Buscar

Avaliação da arprendizagem

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM	AV	10/06/2017	14:30 / 15:20
Acreditamos que constantemente estamos diante de situações concretas que nos fazem avaliar um comportamento, uma ideia, uma obra de arte, uma comida, uma música, um transporte etc. Dessa afirmação podemos deduzir que:
Certo	A avaliação sempre deve estar relacionada a um determinado objeto/processo;
Toda prática educativa é uma prática social resultante de um processo histórico e cultural produzido por homens e mulheres decorrentes da necessidade de sobreviver enquanto espécie. Logo, fica evidente que estamos estabelecendo uma relação direta entre sociedade, história e cultura, pois dissociá-las é tornar a prática educativa em algo inócuo, ou seja, que não permite a compreensão da realidade social concreta.
Leia as proposições abaixo:
I. Há um tronco comum indistinto entre conhecimento, cultura e sociedade( Edgar Morin)
II. A educação em si é inócua.
III. Não há processo educativo fora de um contexto histórico e social
IV. A cultura de uma sociedade é produzida por suas instituições educativas
V. A Educação é instrumento de compreensão da realidade social
VI. Dissociar a prática educativa da sociedade e da cultura que a produz e é por ela produzida, torna a educação um instrumento ineficaz de compreensão da realidade.
VII. Educação e cultura existem por si mesmos, são processos distintos e não dependem da sociedade.
Assinale a opção em que todas as afirmativas são coerentes com o texto:
Certo I, III,V,VI
Quanto à avaliação educacional marque o item INCORRETO que complementa a frase a seguir. "No processo de avaliação escolar o profissional da educação necessita..."
Certo	Trabalhar conhecimento linguístico e matemático diariamente, garantindo, assim, a aprendizagem.
	
Aprender e ensinar são processos intimamente relacionados, nos quais o planejamento tem um papel fundamental, que é
Certo	garantir a coerência e a unidade do trabalho docente através da interligação dos elementos do processo de ensino.
Qual dos enunciados abaixo, expressa a concepção da quarta geração de teóricos da avaliação na sociedade moderna?
Certo Defende-se um novo conceito de avaliação em que a característica principal é a negociação, o equilíbrio é buscado entre as pessoas de valores diferentes, ou seja, procura-se respeitar as divergências de que quanto maior a participação das questões avaliativas, dos métodos, e da interpretação dos resultados, maior é o nível de negociação.
Até o final da Primeira República , também conhecida como República Velha, o ensino que predominava nas escolas brasileiras era baseado numa perspectiva humanista , tradicional e religiosa. Esta escola tradicional tinha como característica um processo de ensino-aprendizagem
Certo	centrado no mestre, na autoridade intelectual do professor na transmissão de conhecimentos.
Em nossa disciplina apontamos que a política de avaliação dos países foram determinadas pelos organismos internacionais que estão em defesa dos interesses do mercado globalizado. De acordo com Coraggio (1996: 77-79) podemos situar as políticas sociais (dentre elas a política educacional e a política avaliativa) advindas do Banco Mundial no contexto da globalização da seguinte forma: 
I - As políticas sociais estão orientadas para dar continuidade ao processo de desenvolvimento humano que ocorreu apesar da falência do processo de desenvolvimento econômico. 
II - As políticas sociais - seja por razões de equidade ou cálculo político - estão direcionadas para compensar conjunturalmente os efeitos da revolução tecnológica e econômica que caracteriza a globalização. 
III - As políticas sociais são elaboradas para instrumentalizar a política econômica, mais que continuá-la ou compensá-la. 
IV - Tem por finalidade promover a transformação das relações de poder no mundo contemporâneo e possibilitar a construção de um novo modelo de sociedade. 
Assinale a alternativa correta:
Certo	Somente os enunciados I, II e III estão corretos
O Ministério da Educação apresentou uma proposta de reformulação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e sua utilização como forma de seleção unificada nos processos seletivos das universidades públicas federais. A proposta tem como principais objetivos: 
I - democratizar as oportunidades de acesso às vagas federais de ensino superior; 
II - possibilitar a mobilidade acadêmica e induzir a reestruturação dos currículos do ensino médio;
III - possibilitar ao Estado desenvolver políticas de valorização do magistério no Ensino Médio e, consequentemente, a melhoria de sua qualidade. 
Assinale a alternativa correta:
Certo	Somente os enunciados I e II estão corretos
As teorias educacionais determinam qual o processo de avaliação a ser utilizado. Se um aluno chora porque a professora o deu ZERO. A prática apresentada é um exemplo que se refere a uma postura de avaliação denominada:
Certo	Classificatória
A avaliação formativa acompanha o desenvolvimento e o crescimento do aluno durante todo o processo ensino-aprendizagem. Essa dimensão da avaliação se aplica quando se deseja:
Certo	Ajudar o aluno a crescer e se desenvolver como pessoa e no processo de aprendizagem
Em nosso curso, afirmamos que a prática avaliativa é tão antiga quanto a própria história da humanidade, pois, através da mesma, homens e mulheres constantemente avaliam um comportamento, uma ideia, uma obra de arte, uma comida, uma música, um transporte e etc. Isto nos permite afirmar que:
I - Somos sujeitos e objetos da avaliação, ou seja, somos avaliadores e avaliados em nosso cotidiano e, na maioria das vezes, não nos percebemos como tais.
II - As práticas avaliativas decorrem da construção de uma visão específica sobre o pensar e o fazer humano, ou seja, de toda uma fundamentação teórica.
III - No processo de ensino e aprendizagem a prática avaliativa é uma prática individual e que o docente tem autonomia sobre a mesma no processo de ensino e aprendizagem.
Assinale a alternativa correta:
Certo	Somente os enunciados I e II estão corretos
Uma de nossas preocupações em nosso curso foi desenvolver um histórico sobre a avaliação. Desta forma, procuramos apontar que a mesma decorre do modo como homens e mulheres organizam e produzem as condições materiais e não-materiais da própria existência. Nesta dinâmica, a avaliação assume características específicas em cada período da nossa história. 
Sobre a prática avaliativa na Idade Média, podemos afirmar que:
Certo	Com o surgimento das Universidades, era comum a prática de exercícios orais como forma de avaliação, pois uma das preocupações era a formação dos professores.
A cultura urbano-industrial decorre, fundamentalmente, da aplicação do conhecimento científico no mundo do trabalho e da produção. Tal cultura está calcada numa lógica de organização da produção e do consumo em massa, bem como, dos processos de massificação de organização e de controle racional da vida social. 
Certo	Elaborar e implantar políticas que atendam aos interesses e necessidades decorrentes dos conflitos entre-classes e intra-classes.
O homem faz de sua própria atividade vital objeto de sua vontade e de sua consciência. Tem atividade vital consciente. Não é uma determinação com a qual o homem se funda imediatamente. A atividade vital consciente distingue imediatamente o homem da atividade vital do animal (MARX, Karl. Manuscritos Econômicos e Filosóficos, p. 110-111). Tomando por base o fragmento de Marx, assinale a ÙNICA opção não caracteriza a prática avaliativa no processo de ensino e aprendizagem:
Certo	A prática avaliativa é uma atividade secundária, pois cumpre apenas um papel técnico.
Se eu olho pela janela avalio o tempo para saber que roupa eu vou vestir, essa avaliação se dá à luz de critérios que eu vou buscar na dimensão da:
Certo	geografia
Além disso, não podemos deixar de considerar que a dinâmica das políticas públicas decorre fundamentalmente da correlação de forças políticas de uma sociedade.
ASSINALE A OPÇÃO QUE ESTÁ DE ACORDO COM O TEXTO.
Certo	As políticas públicas e, dentre elas as políticas de avaliação, são um produto da correlação de forças políticas em nossa sociedade;
Até o final da Primeira República no Brasil, as escolas tradicionais, voltadas para a formação dos filhos da elite nacional, adotavam:
I - um sistema avaliativo classificatório como medida do conhecimento.
II - o sistema de notas introduzido na escola passa a ter a função de medir o conhecimento transmitido pelo professor de forma que exigia a decoreba e a memorização.
III - Um sistema avaliativo preocupado em fazer um diagnóstico da prática docente e discente e apontar novos caminhos para o processo de ensino e aprendizagem.
Assinale a alternativa correta:
Certo	Somente os enunciados I e II estão corretos
Acreditamos que constantemente estamos diante de situações concretas que nos fazem avaliar um comportamento, uma ideia, uma obra de arte, uma comida, uma música, um transporte etc. Dessa afirmação podemos deduzir que:
Certo	A avaliação sempre deve estar relacionada a um determinado objeto/processo;
O planejamento educacional pretende, a partir de uma realidade vivida construir a realidade desejada. Dessa forma, o planejamento está presente no trabalho docente, mas não está apenas vinculado ao que se passa em sala de aula, está também diretamente ligado às exigências sociais, às condições de trabalho do professor e à experiência de vida dos alunos. Desta forma, os instrumentos avaliativos são essenciais para se fazer um diagnóstico do processo de ensino e aprendizagem.
Certo	Um ato político-pedagógico porque revela visões e intenções, e a intencionalidade expõe o que se deseja realizar, o que se pretende atingir.
Qual a tendência pedagógica expressa no objetivo de aprendizagem da frase? "Construir uma sociedade igualitária para todos do ponto de vista real e não formal."
certo	Progressista Crítico-Social dos Conteúdos
Um dos momentos essenciais para a elaboração de um planejamento é a definição das metas a serem alcançadas, bem como, os conteúdos e a organização da ação educativa. Lembre-se que a prática educacional institucionalizada é intencional e deve ser organizada de forma lógica, precisa e rigorosa, ou seja, não deve decorrer de um espontaneísmo individual, mas de um trabalho coletivamente pensado, organizado, e, fundamentalmente, contextualizado. Contudo, não podemos deixar de considerar o momento do encontro entre professor e aluno na sala de aula, ou seja, da materialização do processo de ensino e aprendizagem. Desta forma, podemos compreender que para a prática educativa o planejamento é importante, por:
I - permitir ao professor prever o tempo necessário para a abrangência de cada tópico estudado;
II - permitir ao professor a definição das estratégias e das atividades mais adequadas;
III - permitir ao professor organizar uma melhor forma de ministrar as aulas e conduzir a turma.
IV - permitir ao professor cumprir com uma atividade burocrática institucional que não interfere em sua prática em sala de aula.
Assinale a alternativa correta:
Certo	Somente os enunciados I, II e III estão corretos
Segundo Luckesi (1994), a avaliação escolar deve ser assumida como um instrumento de compreensão do estágio de aprendizagem em que se encontra o aluno, para que se tomem decisões satisfatórias que o levem a avançar no processo de aprendizagem. Para tanto, a avaliação deve ter a função:
Certo	diagnóstica
De acordo com a norma da escola Central do Brasil, a professora de uma turma deve circular pela sala para orientar aos alunos sobre a tarefa do dia. Deve passar perto de cada um, observar como realizam as tarefas, esclarecer as dúvidas e ajudar nas dificuldades. Além disso, o aluno deve ser estimulado a expor as suas dúvidas e a apresentar as razões de suas respostas.
Qual o modelo de avaliação é colocado em prática na escola Central do Brasil?
Certo	Mediadora
Quanto à avaliação educacional marque o item INCORRETO que complementa a frase a seguir. "No processo de avaliação escolar o profissional da educação necessita..."
Certo	Trabalhar conhecimento linguístico e matemático diariamente, garantindo, assim, a aprendizagem.
Leia a afirmativa e marque a opção correta para completá-la: "... o conteúdo e a forma das práticas avaliativas serão determinados pela __________________________".
Certo	racionalidade da ciência moderna
De acordo com Rodrigues (2008): "A avaliação formativa considera que o aluno aprende ao longo do processo, que vai reestruturando o seu conhecimento por meio das atividades que executa. Do ponto de vista cognitivo, a avaliação formativa centra-se em compreender o funcionamento da construção do conhecimento. A informação procurada na avaliação se refere às representações mentais do aluno e às estratégias utilizadas, para chegar a um determinado resultado. Os erros são objetos de estudo, pois revelam a natureza das representações ou estratégias elaboradas pelo estudante". Marque a única alternativa que NÃO se enquadra nos objetivos da avaliação formativa.
Certo	A avaliação é a forma mais eficiente de fazer o controle do comportamento e da disciplina dos alunos, através da adoção de exercícios de verificação da aprendizagem mais complexos.
Pedagogicamente, as aulas régias instituídas por Pombal, foram a primeira experiência de ensino promovido pelo estado. Sua característica principal era ser um sistema de ensino
Certo	aos cuidados do Estado , que servia a uns poucos, em sua maioria , filhos das elites coloniais.
Sobre o modelo de escola e de educação que nasce na cultura urbano-industrial do século XIX, podemos fazer algumas afirmações, EXCETO:
Certo	Tem como projeto de formação do cidadão o desenvolvimento do pensamento crítico e de uma prática revolucionária e transformadora.
A avaliação da aprendizagem no período de 30-60 chama a atenção para a regulamentação de procedimentos relativos a provas e exames, assim como no estabelecimento de critérios somativos de promoção de alunos. Tal regulamentação evidencia:
Certo	a busca de unidade no procedimento de avaliação para todo o sistema de ensino, explicando o caráter centralizador em âmbito federal.
	
O sistema de notas introduzido pela escola tradicional passa a ter a função de medir o conhecimento explorado pelo professor de forma decorativa e de memorização. Desse modo, pode-se afirmar que, na tendência tradicional,
Certo	a avaliação constitui um fim em si mesma, sendo utilizada na função de seleção e exclusão.
Assim, o conteúdo e a forma das políticas educacionais, e no nosso caso específico das políticas avaliativas, são determinados pelas relações de poder com os organismos internacionais (dentre eles o Fundo Monetário Internacional, o Banco Mundial e etc.), como também, das relações de poder no âmbito nacional.
Certo	Estão subordinadas a interesses econômicos dos países hegemônicos no mundo hoje e às relações de poder no âmbito do Brasil;
Até o final da Primeira República , também conhecida como República Velha, o ensino que predominava nas escolas brasileiras era baseado numa perspectiva humanista , tradicional e religiosa. Esta escola tradicional tinha como característica um processo de ensino-aprendizagem.
Certo	centrado no mestre, na autoridade intelectual do professor na transmissão de conhecimentos.
Qual dos enunciados abaixo, expressa a concepção da quarta geração de teóricos da avaliação na sociedade moderna?
Certo	Defende-se um novo conceito de avaliação em que a característica principal é a negociação, o equilíbrio é buscado entre as pessoas de valores diferentes, ou seja, procura-se respeitar as divergências de que quanto maior a participação das questões avaliativas, dos métodos, e da interpretação dos resultados, maior é o nível de negociação.
A avaliação escolar é uma tarefa didática necessária e permanente do trabalho docente que deve acompanhar passo a passo o processo de ensino e a aprendizagem. A concepção mediadora de avaliação sugere que o docente inclua o "ainda" no seu vocabulário favorecendo que
a confiança do aluno na sua possibilidade de aprender e evoluir permanentemente em suas hipóteses sobre os objetos e os fenômenos observados. Ao mesmo tempo, o professor passa a fazer parte do processo, comprometendo-se:
Certo	tornar o "vir a ser" possível, em oportunizar desafios aos estudantes de modo a favorecer a descoberta de valores e atitudes necessários à construção de um mundo melhor
Em nossa disciplina apontamos que a política de avaliação dos países foram determinadas pelos organismos internacionais que estão em defesa dos interesses do mercado globalizado. De acordo com Coraggio (1996: 77-79) podemos situar as políticas sociais (dentre elas a política educacional e a política avaliativa) advindas do Banco Mundial no contexto da globalização da seguinte forma: 
I - As políticas sociais estão orientadas para dar continuidade ao processo de desenvolvimento humano que ocorreu apesar da falência do processo de desenvolvimento econômico. 
II - As políticas sociais - seja por razões de equidade ou cálculo político - estão direcionadas para compensar conjunturalmente os efeitos da revolução tecnológica e econômica que caracteriza a globalização. 
III - As políticas sociais são elaboradas para instrumentalizar a política econômica, mais que continuá-la ou compensá-la. 
IV - Tem por finalidade promover a transformação das relações de poder no mundo contemporâneo e possibilitar a construção de um novo modelo de sociedade. 
Assinale a alternativa correta:
Certo	Somente os enunciados I, II e III estão corretos
O Ministério da Educação apresentou uma proposta de reformulação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e sua utilização como forma de seleção unificada nos processos seletivos das universidades públicas federais. A proposta tem como principais objetivos: 
I - democratizar as oportunidades de acesso às vagas federais de ensino superior; 
II - possibilitar a mobilidade acadêmica e induzir a reestruturação dos currículos do ensino médio;
III - possibilitar ao Estado desenvolver políticas de valorização do magistério no Ensino Médio e, consequentemente, a melhoria de sua qualidade. 
Assinale a alternativa correta:
Certo	Somente os enunciados I e II estão corretos
"Na verdade o método é a forma exterior e materializada em atos, que assume a propriedade fundamental da consciência: a de sua intencionalidade." (Álvaro Vieira Pinto, Ciência e Existência, Ed. Paz e Terra, 1971, pp. 71-72). A avaliação é um processo complexo, implica em várias dimensões para se executada. Ela se insere na categoria dos meios para se alcançar os fins que se tem no processo educativo. Disso podemos deduzir que:
Certo	A avaliação se insere na dimensão da metodologia que deve ser expressão concreta dos fins que se deseja alcançar;
A avaliação não deve priorizar apenas o resultado ou o processo, mas deve como prática de investigação, interrogar a relação ensino-aprendizagem, buscar identificar os conhecimentos construídos e identificar as dificuldades de uma forma dialógica. O educador compromissado com a aprendizagem dos alunos entende que a função da avaliação é:
Certo	Adequar as estratégias de ensino às necessidades de cada aluno, dialogando com o mesmo durante o processo de ensino-aprendizagem.
A contribuição mais importante do Banco Mundial deve ser seu trabalho de assessoria concebido para ajudar os governos a desenvolver políticas educativas adequadas à especificidades de seus países. Desse modo,
Certo	o financiamento do banco, em geral, será o delineamento com vistas a influir sobre as mudanças nas despesas e nas políticas de autoridades nacionais
A respeito da educação jesuíta no Brasil Colônia, é correto afirmar que:
I - O trabalho educativo desenvolvido nas escolas pelos Jesuítas tinha como base o documento Ratio Studiorum, tendo como ideal de formação o homem universal, humanista e cristão. 
II - Sua prática pedagógica foi profundamente marcada pelo dogmatismo, pelo exercício da memória e pelo desenvolvimento do raciocínio. 
III - Era comum a prática de exames orais e escritos com a finalidade de se avaliar o aproveitamento do aluno.
IV - Defende-se um novo conceito de avaliação em que a característica principal é a negociação, o equilíbrio é buscado entre as pessoas de valores diferentes, ou seja, procura-se respeitar as divergências de que quanto maior a participação das questões avaliativas, dos métodos, e da interpretação dos resultados, maior é o nível de negociação. 
Assinale a alternativa correta:
Certo	Somente os enunciados I, II e III estão corretos
Com as informações do SAEB e da Prova Brasil, o MEC e as secretarias estaduais e municipais de educação podem definir ações voltadas ao aprimoramento da qualidade da educação no país e a redução das desigualdades. Estes organismos poderiam.
Certo	promover a correção de distorções e debilidades identificadas , direcionando seus recursos técnicos e financeiros para áreas identificadas como prioritárias.
Até o final da Primeira República, também conhecida como República Velha, o ensino que predominou nas escolas brasileiras foi baseado em uma perspectiva humanística, tradicional e religiosa. Desta forma, a escola tradicional, que surgiu para ensinar aos filhos da elite nacional, centra o processo de ensino e aprendizagem no mestre, ou seja, na autoridade intelectual do professor, que tinha por função transmitir os conhecimentos sistematizados de forma lógica e precisa aos alunos. Estes, por sua vez, se encontravam em uma condição passiva e de meros receptores das verdades anunciadas pelo mestre e deveriam reproduzi-las nos testes ou provas da época. 
Qual o modelo avaliativo que prevaleceu neste período?
Certo	Classificatório como medida do conhecimento.
O Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE) foi aprovado pelo então Presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva e por seu Ministro da Educação Fernando Haddad em __________ com o objetivo de melhorar a Educação no País em todas as suas etapas, em um prazo de __________, sendo sua prioridade a Educação Básica, que vai da __________.
Certo	2007, quinze anos, Educação Infantil ao Ensino Fundamental.
Resulta do paradigma quantitativo da aprendizagem e reduz a sua dimensão à apreciação dos resultados obtidos. Dessa forma, acaba por privilegiar o grau de domínio do conhecimento por parte do aluno. Na prática é um instrumento pontual de verificação e quantificação da aprendizagem e seus resultados são expressos numericamente. Numa dimensão mais ampla acaba por classificar os alunos ao final do período, semestre, ano, mês ou curso, a partir de níveis de aproveitamento. 
O fragmento acima está se referindo a qual modelo de avaliação?
Certo	Avaliação Somativa
A organicidade da educação jesuítica foi consagrada quando Pombal os expulsou levando o ensino brasileiro ao caos, através de suas famosas aulas régias, a despeito da existência de escolas fundadas por outras ordens religiosas, como os Beneditinos, os franciscanos e os Carmelitas (Niskier, 2001, p. 34).
Sobre a reforma de Pombal no Brasil-Colônia, podemos afirmar que:
I - As aulas régias eram autônomas e isoladas, com professor único e uma não se articulava a outra.
II - O ensino se tornou disperso e fragmentado, sendo as aulas ministradas por professor com uma formação precária.
III - As aulas régias foram a primeira experiência de ensino promovido pelo Estado na história brasileira.
IV - As aulas régias tinham um caráter universal, ou seja, atendia a formação de toda a população da colônia.
Assinale a alternativa correta:
Certo	Somente os enunciados I, II e III estão corretos
Procura acompanhar o desenvolvimento do aluno e se os objetivos pretendidos em tal processo estão se configurando. Este modelo é fundamental para que se possa avaliar o desenvolvimento da prática docente e discente e permite identificar erros e acertos. Além disso, possibilita a reflexão, o diálogo e, portanto, a tomada de consciência dos todos os envolvidos no mesmo processo. 
O fragmento acima está se referindo
a qual modelo de avaliação?
Certo	Avaliação Formativa
A Prova Brasil foi idealizada para atender à demanda dos gestores públicos , educadores, pesquisadores e da sociedade em geral por informações sobre o ensino oferecido em cada município e escola. Portanto, sua aplicação e análise
Certo	visa auxiliar os governantes nas decisões e no direcionamento dos recursos técnicos e financeiros no estabelecimento de metas e na implantação de ações pedagógicas.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais