Buscar

O multiculturalismo é a existencia de varias culturas reunidas em um mesmo espaço territorial e nacional

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

O multiculturalismo é a existencia de varias culturas reunidas em um mesmo espaço territorial e nacional. Ele é fruto direto da globalização que trouxe grandes avanços tecnológicos ligados a informação interligando diferentes lugares do globo. Com isso, houve um aumento da imigração, legal e ilegal, ocasionando, assim, a mistura de culturas.
Esse processe tende a combinar elementos de varias culturas em uma nova e diferente sociedade. Por causa disso, esse processo é criticado porque acaba destruindo os costumes e tradicoes enraizados naquele povo. Com isso, estes novos habitantes acabam sofrendo um certo preconceito.
No Brasil, a constituição federal demonstra que todos sao iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza e que ninguem deve sofrer preconceito. Apesar disso, muitas pessoas ainda sofrem preconceitos de diversas formas seja por questao de raça, seja por questoes da opção sexual ou de genero, indigenos e entre outros. Muitos ainda vivem acuados com medo por causa dessa decriminação ainda presente na sociedade.
Com essas questoes, há um grande envolvimrto por parte da sociedade que cobra que as politicas publicas aparem esses descriminados. Com isso surge as ações afirmativas que são atos e ações determinada por um governo com objetivos de eliminar as desigualdes presentes e garantir igualdade nas oportunidades e tratamento, ou seja garantir direitos iguais a grupos que são oprimidos. 
Exemplos dessas ações afirmativas são as cotas para determinadas funcoes publicas como as universiades e empregos publicos, que ajudam as pessoas carentes que nao tiveram acesso adequado a educação. Encentivos para integração na sociedade de indios, grupos do LGBT, imigrantes de países africanos sem sofrer preconceitos. Muitos países celebram acordos para se unirem e combater essa descriminação, como por exemplo, em tratados de direitos humanos.
Com isso, o debate sobre o multiculturalismo ainda será longo pois muitos países ainda são bastantes preconceitusos apesar de todos os esforços. O combate contra esse preconceito deve se iniciar desde cedo para que as criancas no futuro não propague essa descriminação alem de varias politicas dos governos para unir essa sociedade fragmetada.

Outros materiais