conhecer as variantes de um dado sistema linguístico, basta fazer uma análise da escrita da língua de tal sistema em sua totalidade.
	
	D
	O uso do futuro do português do Brasil não apresenta variantes.
	
	E
	Variações não ocorrem quando os falantes são letrados.
Questão 3/5 - Sociolinguística
Considere o seguinte excerto de texto:
“Havendo variação linguística, é possível que se observe que ela não se dá aleatoriamente, senão que sistematicamente por meio de uma organização de inúmeros fatores sociais, que utiliza os padrões de comportamento linguísticos observáveis. Isso ocorre dentro de uma comunidade de fala e os formalizam analiticamente por meio de um sistema heterogêneo, constituído por unidades e regras variáveis, que está relacionada às alterações dos padrões culturais e ideológicos da comunidade de fala, que são chamados de ‘análise sincrônica e diacrônica’”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SILVA, Maria Lúcia da. A Linguística e a Sociolinguística numa perspectiva brasileira. Revista Filosofia Capital, Brasília, v. 4, 8. ed. p.23-39. 2009. p. 27. <http://www.filosofiacapital.org/ojs-2.1.1/index.php/filosofiacapital/article/viewFile/82/69>. Acesso em 07 nov. 2017.
Tendo em vista os conteúdos do livro-base A Sociolinguística e a língua materna sobre as mudanças linguísticas, é correto afirmar que os estudos diacrônicos da língua se referem aos:
Nota: 0.0
	
	A
	Estudos em tempo aparente.
	
	B
	Estudos não relacionados com o tempo.
	
	C
	Estudos em tempo real de curta ou longa duração.
Os estudos diacrônicos referem-se aos estudos em tempo real de curta ou longa duração. É a partir de tais estudos que se pode verificar que algumas variantes desaparecem e outras se firmam com o tempo (livro-base, p. 157).
	
	D
	Estudos em tempo aparente que priorizam as análises qualitativas de algumas mudanças linguísticas.
	
	E
	Estudos híbridos em tempo aparente, baseados em análises qualitativas e quantitativas.
Questão 4/5 - Sociolinguística
Atente para a seguinte citação:
“A teoria da variação enfatiza a variabilidade e concebe a língua como instrumento de comunicação usado por falantes da comunidade, em um sistema de associações comumente aceito entre formas arbitrárias e seus significados. Objetiva explicar o processo de mudança linguística em função de diversos fatores”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: HORA, D. Sociolinguística. <http://www.cchla.ufpb.br/clv/images/docs/modulos/p8/p8_2.pdf>. p. 99. Acesso em 05 dez. 2016.
De acordo com os conteúdos do livro-base A Sociolinguística e a língua materna sobre a variação e mudança linguística, é correto afirmar que:
Nota: 20.0
	
	A
	Toda variação de uma forma da língua chega necessariamente a uma mudança linguística, isso explica o motivo pelo qual toda mudança linguística é desencadeada de um processo de variação.
	
	B
	Para explicar os processos de variação e mudança linguística, basta considerar os fatores internos à língua (sua estrutura).
	
	C
	Há sinais de mudança linguística quando em uma comunidade coexistem uma forma conservadora e uma forma inovadora da língua, ocorrendo o desaparecimento da conservadora e o fortalecimento da inovadora.
Você acertou!
Sinais de mudança existem quando em uma comunidade coexistem a forma conservadora e a forma inovadora, ocorrendo o desaparecimento da conservadora e o fortalecimento da inovadora. As formas variantes de maneira nenhuma se complementam; o que existe é uma competição travada entre as formas. A mudança se estabelece quando a inovadora se sobrepõe à forma mais antiga da língua, substituindo-a. Toda mudança linguística é resultado de um processo de variação, mas nem toda variação chega necessariamente à mudança. Para entender os processos de variação, faz-se necessário visualizar seus condicionantes estruturais (fatores internos à língua) e sociais (fatores externos à língua) em cada ponto do espaço linguístico. Com a mudança linguística acontece o mesmo: só a entenderemos se tivermos explicações para todo o processo que a produziu (livro-base, p. 156,157).
	
	D
	No decorrer do processo de uma mudança linguística, as formas variantes se complementam sem que haja uma competição entre elas.
	
	E
	A mudança linguística não é fenômeno universal; ela ocorre somente nas línguas latinas, como é o caso do português brasileiro.
Questão 5/5 - Sociolinguística
Leia a seguinte afirmação:
“Os dialetos se distribuem geograficamente, assinalando as diferenças espaciais que podem ser detectadas, constituindo, assim, a diatopia da língua. O dialeto gaúcho, o dialeto sergipano, o dialeto amazonense são, entre outras, maneiras de identificar os traços que marcam o uso da língua portuguesa em cada uma dessas áreas”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MOLLICA, M. C; FERRAREZI-JUNIOR, C. Sociolinguística, Sociolinguísticas: Uma introdução. São Paulo: Contexto, 2016. p. 17.
De acordo com os conteúdos do livro-base A Sociolinguística e a língua materna, o que é correto afirmar sobre os dialetos? Leia as proposições a seguir.
I. Todos os dialetos têm um conjunto de regras que os regulamenta.
II. Os dialetos constituem grande problema aos estudos linguísticos, pois são destituídos de regras.
III.Há dialetos que, por serem melhor estruturados, são considerados superiores, melhores que os demais.
IV. Todos os falantes de uma variedade conhecem intuitivamente as regras daquele dialeto na totalidade.
Agora, selecione a alternativa que apresenta as proposições corretas:
Nota: 20.0
	
	A
	Somente as proposições I e III estão corretas.
	
	B
	Somente as proposições I e IV estão corretas.
Você acertou!
“Todos os dialetos, sem exceção, têm um conjunto de regras, uma norma que os regulamenta. É essa norma que garante sua unidade, balizando a variação e a evolução linguísticas. Todos os falantes de uma variedade conhecem as regras daquele dialeto na totalidade, intuitivamente, numa espécie de gramática implícita. Na comparação entre dialetos, podemos afirmar que não há nenhum melhor ou mais correto que o outro; não há embasamento científico que valide a superioridade de uma variante em relação à outra” (livro-base, p. 21).
	
	C
	Somente as proposições II e III estão corretas.
	
	D
	Somente as proposições III e IV estão corretas.
	
	E
	Somente as proposições II e IV estão corretas.

Outros materiais