Buscar

Ética e Responsabilidade Social Aula 3

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Aula 3 - Ética e Responsabilidade Social
Empresa e Ética - O caráter das organizações
Com certeza, você já ouviu dizerem que o caráter do indivíduo que diz quem ele é. 
Muitas vezes, inclusive, quando um indivíduo tem um comportamento que foge ao padrão estabelecido pela sua comunidade, é considerado “sem caráter”.
Mas, afinal o que é caráter?
Esta é a primeira pergunta sobre a qual devemos refletir. Aliás, refletir não é um hábito dos ocidentais. Somos pouco reflexivos. Mas, no mundo competitivo em que vivemos, precisamos exercer a capacidade de pensar, meditar e refletir. É isso que procuraremos fazer nesta aula, quando refletiremos sobre nós mesmos e sobre as organizações das quais fazemos parte.
Ora, mas o que é caráter? Seria uma característica hereditária?
( ) Sim (x) Não
É definido pelo dicionário Michaelis como:
“Caracteres somáticos adquiridos pelo indivíduo sob a ação de fatores ambientais e que não se tornam hereditários. Fatores que distinguem uma espécie de outra ou de todas as outras do mesmo gênero.”
Caráter
Assim, podemos entender que caráter é um conjunto de fatores que incidem sobre cada indivíduo, tornando-o único dentro da sua própria espécie.
Atenção - Na biologia diz-se de cada marco estrutural ou funcional que distingue um indivíduo, sejam caracteres congênitos ou adquiridos. É questão controvertida se os caracteres congênitos são suficientes para distinguir uma espécie de outras. Na lógica é cada atributo de uma noção que faz parte da sua compreensão e é um elemento constituinte, seja essencial ou acidental.Na psicologia a unidade e consistência que se manifesta na maneira de sentir e reagir de um indivíduo ou de um grupo como distinto de outros grupos. Kant define o caráter de conformidade com a sua definição de causa. "É necessário que cada causa, quando age, tenha um caráter, quer dizer uma lei da sua causalidade, sem a qual ela nem chegaria a ser causa". Ele distingue ademais um caráter empírico ou fenomenal, em virtude do qual as suas "ações, enquanto fenômenos, são relacionados integralmente a outros, segundo as leis constantes da natureza", e um caráter inteligível, em virtude do qual não deixa de ser a causa dessas ações, enquanto fenômenos, mas sem ser ele mesmo submetido às condições da sensibilidade e sem ser sequer um fenômeno.
Na ética a palavra aceita um sentido laudativo quando significa personalidade completa e que revela autodomínio. 
CARÁTER ADQUIRIDO - (Psicol.). Modificação que se apresenta no organismo como
conseqüência da própria atividade ou da influência do meio.
CARÁTER CONGÊNITO - (Psicol.). a) É o que é herdado.
Também indica o que é condicionado em parte pelo meio pré-natal. 
Entendemos que caráter de um indivíduo é a sua maneira de ser, suas características próprias, seus impulsos, seu temperamento.
É um traço da personalidade, que mostra a forma usual do agir de cada indivíduo. Este grupo de atributos, bons ou ruins, denota o comportamento, os valores morais e os princípios de cada indivíduo.
DEFINIÇÃO DE ORGANIZAÇÃO (EMPRESA) 
Para compreendermos melhor as questões do cotidiano empresarial, vamos estudar primeiro o que é uma empresa:
• Semanticamente é um empreendimento, uma atividade produtiva, um negócio; 
• É uma sociedade organizada para a exploração de uma indústria, comércio ou serviços, tendo por objetivo final o lucro;
• No Direito Trabalhista, é a organização do capital e do trabalho, empenhada em atividade econômica.
Quando pensamos em economia, pensamos nas empresas, pois é através delas que a economia é ativada. 
Normalmente, diz-se que a economia está aquecida quando há demanda, isto é, quando há consumo significando que as empresas estão produzindo e colocando o seu produto no mercado, aquecendo assim a economia de um local, estado ou país.
Basta observarmos a questão de emprego. Ora, quem oferece o emprego? São as empresas, portanto é evidente a importância das empresas a nível mundial!
É importante destacar que algumas empresas chegam a um faturamento superior ao PIB de um país. 
Formação do Caráter de uma Organização
Construir confiança
"Talvez porque o capitalismo renano, que conformava em tão alto grau o modo europeu de entender a empresa, induzisse a concebê-la não só como um negócio, mas como um grupo humano que leva adiante uma tarefa valiosa para a sociedade, a de produzir bens e serviços mediante a obtenção do benefício".
Veja, estamos falando em algo muito mais abrangente do que o marketing que objetiva apenas a imagem da empresa.
O fato é que a ideia de caráter está intimamente ligada às pessoas que fazem parte da empresa. Logicamente, a alta direção da empresa, principalmente o seu CEO, terá influência decisiva na formação deste caráter.
No fundo, é o somatório do caráter de cada componente da empresa que formará o caráter geral da empresa. Normalmente, os iniciadores da empresa forjam o seu caráter que, ao longo do tempo, vai sendo modificado de acordo com o pensamento daquelas que dela fazem parte.
Assim, cada empresa tem a sua forma de tomar decisões, a sua maneira de fazer os seus negócios. Tem os seus hábitos, os seus costumes, que normalmente são identificados pelo mercado.
Podemos entender que a integridade de uma empresa está intimamente ligada ao seu caráter, isto é, à sua forma de conduta, pensamento e ação que farão com que ela tenha uma imagem no mercado.

Outros materiais