Buscar

AULAS 1 a 10

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

AULA 1
1. Como se refere o filósofo Leandro Konder (2010 :36) ¿A realidade é sempre mais rica que o conhecimento que temos dela. A totalidade é mais que a soma das partes que a constituem". O que podemos depreender desta afrimação?	
 	A realidade deve ser compreedida em sua totalidade.
2. Afirma-se que a Filosofia não é um saber desinteressado; está implícita na pergunta filosófica a ideia de que, se algo está sendo assim, não poderia ser diferente. Isso indica que a Filosofia não trata somente com os fatos em existência imediata, ela aponta para:	
 	O dever, ou seja, para a dinâmica da realidade em suas potencialidades de vir a ser
3. Analise a assertativa ¿ser radical é ir às raízes e a raiz do homem é o próprio homem¿. Marx, 1848. Qual das alternativas abaixo não tem correspondencia com a afirmação.	
 	A filosofia é resultado do pensamento imediato das coisas, superficial.
4. Apesar das várias concepções que surgem ao longo da História da Filosofia, o que permanece com algo comum a todas ela é que para conhecer , é preciso indagar, buscar a essência das coisas. A reflexão filosófica se diferencia do senso comum. Como podemos definir o conhecimento de senso comum?	
 	Um conhecimento acrítico da vida cotidiana.
5. Os rumos éticos e políticos do trabalho do assistente social se relacionam diretamente com a citação marxiana que diz que "ser radical é ir às raízes e a raiz do homem é o próprio homem". Tomada como orientação para o exercício profissional, podemos dizer que esta perspectiva orienta uma prática que visa:	
 	A defesa dos princípios éticos na cotidianidade do trabalho
6. Assinale a alternativa correta: O código de ética do assistente social fundamenta-se, entre outros princípios:	
 	Em um projeto profissional vinculado ao processo de construção de uma nova ordem societária, sem dominação, exploração de classe, etnia e gênero.
AULA 2
1. Nos últimos anos, o avanço da reflexão ética tem propiciado uma leitura crítica dos fundamentos filosóficos da ética profissional contribuindo para que no campo da pro-dução teórica do Serviço Social seja reforçada a possibilidade de superação de:	
 	Visão abstrata de homem.
2. A questão da verdade, por este motivo, deve ser também relativizada temporalmente. Aquilo que hoje é tomado como verdadeiro amanhã poderá deixar de sê-lo. Os indivíduos nascem em uma sociedade constituída de um sistema normativo e costumes introjetados. É a partir de instituições como: a família e a escola que:	
 	O processo de sociabilidade se realiza.
	
3. "A mulher que andou na linha o trem matou" . " Loura é burra". Afirmações como estas revelam o quanto os valores morais estão presentes e se revelam através da:	
 	Reprodução de preconceitos.
	
4. De acordo com o que foi estudado, marque a alternativa INCORRETA sobre a experiência histórica sobre moralismo, segundo Konder:	
 	O moralismo fortalece valores humanos e depende das intenções daqueles que o cultivam
5. De acordo com o Código de Ética Profissional vigente, é VEDADO ao assistente social:	
 	Intervir na prestação de serviços que estejam sendo efetuados por outro profissional, salvo se a pedido deste.
6. 2 A moral e a ética são definidos nos livros de Filosofia como dimensões diferenciadas da vida social, a primeira referida à vida prática e a segunda a sua teorização. Parte dos filósofos define a ética como:	
 	Filosofia da moral.
AULA 3
1. Marque a opção que caracteriza corretamente projetos societários:	
 	Apresentam uma dimensão política, envolvendo relações de poder
	
2. Qual a visão de Iamamoto referente a essa questão: O assistente social é um profissional liberal? 
I-O assistente social não tem a tradição de ser um profissional liberal. É um trabalhador especializado, que vende a sua capacidade de trabalho para algumas entidades empregadoras que demandam essa força qualificada e a contratam. 
 	
Apenas a I está correta
	
3. Para Agens Heller (apud. Carvalho, 2010 p.24), a vida cotidiana complementa se caracteriza por uma heterogenidade hierarquizada. Como a autora define este conceito?	
 	Uma sucessão linear de gestos , atos e atividades repetidas no dia a dia.
	
4. A partir da expressão abaixo, qual a alternativa que melhor expressa um dos princípios do Código de Ética do Assistente Social? TODO BRASILEIRO TEM DIREITO À MORADIA!!!! AGORA LÊ AQUELE PEDAÇO BONITINHO QUE FALA DE COMIDA E SAÚDE!!! Frase de Miguel Paiva - Jornal A Folha de São Paulo, Agosto de 1998.	
 	Ampliação e consolidação da cidadania.
	
5. O Código de Ética do Serviço Social, ao lado de outros aspectos do Projeto Ético Político, se constitui como referência para o exercício profissional, mas, conforme Iamamoto (2007, p. 77), sua aplicabilidade se depara com alguns desafios. Marque a alternativa que descreve quais são esses desafios.	
 	O desafio é a materialização dos princípios éticos na cotidianidade do trabalho, evitando que se transformem em aplicativos abstratos, descolados do processo social.
	
6. Os preconceitos interferem negativamente sobre a prática profissional, pois o assistente social pode em seu cotidiano profissional não perceber que está reproduzindo juízos de valor resultantes do senso comum. A alternativa CORRETA em relação ao senso comum e:	
 	Um saber adquirido de forma espontâneo no cotidiano.
AULA 4
1. Marque as alternativas que caracterizam corretamente ética 
I- A ética é uma capacidade humana posta pelo ser social que possibilita o agir consciente e livre diante das escolhas de valor 
II-É na relação com os usuários, nos limites da sociedade capitalista, que a ética profissional se objetiva através de ações críticas, reflexivas e conscientes, da ampliação do espaço profissional, no compartilhamento de saberes com diferentes profissionais e no acompanhamento sistemático das entidades e dos movimentos sociais organizados 
III- É preciso que a ética apreenda criticamente os fundamentos dos conflitos morais e desvele o sentido e as determinações de suas formas alienadas	
 	As afirmativas I, II e III estão corretas
	
2. É no contexto colocado pelo sistema neoliberal, marcado pelas limitações do capitalismo e tensionado por situações de conflitos, que a ética profissional é construída. Tendo como direcionamento o projeto ético-político profissional, é preciso que o assistente social esteja atento para:	
 	que não haja uma defasagem entre a intenção ética e o resultado da ação, o que pode levar a julgamento de valor acerca das implicações objetivas da prática profissional
3. Tendo em vista que o projeto ético-político é a direção social da profissão e se norteia pela explicitação dos compromissos de dimensões ético-políticas e teórico-práticas do serviço social, marque dentre as opções qual não caracteriza princípios e/ou posicionamentos do projeto ético-político profissional.	
 	monopólio da participação política e da riqueza socialmente produzida
	
4. Após analisar as afirmativas expostas, marque a assertativa correta: 
I-Os projetos societários determinam os projetos profissionais. 
II- Os projetos profissionais comportam um pacto, um consenso mínimo entre seus membros sobre os parâmetros para o exercício profissiona III- Os projetos profissionais são estruturas dinâmicas que respondem às alterações no sistema de necessidades sociais sobre o qual opera, às transformações históricas, econômicas e culturais, ao desenvolvimento teórico e prático da própria profissão e ainda às mudanças na composição social da categoria. 
IV- Os projetos profissionais pressupõem componentes imperativos (passíveis de discussão no interior de uma categoria profissional), obrigatórios para todos exercerem a profissão, o que se materializa, por exemplo, na constituição dos códigos de éticas profissionais.	
 	
As alternativas I, II, III, IV estão corretas
	
5. Conforme o Código de Ética, assinale a alternativa que NÃO constitui
um dos princípios fundamentais da profissão:	
 	Aprimoramento profissional de forma contínua.
6. O atual Código de Ética Profissional do Assistente Social, é de 15 de março de 1993, todavia esse resultou de um longo processo de debate da categoria, outros códigos de ética foram instituídos ao longo da consolidação da profissão no cenário brasileiro. Assinale o item correto:	
 	O atual Código de Ética(1993) foi o quinto elaborado pela categoria, num contexto em que os três primeiros tinham visões conservadoras, fundamentadas no neotomismo;
AULA 5
1. A inserção dos profissionais liberais na divisão social do trabalho não é a mesma que a de um operário de uma linha de produção. Este aspecto possi-bilita uma maior autonomia invocada pelo próprio trabalhador. Em relação ao Serviço Social, Iamamoto afirma que:	
 	Embora que o Serviço Social seja regulamentado como uma profissão liberal, o assistente social não dispõe de ampla autonomia.
	
2. Assinale a alternativa que correspondam a Interlocução com as Ciências Sociais e a aproximação com vertentes críticas marxistas
 I. Crítica ao Conservadorismo.
 II. O Congresso da Virada.
III. Retomada do pluralismo, com ênfase na conotação política na profissão.os aspectos que contribuíram para o surgimento do Código de Ética de 1986,
 IV. Abertura política/transição democrática.
 Está (ão) corretas:
 	I,II,III e IV.
	
3. Na intercorrência das mudanças ocorridas na sociedade brasileira e com o próprio acúmulo profissional, o Serviço Social desenvolveu-se, laicizou-se e diferenciou-se. Nesse sentido, sobre a ética profissional, é correto afirmar que:	
	A revisão que se procedeu no Código de Ética Profissional de 1986, partiu, dentre outros elementos, da compreensão de que a ética deve ter como suporte uma ontologia do ser social.
4. Adaptada de concurso O Código de Ética nos indica um horizonte para o exercício profissional, um rumo ético-político, o que envolve desafios. Sobre estes desafios, o INCORRETO está em:	
 	Manter a qualificação dos serviços prestados por meio da comercalização o trabalho do assistente social.
5. Ao procurar unir valores religiosos e ciência, um dos Códigos de Ética Profissional do Assistente Social brasileiro estabelece como dever do assistente social: ¿Cumprir os compromissos assumidos, respeitando a lei de Deus, os direitos naturais do homem, inspirando-se, sempre em todos seus atos profissionais, no bem comum e nos dispositivos da lei, tendo em mente o juramento prestado diante do testemunho de Deus¿. Qual Código de Ética estabelece esse dever?	
 	Código de Ética dos Assistentes Sociais de 1947
	
6. Desde a 1º formulação do Código de Ética em 1947 até a reelaboração em 1975 ermaneceram vigentes as mesmas concepções filosóficas baseadas no:	
 	Conservadorismo e assistencialismo.
AULA 6
1. O Código de Ética nos indica um rumo ético-político, um horizonte para o e-xercício profissional. Afirma como valor ético central, o compromisso com a nossa parceira inseparável, a liberdade. Considere as assertivas abaixo acerca do princípio da liberdade: 
I - Implica em autonomia, emancipação e plena expansão dos indivíduos sociais. 
III - Vincula-se a uma nova ordem social sem dominação e ou exploração de classe. 
IV - Implica em equidade e ajuste social . 
Quais são corretas?	
I,III e IV.
	
2. Atualmente se observam a construção de novos arranjos familiares e afetivos, como os casais homo afetivos. Assinale a alternativa que indique o princípio do Código de Ética que se refere ao posicionamento frente a questão das diversidade de valores:	
Empenho na eliminação de todas as formas de preconceito, incentivando o respeito à diversi-dade, à participação de grupos socialmente discriminados e à discussão das diferenças.
	
3. O Código de Ética do Serviço Social é um instrumento valioso que orienta o exercício profissional de maneira a garantir tanto a qualidade dos serviços prestados aos usuários. Sobre o Código de Ética do Serviço Social é INCORRETO:	
Compreender medidas coercitivas e morais sobre o exercício profissional.
	
4. São deveres do Assistente Social nas suas relações com os usuários: 
I - Devolver as informações colhidas nos estudos e pesquisas aos usuários, no sentido de que estes possam usá-los para o fortalecimento dos seus interesses. 
IV - Contribuir para a criação de mecanismos que venham desburocratizar a relação com os usuários, no sentido de agilizar e melhorar os serviços prestados. 
Assinale a sequência corretamente:
	
Certo - Errado - Errado - Certo - Errado
	
5. O Código de _____________atendeu às expectativas profissionais num determinado momento da profissão e da sociedade brasileira. Tal como foi elaborado, não se adequaria à proposta atual da profissão. Assinale a opção CORRETA que completa a lacuna:	
1947.
	
6. Marque a alternativa que destaque corretamente as influências metológicas e fundamentação filosófica do código de ética de 1975. 
I - Reafirma principios neotomistas e rompe com o pluralismo 
II - Aproximação da fenomenologia 
III- Fortalece a neutralidade profissional 
Apenas I, II e III estão corretas
AULA 7
1. 6º PRINCÍPIO DO CÓDIGO DE ÉTICA PROFISSIONAL DO SERVIÇO SOCIAL "Empenho na eliminação de todas as formas de preconceito, incentivando o respeito à diversidade, à participação de grupos socialmente discriminados e à discussão das diferenças. Este princípio é novo em relação aos Códigos que o precederam porque, destaca-se pela forma não conservadora de tratar a questão das diferenças. Considerando as duas afirmativas, é correto afirmar que:
As duas são verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
2. 3º PRINCÍPIO DO CÓDIGO DE ÉTICA PROFISsIONAL DO SERVIÇO SOCIAL: Ampliação e consolidação da cidadania, considerada tarefa primordial de toda sociedade, com vistas à garantia dos direitos civis, sociais e políticos das classes trabalhadoras. Estes princípio é viabilizado através da: 
I. Intervenção doo Terceiro Setor e distanciamento do Estado. 
II. Elaboração do trabalho filantrópico. 
III. Implementação de programas e políticas sociais. 
IV.Mediação dos profissionais do Serviço Social que assumem significado muito importante para a plena realização da cidadania. 
Estão corretas as afirmativas	
III e IV.
	
3. Na perspectiva do projeto ético-político profissional do Serviço Social, a prática do assistente social tem como direção:	
A defesa de uma nova ordem societária, na perspectiva emancipatória.
	
4. As condições objetivas que envolvem o cotidiano profissional do Serviço Social coloca impõe limites a liberdade do assistente social. Indique a alternativa que NÃO refere-se aos limites a liberdade do assistente social:	
Fomento a pesquisa.
	
5. O que diferencia o Código de Ética Profissional do Assistente Social de 1986 em relação aos que os antecederam?
Foi o primeiro a romper com o histórico conservadorismo dos códigos de ética.
	
6. O Código de Ética propondo maior compromisso como o usuário, elege dentre outros, como valor para a profissão:	
A Cidadania
AULA 8
1. Projetos societários caracterizam-se por ser coletivos, projetos macroscópicos que apresentam uma imagem da sociedade a ser construída, que reclamam determinados valores para justificá-las e que privilegiam certos meios, materiais e culturais para con-cretizá - lo (Netto, 1999:93)¿. "Projetos profissionais são estruturas dinâmicas que respondem as alterações no sistema de necessidade sociais sobre o qual opera, às transformações históricas, econômicas e culturais" (NETTO, 1999:96). A partir das citações conclui-se que:	
Os projetos societários determinam os projetos profissionais.
	
2. Para exercer a profissão de Serviço Social, é necessário : 
I.	Concluir graduação em Serviço Social em uma unidade de ensino cujo curso tenha sido oficialmente reconhecido. 
II.	Proceder a inscrição no Cress. 
Certo	I e II.
3. O Conselho Regional de Serviço Social (CRESS) ¿ autarquia com personalidade jurídica de direito público vinculado ao CFESS, com autonomia administrativa e financeira e jurisdição estadual. Conforme a Lei 8662/93 tem como atribuições, dentre outras: 
I. Organizar e manter o registro profissional dos assistentes sociais; 
II. Fiscalizar e disciplinar o exercício da profissão de Serviço Social; 
III. Zelar pela observância do Código de Ética Profissional, funcionando como Tribunal Regional de Ética Profissional e aplicar as sanções previstas no Código de Ética Profissional 
	
As alternativas I ,II e III estão corretas.
	
4. Sobre o Conselho Federal do Serviço é CORRETO afirmar que trata-se de autarquia pública federal que tem a atribuição de orientar, disciplinar, normatizar, fiscalizar e defender o exercício profissional do/a assistente social no Brasil, em conjunto com:	
Os Conselhos Regionais de Serviço Social (CRESS).
	
5. O profissional do Serviço Social que descumprir os preceitos do Código de Ética Profissional será julgado por qual órgão de primeira instância:	
Conselho Regional de Serviço Social.
	
6. O assistente social tem autonomia para exercer as atividades previstas para a profissão desde que se respalde:	
No Código de Ética e na Lei de Regulamentação da profissão .
AULA 9
1. O conservadorismo profissional presente nos Códigos anteriores ao de 1993, especificamente nos de 1947 e 1965, elevava seu caráter controlador e nor-mativo. Assinale a caracterização que NÃO corresponde à ética tradicional:	
Vinculou intervenção profissional a um ideário emancipatório.
2. Leia atentamente a situação hipotética abaixo e assinale a alternativa que corresponde ao procedimento ético adequado: Maria Lúcia era assistente social de uma instituição e foi convocada a prestar depoimento, pois fazia o acompanhamento de um adolescente infrator. Então, prestou o depoimento e, mediante consentimento do adolescente, mencionou questões sigilosas sobre a vida familiar do adolescente. Baseada na situação descrita, a assistente social:	
Agiu corretamente ao comparecer e a revelação foi feita dentro do estritamente necessário e somente às pessoas que deviam tomar conhecimento.
	
3. Qual documento revelou esta ruptura com a neutralidade profissional ?	
O Código de Ética de 1986.
	
4. Segundo Marilda Villela Iamamoto, a consolidação de um projeto ético político deve reconhecer:	
A liberdade como valor ético central e a defesa intransigente dos direitos humanos.
	
5. Desde as suas protoformas, o Serviço Social se firma como uma profissão fortemente influenciada pelo conservadorismo moral e político. Na realidade brasileira, os códigos de ética profissionais podem ser considerados exemplos dessa afirmativa, salvo os revistos nos anos 80 e 90. Qual foi o primeiro Código de Ética do Serviço Social que rompeu com o conservadorismo profissional ?	
O Código de Ética de 1986.
	
6. A denúncia sobre irregularidades ética compreende a comunicação formal de uma situação em que a atuação profissional do Serviço Social não esteja em conformidade com:	
O Código de Ética Profissional.
AULA 10
1. Segundo Marcelo Braz Moraes dos Reis (2008, p. 79), ¿não há dúvidas que ____________________ do Serviço Social brasileiro está vinculado a um projeto de transformação da sociedade. Esta vinculação se dá pela própria exigência que a dimensão política da intervenção social impõe. Ao atuarmos no movimento contraditório das classes, acabamos por imprimir uma direção social às nossas ações profissionais que favorece a um ou outro projeto societário¿. Assinale a lacuna com a opção CORRETA:	
Projeto ético ¿ político.
2. Sobre o Código de Ética do Serviço Social é INCORRETO afirma que:	
Compreende medidas coercitivas e morais sobre o exercício profissional.
 
3. O autor José Paulo Netto (1999) define o Projeto Profissional que passa a ser referência no Serviço Social brasileiro, em especial, na lógica do projeto ético-político. Segundo o autor (em suas palavras), dentre outros, os projetos profissionais:	
Apresentam a autoimagem de uma profissão, elegem valores que a legitimam, delimitam e priorizam os seus objetivos e funções, formulam os requisitos para o seu exercício, prescrevem normas para o comportamento dos profissionais.
	
4. Cada profissão é orientada por um conjunto de valores morais relativos a moral profissional e a moral do trabalho. Como é chamado o documento que contém as diretrizes que norteiam a atuação profissional do assistente social:	
Código de Ética Profissional.
	
5. Quando foi criado o primeiro Código de Ética do Serviço Social?	
Em 1947.
	
6. O 9º. Princípio do Código de Ética propões a ¿Articulação do Serviço Social com os movimentos de outras categorias profissionais que partilhem dos princípios deste Código e com a luta geral dos trabalhadores¿.Este princípio reforça a exigência de um novo perfil para o assistente social que deve ser:	
Um profissional propositivo e engajado nos movimentos em defesa da cidadania.
REVISÃO AV

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais