Buscar

Teste de conhecimento 2 Arquitetura e Urbanismo

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Teste de conhecimento - Aula 2
1. Se é fato que o pensamento grego está na origem da cultura do ocidente, por que dizemos que o Brasil está inserido no sistema de pensamento ocidental, qual linha de sucessão explica nossa ascendência até a influencia da cultura grega.	
a.	O Brasil não está inserido no sistema de pensamento ocidental.
b.	A Grécia conquistou a Pérsia que conquistou Egito que influenciou Portugal que conquistou o Brasil.
c.	Roma influenciou Grécia que conquistou Portugal que conquistou o Brasil.
d.	O Brasil foi conquistado por Portugal que foi conquistado e dominado pelo Império Romano, e Roma foi direta e propositalmente influenciada pelo sistema de pensamento Grego.
e.	O Brasil foi conquistado por Portugal, mas recebeu imigração grega a partir da segunda guerra mundial.
2. Por que afirmamos que a arquitetura grega utiliza a proporção divina ou áurea como razão matemática para desenvolver as dimensões das edificações que é igual a 1,61 ?	
a.	Os gregos obtiveram essa razão matemática ao estudar as dimensões dos objetos da natureza como plantas seu crescimento, animais e até a configuração de cristais ou do corpo humano. Como estava presente em muitos elementos naturais consideraram que fosse a razão utilizada pelo Deus criador.
b.	Nenhuma das anteriores, não existe razão matemática na escolha das dimensões das edificações greco-romanas.
c.	Afirmamos que é importante para os gregos por que como nossa tradição ocidental determina: devemos continuar considerando a cultura clássica greco-romana como berço do nosso sistema de pensamento, porém não devemos continuar construindo segundo seus princípios.
d.	É um equívoco gerado por romances históricos comercializados recentemente que atribuem a um código uma razão matemática presente nos monumentos e obras de arte.
e.	A proporção áurea é uma invenção do período Neoclássico que atribui aos gregos , à cultura grega em geral uma procura pela perfeição, mas que na realidade nem foi tão determinante ou não era tão aprofundada.
3. Além das pirâmides qual outra edificação característica da época foi utilizado pelos egípcios para dedicar a suas divindades. Deus faraó. Principalmente no alto Egito.	
a.	Mastaba
b.	Ur
c.	Zigurat
d.	Coliseu
e.	Aqueduto
4. Mesopotâmia, no meio das águas , nesta região vários povos assírios, sumérios desenvolveram a tecnologia para a elaboração de tijolos e cozidos e cerâmica vitrificada. Qual era nome da construção que tinha forma de torre escalonada, mas sem jardins ainda.
a.	Ur
b.	Piramide Maia
c.	Zigurat
d.	Mastaba
e.	Aqueduto
5. Considerando as alternativas abaixo, assinale a opção que corresponde a correta.	
a) A estética foi a principal motivação para o desenvolvimento da disciplina arquitetura ao longo da sua historia.
e) As alternativas (c) e (d) estão corretas.
d) Norte magnético e Norte geográfico podem ser considerados como coincidentes em qualquer região do planeta.
b) A funcionalidade e a comodidade somente foram consideradas como prerrogativa para a arquitetura a partir da idade Média quando as construções visavam à proximidade dos deuses, o que determinou a construção de igrejas cada vez mais altas.
c) Dentre as principais características da arquitetura Romana podem-se citar as construções de estradas em linhas retas para facilitar o deslocamento rápido das legiões de guerreiros e os aquedutos para abastecer e desenvolver as colônias romanas espalhadas pelos territórios conquistados.

Outros materiais