Buscar

apol metodologia de alfabetizacao

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - Metodologia da Alfabetização 
Leia o extrato de texto a seguir:
“As idades cronológicas, durante as quais espera-se que as crianças desenvolvam comportamentos representativos de um dado estágio, não são fixas. Os intervalos entre as idades, sugeridos por Piaget, são normativos e denotam os momentos durante os quais espera-se que uma criança apresente os comportamentos intelectuais próprios daquele nível [estágio] particular”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, o mesmo encontra-se disponível no livro: WADSWORTH, Barry J. Inteligência e afetividade da criança na teoria de Piaget: fundamentos do construtivismo. Tradução de Esméria Rovai. 5ª ed. São Paulo: Pioneira, 1996. p. 32.
 Com relação ao estágio “sensório-motor” proposto por Piaget, considere as afirmativas abaixo:
 I. A criança conquista seu mundo por meio da percepção e dos movimentos.
II. Este estágio ocorre na primeira infância, dos 02 aos 07 anos.
III. A criança, neste estágio, apresenta o aparecimento da linguagem.
IV. Este estágio contempla crianças recém-nascidas e lactentes, de 0 a 2 anos.
Estão corretas as afirmativas
Nota: 20.0
	
	A
	Afirmativas I e IV.
Você acertou!
As afirmativas I e IV são corretas, pois no primeiro estágio, denominado sensório-motor, a criança conquista seu mundo por meio da percepção e dos movimentos, de todo o universo que a cerca. Esse estágio contempla crianças de 0 a 02 anos. As alternativas II e III são incorretas, pois o estágio que compreende as crianças de 02 aos 07 anos é o pré-operatório, onde ocorre o aparecimento da linguagem (livro-base, p. 25).
	
	B
	Afirmativas I e III.
	
	C
	Afirmativas I e II.
	
	D
	Afirmativas II e III.
	
	E
	Afirmativas II e IV.
Questão 2/5 - Metodologia da Alfabetização 
Considere a afirmação a seguir:
“Piaget afirma que não se herda estruturas cognitivas. Elas passam a existir, apenas no decorrer do desenvolvimento. Herda-se, sim, um modus operandi, uma maneira específica de transação com o ambiente. Assim, herdamos um modo de funcionamento intelectual”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, o mesmo encontra-se disponível em: MATOS, Auxiliadôra Aparecida de. Fundamentos da Teoria Piagetiana: esboço de um modelo. Revista Ciências Humanas. Universidade de Taubaté (UNITAU), v. 1, n. 1, 2008. Link: http://www.rchunitau.com.br/index.php/rch/article/view/192/99.  Acesso em 10 mar. 2016.
Conforme os conteúdos do livro-base da disciplina, intitulado Metodologia da Alfabetização, Piaget apresenta importantes e diferentes conceitos que fazem parte do processo da construção do conhecimento e da alfabetização da criança, quais sejam:
Nota: 20.0
	
	A
	Equilibração, adaptação, autonomia, comunicação e desequilíbrio.
	
	B
	Equilibração, adaptação, dependência, comunicação e assimilação.
	
	C
	Adaptação, autonomia, comunicação, assimilação e desiquilíbrio.
	
	D
	Autonomia, comunicação, adaptação, equilibração e assimilação.
	
	E
	Equilibração, adaptação, acomodação, assimilação e desiquilíbrio.
Você acertou!
Segundo a teoria de Piaget, os conceitos de equilibração, adaptação, acomodação, assimilação e desiquilíbrio interferem no processo de alfabetização (livro-base, p. 26).
 
Questão 3/5 - Metodologia da Alfabetização 
Leia a passagem de texto a seguir:
“Os métodos [de alfabetização] nasceram nas salas de aula. Em todos os casos foram o produto da criatividade dos professores e por eles foram aperfeiçoados, através de sucessivas experiências que visavam responder às demandas crescentes de uma população que enfatiza sua necessidade de aprender”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, o mesmo encontra-se disponível no livro: BRASLASVKY, Berta. Escola e alfabetização: uma perspectiva didática. São Paulo: UNESP, 1988. p. 44.
De acordo com os conteúdos do livro-base da disciplina, intitulado Metodologia da Alfabetização, considere as afirmativas abaixo sobre os métodos tradicionais de alfabetização:
 I. Alguns métodos tradicionais de alfabetização almejavam a leitura, a escrita e a necessidade de fazer o aluno chegar ao conhecimento das palavras.
II. Os métodos tradicionais de alfabetização, baseados na cópia, na repetição e no reforço, concebem a alfabetização tal qual o processo atual de alfabetização e letramento.
III. Os métodos de alfabetização tradicionais, que defendiam o processo comportamental da aprendizagem, se baseavam na cópia, na repetição e no reforço.
IV. Alguns métodos de alfabetização tradicionais preconizavam as associações entre fonemas e grafemas e com a memorização dessas correspondências.
Estão corretas as afirmativas:
Nota: 20.0
	
	A
	Afirmativas II e III.
	
	B
	Afirmativas I e III.
	
	C
	Afirmativas II, III e IV.
	
	D
	Afirmativas I, III e IV.
Você acertou!
As afirmativas I, III e IV. A ideia de utilizar métodos para a alfabetização é fruto de concepções diferentes das que estão vigentes hoje, mas esse assunto ainda é alvo de muita discussão. De acordo com Lucia Lins do Rego (2007), “toda esta tradição estava vinculada a uma concepção de alfabetização segundo a qual a aprendizagem inicial da leitura e da escrita tinha como foco fazer o aluno chegar ao reconhecimento das palavras garantindo-lhe o domínio das correspondências fonográficas. [...] Tratava-se de uma visão comportamental da aprendizagem que era considerada de natureza cumulativa, baseada na cópia, na repetição e no reforço. A grande ênfase era nas associações e na memorização das correspondências fonográficas. A alternativa II, nesta conjuntura, torna-se incorreta (livro-base, p. 64).
	
	E
	Afirmativas I e IV.
Questão 4/5 - Metodologia da Alfabetização 
Leia o fragmento de texto abaixo:
“Sem o sistema de expressão simbólica que constitui a linguagem, as operações permaneceriam no estado de ações sucessivas, sem jamais se integrar em sistemas simultâneos ou que contivessem, ao mesmo tempo, um conjunto de transformações solidárias”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, o mesmo encontra-se disponível no livro: PIAGET, Jean. Seis estudos de psicologia. Tradução de Maria Alice Magalhães D’Amorim e Paulo Sérgio Lima Silva. 24. ed., Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1999. p. 92. 
De acordo com as ideias de Piaget acerca do desenvolvimento do conhecimento da linguagem e da alfabetização da criança, analise as sentenças abaixo e assinale V para as afirmativas verdadeiras, e F para as afirmativas falsas:
I. ( ) Piaget desenvolveu estudos com ênfase nos processos de construção do conhecimento das crianças, onde, para ele, o conhecimento é uma contínua construção.
II. ( ) Piaget fundamentou que a construção do conhecimento infantil ocorre por meio do contato da criança com os objetos de estudo.
III. ( ) Para Piaget, a aprendizagem da criança ocorre independentemente da experiência vivenciada por ela.
IV. ( ) Piaget acreditava nas interações como forma de aprendizado, inclusive da alfabetização.
Agora, marque a sequência correta:
Nota: 20.0
	
	A
	V – V – F – V
Você acertou!
As afirmativas I, II e IV são verdadeiras. Piaget desenvolveu seus estudos com ênfase nos processos de construção do conhecimento nas crianças. Para ele, o conhecimento é uma contínua construção que ocorre por meio do contato da criança com os objetos de estudo. Para Piaget, não há aprendizagem sem a experiência. “O conhecimento, na sua origem, não vem dos objetos nem do sujeito, mas das interações – inicialmente indissociáveis – entre sujeito e esses objetos (Piaget, citado por Seber, 1997, p.60)”. A afirmativa III é falsa, Piaget acreditava na experiência como aprendizagem, na interação entre o mundo, sujeitos e objetos (livro-base, p. 23, 24).
	
	B
	V – F – V – V
	
	C
	V – V – F – F
	
	D
	V – F – V – F
	
	E
	F – F – V – F
Questão 5/5 - Metodologia da Alfabetização 
Considere a seguinte citação:
 “A escola rural representava o local onde se pretendia dizer que se estuda. Defato, pouco de escola poderíamos encontrar nos contextos dilapidados espalhados pelo interior do Brasil; escolas sem qualquer condição de abrigar suas crianças para o mínimo de ambiente qualitativo de aprendizagem”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, o mesmo encontra-se disponível em: CAVALCANTE, Ludmila Oliveira Holanda. Das políticas ao cotidiano: entraves e possibilidades para educação do campo alcançar as escolas no rural. Ensaio: avaliação e políticas públicas em educação, Rio de Janeiro, v. 18, n. 68, p. 549-564, jul./set. 2010. p. 554.
Considerando o fragmento do texto acima, bem como os conteúdos abordados no livro-base da disciplina, intitulado Metodologia da Alfabetização, com relação à alfabetização no ambiente rural segundo o Censo do ano de 2000 e o Ministério da Educação e Cultura – MEC, analise as afirmativas a seguir:
 I. Foi constatado na época que muitos estudantes brasileiros de 10 até 14 anos ainda não estavam alfabetizados.
II. O Censo constatou que os alunos brasileiros entre 07 a 14 anos apresentavam alto índice de alfabetização.
III.O Censo constatou que aproximadamente 59% dos alunos brasileiros chegaram ao quinto ano do Ensino Fundamental sem terem desenvolvido competências e habilidades básicas de leitura.
IV. Constatou-se na época que aproximadamente 87% dos estudantes brasileiros chegaram alfabetizados e letrados ao quarto ano do Ensino Fundamental.
Estão corretas as afirmativas.
Nota: 20.0
	
	A
	Afirmativas I e III.
Você acertou!
As afirmativas I e III são corretas pois, conforme o Censo do ano 2000 e o Ministério da Educação e Cultura – MEC,  mais de 16 000 000 de estudantes brasileiros, de 10 até 14 anos, ainda não foram alfabetizados, da mesma maneira em que 59% dos alunos, chegaram ao quinto ano do ensino fundamental, sem terem desenvolvido competências e habilidades básicas de leitura.  Desta maneira, o Brasil possui um alto índice de alunos, entre 07 e 14 anos, que não são totalmente alfabetizados, o que considera as afirmativas II e IV como incorretas (livro-base 77,78).
	
	B
	Afirmativas III e IV.
	
	C
	Afirmativas I e II.
	
	D
	Afirmativas I e IV.
	
	E
	Afirmativas I, II e IV.

Outros materiais