Buscar

PSICOLOGIA INSTITUCIONAL

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

PSICOLOGIA INSTITUCIONAL AV25/11/201720:00 / 20:50
No campo institucional, de acordo com Bleger, o psicólogo tem como objetivo promover a psico-higiene que tem como proposta as seguintes afirmações, exceto:
Certo	contribuir para a solução dos conflitos, na condição de funcionário na instituição para um maior envolvimento afetivo com os integrantes.
	
"O estudo dos fatores psicológicos que se acham em jogo na instituição, pelo mero fato de que nela participam seres humanos e pelo fato da mediação imprescindível do ser humano para que ditas instituições existam". Define, segundo Bleger, o conceito de:
Certo	Psicologia das Instituições
A perspectiva de Bleger sobre a intervenção do psicólogo nas instituições é sempre _______________. Esta perspectiva é entendida como em termos de relações de poder que delimitam a vida dos grupos e das classes sociais. No entanto, o autor se esforça em demonstrar que esse trabalho é uma forma de fazer ciência, mas ciência no sentido de investigação que não se desvincula do cotidiano e que está relacionada à subjetividade do indivíduo nas relações humanas.
Certo	política
	
Segundo Bleger, a Psicologia Institucional constitui-se num capítulo novo no desenvolvimento da ciência psicológica, e isto requer um olhar mais demorado quanto aos aspectos implicados neste contexto. Para Bleger a Psicologia Institucional representa:
Certo	um campo psicológico de extraordinário avanço.
	
Como decorrência de sua visão do papel centralizador do Estado em todas as instâncias da vida social, Lapassade discorre sobre as relações da burocracia com o poder. Das afirmativas a seguir, apenas uma não corresponde à ideia de burocracia no pensamento de Lapassade:
Certo	uma organização democrática que atravessa toda a vida social, desde as relações de produção até o lazer, a fim de organizar a sociedade;
José Bleger tornou-se um autor conhecido com seus trabalhos com Psicanálise, Psicologia, Grupos e Instituições. A respeito dessa afirmativa podemos dizer que:.
Certo	Deu importância a atuação profissional além dos consultórios e com trabalhos de grupo.
Quanto aos objetivos da instituição e do psicólogo, ambos têm que ser perfeitamente conhecidos como prerrogativa de um ponto de partida para um trabalho profissional. O objetivo final do psicólogo institucional configura-se num objetivo de psico-higiene. A psico-higiene consiste na:.
Certo	obtenção da melhor organização e condições as quais possam promover saúde e bem-estar dos integrantes da instituição.
Em psicologia, a ética precisa coincidir com a técnica. Aceitando o psicólogo os objetivos de uma instituição, significam apenas uma condição para o enquadramento de sua tarefa, mas os objetivos da instituição não são seus objetivos profissionais. Analise as afirmativas abaixo quanto às técnicas de enquadramento do psicólogo nas instituições:
I. Identificação com os fatos e pessoas, mas a possibilidade da manutenção de certa distância para evitar implicação pessoal.
II. Estabelecimento de relações claras e profissionais.
III. Aceitação de função diretora, administrativa ou executiva. 
IV. Usar como índice de avaliação o progresso da instituição.
Estão Corretas as afirmativas:
Certo	somente I e II 
As diferentes escolas do movimento institucionalista se propõem propiciar, apoiar, deflagar nas comunidades e nos coletivos humanos, processos de:
Certo	Auto-análise e autogestão.
Lapassade considera o Estado a instituição primeira, o que isso dizer que? Marque a alternativa correta.
Certo	O Estado legitima toda e qualquer outra Instituição.
Em uma instituição deve-se considerar duas vertentes, o instituído e o instituinte, que significam respectivamente:
Certo	momento inicial do processo constante de produção e criação de instituições porque as leis, as normas e as pautas são padrões essenciais à vida em sociedade e/ movimento de transformação constante que tende a modificar, operar mutações, transmutações na realidade, dando origem a uma instituição, provocando rupturas nas instituições existentes.
A Análise Institucional de Inspiração Sociológica faz parte da perspectiva do seguinte teórico:
Certo	Georges Lapassade.
	
Das afirmativas a seguir, quais estão corretas?
I-A análise institucional tem como proposta entender o que são as relações instituídas, bem com uma forma de "trabalhá-las" ou agir sobre elas, na busca de compreender as ligações que os indivíduos e grupos mantêm com as instituições.
II-A Análise Institucional, como método de análise, visa a revelar nos grupos, o nível oculto de sua vida e funcionamento.
III-A Análise Institucional vista como um método de análise e como um método de intervenção, tem como objetivo libertar o grupo da determinação institucional.
Certo	Todas as afirmativas estão corretas.
São eixos norteadores da Análise Institucional: I- O rompimento das relações de poder rígidas e hierarquizadas; II- A explicitação da dimensão oculta das instituições nas ações cotidianas; III-O papel do analista como desencadeador do processo de análise que deverá ser continuado, no dia a dia, pelos próprios agentes organizacionais; IV- A Análise Institucional, como método de análise, visa a revelar nos grupos, esse nível oculto de sua vida e funcionamento ¿ a dimensão institucional ¿ representado pelo Estado, enquanto instituição por excelência (instituição primeira) e como método de intervenção assume um caráter político imediato ¿ o trabalho organizativo dos grupos, sua libertação pela palavra, sua passagem da heteronomia para a auto-análise, auto-gestão, autonomia.
Certo	(e)	I, II, III e IV estão certas.
	
A análise institucional considera a realidade social acontecendo em três níveis: o do grupo, o da organização e o da instituição. A respeito dessa afirmativa marque alternativa correta que se refere ao nível da organização:
Certo	Esse é o nível da realidade ou do sistema social, com seus regimentos e regulamentos.
Numa escola de ensino tradicional, que vinha apresentando problemas no processo de ensino/aprendizagem, depois de sofrer uma intervenção feita por um analista institucional, sua equipe escolar constata a necessidade de mudar seu modelo de ensino, afim de atender as demandas da comunidade escolar. Pode-se dizer que nessa dinâmica institucional a relação estabelecida está entre:
Certo	instituído e instituinte.
O conceito de Instituição passou por uma evolução, deixou de ser utilizada apenas por sociólogos. No tempo de Marx esse conceito referia-se a:
Certo	Sistemas jurídicos, a lei.
Valor ou regra social reproduzida no cotidiano com estatuto de verdade, que serve como guia básico de comportamento e de padrão ético para as pessoas, em geral. Essa frase refere-se:
Certo	à instituição.
Imagine que você é Pedagogo de uma escola e está fazendo a análise do que acontece nas salas de aula, relação com o professor & aluno, o nível de intervenção que está sendo feito é:
Certo	Monitor training group.
Lapassade em relação à Instituições escolares diz que a pesquisa pedagógica deveria fazer distinção entre Instituições externa e interna à classe. São consideradas Instituições pedagógicas internas:
Certo	Conjunto de técnicas utilizados na classe: trabalho em equipe.
	
As instituições pedagógicas internas são:
Certo	métodos e técnicas institucionais que se pode utilizar nas classes, o trabalho em equipes, jogos, brincadeiras, dramatização, leitura de palavras, o Conselho, etc. tudo que diz respeito à relação professor-aluno.
	
Podemos considerar nos dias de hoje Instituições. Marque a série correta: 
Certo	Escola, empresa, hospital.
	
Segundo o livro "Psicologias: uma introdução ao estudo da psicologia", uma regra social se institucionaliza a partir do processo de descoberta de forma mais rápida, simples e econômica de desempenhar as tarefas do cotidiano. Com base na afirmativa, marque a alternativa INCORRETA:
Certo	Um habito estabelecido por razões concretas, não transforma-se, com o passar do tempo, em tradição.
A intervenção do pedagogo se estrutura
em três níveis, são eles: 	
Certo	Monitor de training group, técnico de organização e sábio ou pesquisador.
É muito perigoso quando os professores rotulam um aluno de alguma forma, pois estão contribuindo para:
Certo	Reforçar que o aluno se conforme com essa nova identidade e atue de acordo com ela.
	
A Análise Institucional concebe o desvio escolar a partir de duas visões de análise: a institucional e a interacionista. Das afirmativas a seguir, qual ou quais estão corretas?
I-O desvio serve para revelar que a ordem estabelecida é coercitiva e arbitrária, o desvio seria a consequência da desorganização social e do caráter patológico da sociedade.
II-O desvio deve ser visto como um sintoma social, como um sinal de que algo está errado naquele contexto social.
III-O desvio e a rotulação de indivíduos ou grupos sociais dependem da maneira que o fenômeno é vivido em cada sociedade, num dado momento histórico e social.
Certo	As afirmativas I, II e III.
	
Qual o ponto em comum das Análises Institucional e Interacionista em relação ao desvio escolar? 
Certo	Avaliam o desvio e os vê sob ponto de vista das normas prescritas.
	
Para o autor Lapassade existem dois tipos de análises, são elas:.
Certo	Institucional e Interacionista.
Analise as situações abaixo e marque a que pode ser considerada um desvio escolar. 
Certo	Um aluno que faz um manifesto na quadra de educação física gritando que a escola está reprimindo.
	
I-De acordo com a Análise Interacionista o desvio de comportamento e a rotulação de indivíduos depende da maneira que o fenômeno é vivido em cada sociedade, num dado momento histórico e social. Na realidade, é um conjunto de operações materiais e simbólicas que dá sentido às práticas e governa as ações dos atores, no plano individual e social; II-A Análise Institucional compreende o desvio comportamental como um ato transgressor, individual, com a finalidade de modificar as normas instituídas. III-Para a Análise Institucional o comportamento desviante funciona como um sintoma social.
Certo	(a)	As afirmativas I, II e III estão corretas;
	
A análise institucional ou sócio-análise tem como proposta os seguintes pontos, EXCETO:
Certo	ser uma fonte de resistência à mudança, reação às críticas, desconsideração dos fatores temporais e históricos, rigidez ideológica, oposição e conflito.
Lapassade analisa o desvio escolar sob o ponto de vista institucional. Ele aponta que na visão do paradigma institucionalista clássico, a primeira definição de desvio remete a três formas, são elas:
Certo	Libidinal, ideológioco e organizacional.
	
A instituição família apresentou grandes mudanças a partir do século XIX. O casamento, especialmente, foi o receptor da maioria destas transformações. Analise as afirmativas abaixo quanto à evolução histórica da família como instituição.
I- Sai de cena o casamento por amor e a escolha do parceiro pelos próprios indivíduos e tem lugar a união por contrato, escolhida pelos pais dos cônjuges.
II- Com o advento do capitalismo e da industrialização, a família passou a representar um refúgio ante as ameaças do mundo. Ela diminuiu em número de membros, tornou-se patriarcal, hierarquizada, com a divisão do trabalho sendo sexualmente definida.
III- A família burguesa (ou moderna) dava ao homem o papel de provedor, responsável por sua manutenção e sustento. À mulher cabia o papel de educadora dos filhos, gerente do lar e da privacidade.
IV- O homem era a figura pública, aquele que trabalhava fora, lidava com o mundo externo. A mulher era o privado, a zeladora do bem-estar do marido e dos filhos, a defensora da intimidade familiar.
Estão CORRETAS as afirmativas
Certo	apenas II, III e IV
	
Segundo Coimbra pode-se considerar algumas afirmações sobre a Escola: I- ela surge para fortalecer e garantir o poder de uma classe social que é dominante numa determinada formação social, ou seja, ela nem sempre existiu, é criada para servir a determinados objetivos. II- a hierarquia que existe em nossa sociedade ali se reproduz e nisso a disciplina desempenha um papel fundamental, através das punições e castigos. III- se coloca aberta a todos, é vista como democrática, e trata a todos da mesma forma, assumindo sua responsabilidade pelos fracassos escolares. IV- ela, em seu interior, reproduz e fortalece a divisão de classes que existe em nossa sociedade.
Certo	(c)	As afirmativas I, II e IV estão corretas;
	
A escola não só intervém na transmissão do saber científico organizado culturalmente como influi em todos os aspectos relativos aos processos de socialização e individuação da criança. Entre os aspectos transmitidos pela escola que influem no processo de socialização das crianças estão:
I. Diminuição das relações afetivas.
II. Habilidade de participar de situações sociais.
III. Aquisição de destrezas relacionadas com a competência comunicativa
IV. Desenvolvimento da identidade sexual e da própria identidade pessoal.
Estão corretas as afirmativas:
Certo	apenas II, III e IV
NÃO é correto afirmar que a escola como instituição fundamental para a formação da cidadania deve:
Certo	servir para fortalecer e garantir o poder de uma classe social que é dominante numa determinada formação social;
Apesar da Escola ser uma instituição fortemente articulada com o Estado, encontramos em seu interior espaços onde as lutas podem acontecer. Como instituição fundamental para a formação da cidadania a escola deve:
I-servir para fortalecer e garantir o poder de uma classe social que é dominante numa determinada formação social;
II-priorizar a formação do comportamento crítico, com base no desenvolvimento das competências lógica, linguística e moral;
III-Contribuir para a construção da cidadania ativa, entendendo as unidades educacionais como espaços de organização da sociedade para a defesa de direitos conquistados e criação de novos.
Estão corretas as afirmativas:
Certo	Somente a II e III
A família burguesa (ou moderna) dava ao homem o papel de provedor, responsável por sua manutenção e sustento. À mulher cabia o papel de educadora dos filhos, gerente do lar e da privacidade. Entretanto, essa estrutura familiar não corresponde ao observado atualmente. Analise as afirmativas abaixo quanto à estrutura familiar na atualidade.
I. Há uma nova assunção de valores e papéis sociais no núcleo familiar, quando a mulher sai para as ruas e passa a receber por sua força de trabalho um salário tal como o homem.
II. Essa troca de papéis produz lacunas na criação dos filhos; da mãe-educadora surge a mãe-trabalhadora e com isso todas as variáveis implícitas nela.
III. A crença de que a família não mais satisfazia suas funções mais básicas impediu a expansão das escolas e dos serviços de bem-estar social.
IV. A escola assume para si o cargo de educadora e disciplinadora das crianças, pois a família já não consegue dar conta da transmissão de valores.
Certo	apenas I, II e IV
De acordo com um estudo de Martín-Baró (1983), ele aponta que as pessoas incorporam psiquicamente a ideologia social dominante, em forma de atitudes, como um conjunto psicológico de crenças sobre o mundo, nas quais três instituições contribuem para fortalecer esses valores: a família, a escola e a moral. Estes elementos contribuem para formar o que o autor denomina de visão de mundo fatalista, que pode ser compreendida como:
Certo	fenômeno psicossocial intimamente ligado às estruturas sócio-econômicas. Tal fenômeno se configuraria como uma espécie de "dormência" ou "orpor" dos indivíduos frente à realidade desumana em que estão inseridos, e isso resultaria no desenvolvimento de uma certa passividade frente aos fatos sociais.
A escola como instituição fundamental para a formação da cidadania deve:
Certo	colaborar com os movimentos de luta pela melhoria da qualidade sociocultural e socioambiental, entendendo as unidades educacionais como espaços de organização da sociedade para a defesa de direitos conquistados e criação de novos.
	
Marlene Guirado, ao pensar a atuação do
psicólogo na área da Psicologia Institucional, afirma que, uma vez numa equipe (multidisciplinar) de uma instituição concreta, o psicólogo estará sempre muito distante daquela posição privilegiada de assessor ou consultor, para garantir a especificidade em sua intervenção, pois tudo que pode compreender ou analisar das relações instituídas estará sendo crivado pelo lugar que ocupa como:
Certo	agente institucional.
	
Bleger recuperou a dimensão institucional nos processos grupais. Para ele nas Instituições as pessoas trabalham em grupos e nestes há conflitos e é preciso resgatar a saúde mental ou o bem estar dos grupos.
Marque a alternativa correta:
Certo	Um conceito que tem a ver com o bem estar é o de psico-higene.
Lapassade considera o Estado a instituição primeira, o que isso dizer que? Marque a alternativa correta.
Certo	O Estado legitima toda e qualquer outra Instituição.
	
A metodologia de análise das relações dentro da escola, espaço dinâmico onde se dá a prática do psicólogo escolar, foi a partir dos institucionalistas Bleger e Lapassade, visto que seus conceitos teóricos se aplicam dentro desta realidade. Com base nessas perspectivas, acredita-se que a escola deveria ser um lugar para o pensar, para a reflexão, para o saber. I-	Os três níveis que a análise institucional de Lapassade considera como base da realidade social são: o do grupo, o da organização e o da instituição. II-	Na conceituação de instituição, Lapassade distingue dois termos, O primeiro significa o que está estabelecido e que tem caráter de cristalização das formas de relação. O segundo refere-se ao movimento de criação e caracteriza-se como a capacidade de inventar novas formas de relação. São eles: instituido - instituinte; III-	Na concepção de organização da vida social, criada pelo Estado, Lapassade atribui um lugar fundamental à burocracia, situando-a como uma questão política. Para ele a burocracia é: a organização da separação, e seu traço definidor é a forma de organização do poder, em que há uma alienação da condição de decisão sobre o fazer cotidiano, em favor de grupos que, embora em relação, não alinham seus interesses aos dos grupos ou indivíduos executores. Estão Corretas as afirmativas:
Certo	I, II e III
Das afirmativas que se seguem, apenas uma NÃO explicita a concepção de Burocracia de acordo com Lapassade:
Certo	desfaz a divisão no poder entre grupos de decisão e grupos de execução do fazer institucional, gerando uma relação democrática.
Lapassade em relação à Instituições escolares diz que a pesquisa pedagógica deveria fazer distinção entre Instituições externa e interna à classe. São consideradas Instituições pedagógicas internas:
Certo	Conjunto de técnicas utilizados na classe: trabalho em equipe.
É muito perigoso quando os professores rotulam um aluno de alguma forma, pois estão contribuindo para:
Certo	Reforçar que o aluno se conforme com essa nova identidade e atue de acordo com ela.
	
Lapassade analisa o desvio escolar sob o ponto de vista institucional. Ele aponta que na visão do paradigma institucionalista clássico, a primeira definição de desvio remete a três formas, são elas:
Certo	Libidinal, ideológioco e organizacional.
	
A escola como "aparelho ideológico do Estado" se caracteriza da seguinte maneira:
Certo	inculca os valores, hábitos e normas da ideologia burguesa e, com isso, mostra a cada "educando" o lugar que deve ocupar na sociedade, segundo sua origem de classe.
	
Apesar da Escola ser uma instituição fortemente articulada com o Estado, encontramos em seu interior espaços onde as lutas podem acontecer. Como instituição fundamental para a formação da cidadania a escola deve:
I-servir para fortalecer e garantir o poder de uma classe social que é dominante numa determinada formação social;
II-priorizar a formação do comportamento crítico, com base no desenvolvimento das competências logica, linguística e moral;
III-Contribuir para a construção da cidadania ativa, entendendo as unidades educacionais como espaços de organização da sociedade para a defesa de direitos conquistados e criação de novos.
Estão corretas as afirmativas:.
Certo	Somente a II e III

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais