Buscar

direito internacional público

Prévia do material em texto

I – Marcar (azulando o item) a alínea correta ou preencher a(s) lacuna(s), nos termos da proposição (0.9 ponto cada):
1. Assinalar a assertiva correta:
a) A sentença estrangeira homologada será executada por carta rogatória, no Juízo Federal competente.
b) A ação originada de fato ocorrido ou de ato praticado no Brasil envolve competência exclusiva do Poder Judiciário brasileiro.
c) Por força dos direitos humanos, o Brasil admite litispendência internacional. 
d) A LINDB não regula competência judiciária.
e) Todas as afirmações são falsas. 
2. Aqui, uma das afirmativas não procede:
a) A imunidade jurisdicional tem origem no costume internacional, segundo o qual entre iguais não há jurisdição.
b) A LINDB, a partir do artigo 7º, ocupa-se exclusivamente da temática da lei aplicável: ou a nacional ou a estrangeira.
c) No caso brasileiro, a imunidade de jurisdição é relativizada de forma excepcional, a exemplo do disposto no artigo 114, I, da CF.
d) O reenvio é vedado no Brasil, conforme dispositivo expresso na LINDB. 
e) Ofensa à soberania nacional é requisito suficiente para impedir a aplicação de lei estrangeira em processo perante a justiça brasileira.
3 Não importa a natureza ou espécie do divórcio, sendo alienígena, para ter efeito no Brasil, precisa do reconhecimento judicial local pela via de ação de homologação no Superior Tribunal de Justiça. Analisar a veracidade da afirmação e explicar como proceder para efeito brasileiro de divórcio oriundo do estrangeiro.
4. O brasileiro Ildo Somossa residiu durante cinco anos em Los Angeles (USA), onde casou pela legislação local com mulher colombiana, em 2016. Separado de fato há um ano, antes de retomar o domicílio brasileiro (agora, reside em Canudos do Vale, RS), Somossa obrigou-se em nota promissória constituída na forma da legislação mexicana, eis que costumava fazer compras em Tijuana, tendo a indicação do Brasil como lugar de cumprimento da obrigação. O casamento alienígena não foi registrado no Brasil no prazo legal. É certo que o referido brasileiro:
a) não é considerado casado no Brasil e está sujeito à execução, no Brasil, da nota promissória;
b) não é considerado casado no Brasil e a exigência da obrigação do título condiciona-se à respectiva homologação pelo STJ;
c) mesmo sem registro do casamento no Brasil, é casado, mas está dispensado da obrigação da promissória;
d) mesmo sem registro do casamento no Brasil, é casado e está sujeito à obrigação da nota promissória, título que independe de homologação pela justiça brasileira;
e) pode solicitar dissolução do casamento e anulação do título executivo, atos que competem ao consulado brasileiro nos USA ou México.
5. O jogador de vôlei Cristino Rolado, domiciliado no Brasil, pretende anular o casamento em face da brasileira Fernanda Limeira, eis que descobriu que a mulher é cônjuge de militar da Arábia Saudita, embora estejam separado do árabe. O casamento civil de Rolado e Limeira foi celebrado na Espanha, em 2015, época em que os nubentes, de nacionalidade brasileira, tinham Portugal como domicílio. Agora, Fernanda reside em Roma, na Itália. A pretensão do atleta, conforme a legislação brasileira, ampara-se na lei do..PORTUGAL............................................................................, conforme o art. ........................da(o)........................... 
II – Responder/resolver (1.1 cada):
No juízo de deliberação, quais são os requisitos examinados pelo STJ para decidir pelo deferimento ou indeferimento da homologação de sentença estrangeira?
	Art. 9º Na homologação de sentença estrangeira e na carta rogatória, a defesa somente poderá versar sobre autenticidade dos documentos, inteligência da decisão e observância dos requisitos desta Resolução. RESOLUÇÃO Nº 9, DE 4 DE MAIO DE 2005
2. A expressão “conflito de leis” sinaliza eventual colisão entre normas legais de diversos sistemas jurídicos (de países diversos)? Justificar a resposta. 
3. Como a legislação do DIPR brasileiro resolve a definição do domicílio de um adômide? Responder e mencionar o dispositivo legal.
Denomina-se a pessoa sem domicílio como“adômide”, que não possui um domicílio de origem nem pode transferí-lo de seus pais. Na falta de critério principal de domicílio, fica regulada a utilização de critério subsidiário para ajuizamento de ação, que é o lugar da residênciaou daquele em que a pessoa se encontre no momento. § 8º - Quando a pessoa não tiver domicílio, considerar-se-á domiciliada no lugar de sua residência ou naquele em que se encontre. ”
4. Uma negociação internacional, resultando em contrato entre exportador brasileiro de calçados e comprador angolano previu que em caso de litígio fosse utilizada arbitragem, realizada por Câmara de arbitragem com sede na França. O exportador brasileiro fez a remessa dos calçados, mas a empresa de Angola alega que não se enquadram nos termos contratuais (modelo e numeração). Logo, a empresa africana aforou ação judicial no Brasil para discutir o cumprimento do contrato. Como deverá decidir o juiz?
5. Não importa a natureza ou espécie do divórcio, sendo alienígena, para ter efeito no Brasil, precisa do reconhecimento judicial local pela via de ação de homologação no Superior Tribunal de Justiça. Analisar a veracidade da afirmação e explicar como proceder para efeito brasileiro de divórcio oriundo do estrangeiro.

Outros materiais