Buscar

TRAUMA NA COLUNA VERTEBRAL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

TRAUMA COLUNA VERTEBRAL
INTRODUÇÃO 
O trauma da coluna vertebral, se não reconhecido e devidamente tratado, pode resultar em dano irreparável à medula espinhal e deixar o paciente com incapacidade neurológica permanente. Alguns pacientes sofrem lesão imediata na medula espinhal; a lesão na medula espinhal como como resultado evento traumático. Outros sofrem uma lesão na coluna vertebral que inicialmente não prejudica a medula espinhal; lesão na medula espinhal surge depois em consequência do movimento da coluna. Pelo fato de o sistema nervoso central(SNC) ser em capaz de se regenerar, uma medula espinhal lesada não pode não pode ser recuperada. Mover de modo inadequado um paciente com lesão na coluna vertebral ou permitir que o paciente se mova, pode resultar em lesão devastadora na medula espinhal, se esta já não estiver lesionada. Não avaliar devidamente, não prever, e não imobilizar um paciente com potencial lesão da coluna vertebral pode produzir um resultado bem pior que deixar de imobilizar devidamente um fêmur fraturado, por exemplo. Por outro lado, a imobilização em pacientes sem alguma indicação de lesão envolvendo a coluna vertebral ou a medula espinhal tem mostrado gerar graves consequências. A lesão da medula espinhal pode causar sérios efeitos na fisiologia humana, no estilo da vida e na situação financeira. A fisiologia humana é afetada porque o uso das extremidades ou outras funções fica gravemente limitado ou totalmente prejudicado como resultado do dano e da medula espinhal. O estilo de vida é afetado porque normalmente a lesão da medula espinhal resulta em profundas mudanças nas atividades diárias e na independência. A lesão da medula espinhal também afeta a situação financeira do paciente, assim como a da população em geral. O paciente com tal lesão tem necessidade de tratamento intenso e de longo prazo. O custo dos cuidados a um paciente com lesão medular permanente é estimado em cerca de 1,35 milhões de dólares. 
Anualmente cerca de 32 pessoas em cada 1 milhão da população dos estados unidos sofrerão algum tipo de lesão da medula espinhal. Há uma estimativa de que 250.000 a 400.000 pessoas vivem com algum tipo de lesão na medula espinhal. A lesão da medula espinhal pode ocorrer em qualquer idade; no entanto, quase sempre ocorre dos 16 aos 35 anos de idade uma vez que esse grupo etário esta envolvido em atividades mais violentas e de alto risco. A maioria dos pacientes com esse tipo de lesão tem entre 16 e 20 anos de idades. O segundo maior grupos de pacientes possui entre 21 e 25 anos, e o terceiro maior grupo entre 26 e 35 anos de idade. Os homens são mais acometidos do que as mulheres. As causas mais comuns são acidentes de trânsito (48%), quedas (21%), lesões penetrantes (15%), lesões esportivas (14%), e outras lesões (2%). No geral, cerca de 11.000 pessoas sofrem lesão da medula espinhal a cada ano nos estados unidos. Forças violentas repentinas que agem no corpo podem forçar a coluna e seus ligamentos além dos limites normais dos movimentos seja por impacto direto na cabeça ou no pescoço, seja deslocando o tronco da cabeça. Os quatro conceitos a seguir ajudam a esclarecer o possível efeito de energia na coluna ao avaliar a probabilidade de lesão: movimenta com frequência em uma direção, direção diferente do tronco, resultado em forças intensas sendo aplicadas ao pescoço (coluna cervical, medula espinhal ). 2- objetos em movimento tendem a permanecer em movimento em movimento e objeto em repouso tendem a permanecer em repouso (primeira lei de Newton).3- um movimento repentino ou violento das coxas desloca a pelve, resultando em movimento forçado da coluna lombar. Devido ao peso e inércia da cabeça e tronco, a força é aplicada na direção oposta á parte superior da coluna.4- a ausência de déficit neurológico não descarta lesão óssea ou ligamentar na coluna vertebral, ou condições que forçam a medula espinhal até seu limite de tolerância.
Déficits neurológicos resunltam do trauma a uma serie de diferentes estruturas do sistema nervoso central e periféricos, lesão traumática do cérebro é uma causa comum de lesão neurológica. Alguns pacientes de trauma com déficit neurológico causado ou por lesão direta do nervo periférico ou lesão de extremidades, que é associada a lesão nervosa mas não uma lesão de medula espinhal. Em todas essas situações os níveis neurológicos pode ser temporário mas, na maioria será permanente. Deve- se presumir que todo paciente que foi lesionado com resultado de alguns dos mecanismos a seguir tem uma provável lesão na coluna vertebral:
Todo o mecanismo de trauma contuso que produziu um impacto violento na cabeça, pescoço, tronco ou pelve.

Outros materiais