Buscar

trabalho anhaguera

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 5 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

PASSO 1 – A influência da “visão de mundo” nas negociações
a) Por que é importante considerar a “W” dos participantes de um processo de
negociação?
Para poder ter um bom relacionamento humano, e estar preparado para que se tenha uma boa participação nesse processo, comunicação, capacidade de barganhar, procurar informações da parte e de seus interesses, só assim o bom negociador será capaz de atingir os seus objetivos na negociação como, acordos dentro do consenso entre os negociadores, solução de conflitos, e diferenças individuais ou pessoais desse modo poderá chegar a uma negociação ganha-ganha. Para que possa chegar a bons resultados é fundamental que se tenha uma boa comunicação entre ambas as partes, por este motivo é necessário que se tenha troca de informações, ou seja, as partes envolvidas deverá se conhecer previamente, para que haja Feedback. Portanto a comunicação está diretamente ligada a cultura organizacional, os meios escolhidos para a disseminação das informações, de maneira geral, fazem parte de todo planejamento. É preciso que se leve sim em consideração a cultura, os valores, missão e objetivos das empresas, mas o mais importante é que a informação consiga contribuir para melhorias e para o alcance dos ideais da empresa, portanto o negociador deve ser o responsável tanto pela emissão, quanto pela recepção das informações que se dá durante a negociação, deve também fazer o bom uso de suas habilidades para buscar informações sobe o que será negociado.
b) No caso da empresa estudada, como a “W” pode afetar nas negociações e nas estratégias desenvolvidas pela empresa?
Quando se trata de conflitos no processo de negociação, devemos estar atentos aos tipos psicológicos que fazem parte desse processos, devemos analisar que tipo de pessoa eu vou negocia e qual meu tipo de personalidade diante dessa pessoa, tenho antes de tudo, tentar me colocar na situação dessa pessoa só assim poderei saber ou tentar identificar o que ela pensa, como ela reage. Será que essa pessoa é introvertida ou extrovertida? Como devo me comportar diante dessa pessoa. Nessa aula também pude conhecer um pouco sobre os tipos ou funções psíquicas, pessoas do tipo sensação, intuitivas, perceptivas, as eu são mais sentimentais. Também fiquei conhecendo os quatros tipos de negociador que são: Restritivos, Ardilosos, Amigáveis e Confrontador, além de conhecer as auto preferências do sistema MBTI. • Importância de Considerar a “W” dos Participantes Já que no processo de negociação estamos lidando com pessoas, devemos então estar preparados para considerar que vamos nos relacionar com diferentes tipos de “W” pois é muito importante. Devemos analisar, nos colocando no lugar dessas diferentes “W”. Temos que também nos preocupar de como essas pessoas nos vêem diante delas, para conseguirmos entender, como essa pessoa é, como ela sente, como ela irá reagir, durante certas ocasiões, o que para essa pessoa é importante, quais seus conceitos. Se um negociador conseguir lidar com essas diferentes “W”, terá mais chances de se relacionar, ganhará tempo e atingirá satisfação, além de deter boa chance de sucesso na negociação.
c) Considerando a importância da comunicação nas negociações, cite estratégias e meios que as empresas têm adotado para lidar com a questão da “W” nos processos de comunicação. Pesquisar casos verídicos.
Os problemas de comunicação numa organização não podem ser separados de outros problemas como compensação, condições de trabalho, qualidade de supervisão, estrutura organizacional e métodos de trabalho. Torna-se, pois, indispensável à elaboração de uma estratégia de comunicação eficiente que leve em conta as variáveis internas e externas da empresa. Para que realizem as reformas que se afiguram úteis, é preciso fazer um diagnóstico prévio dos sistemas de comunicação. Procura-se confrontar o sistema de comunicação que a direção da empresa crê manter com as comunicações tal qual se dão na realidade e situá-las, umas e outras, por analogia a um modelo ideal que se poderá estabelecer sem ter em conta a história da empresa e as pessoas que a ela estão ligadas. Torna-se, muitas vezes, indispensável uma modificação das estruturas organizacionais. O arranjo das estruturas verticais quer descendentes, quer ascendentes, consistirá principalmente em simplificar as redes inutilmente complexas; em fazer com que, nas obrigatoriamente complexas, cada um possua um perfeito conhecimento e uma boa compreensão do sistema de conjunto e das razões que fazem com que o mesmo seja mantido. Para que possa ocorrer uma perfeita integração dos trabalhadores em qualquer empresa, torna-se absolutamente necessário que eles deixem de ser simples receptores e se tornem também emissores. Só assim se poderá afirmar que existe uma comunicação válida e eficaz.
Exemplo de automatização de processos de negócios em rede de academias
Pequenas e médias empresas com algumas filiais e que oferecem serviços podem ser grandes beneficiárias da automatização de processos. Clientes de serviços são muito suscetíveis a variações na qualidade e à variabilidade da experiência. É por isso que ferramentas de automação que trazem uma visão ampla do que está acontecendo na empresa, por meio de interfaces, permitindo um monitoramento próximo e em tempo real, traz enormes ganhos de gerenciamento e controle para os gerentes, que se refletem na qualidade final dos serviços e na satisfação dos clientes. Este exemplo de automação de processos traz os seguintes benefícios:
Maior controle administrativo.
Melhoria da comunicação entre diferentes áreas.
Diminuição de e-mails desnecessários.
Possibilidade de monitoramento dos processos.
Maior capacidade gerencial.
Melhoria contínua.
PASSO 2 – Novas ferramentas para moldar a cultura organizacional
a) Quais benefícios tais prática traz para as empresas?
Ela é a ferramenta estratégica eficaz para o engajamento do corpo gerencial e colaboradores para a construção, fortalecimento ou mudança para uma cultura vencedora. Ao identificar, projetar e compartilhar histórias, mitos, situações e comportamentos que fazem parte da linha de tempo e evolução da empresa, está facilitando o engajamento e alinhamento de crenças, normas, valores e direção. Ao se criar uma identidade e uma razão para pertencimento entre os colaboradores, surgirá um senso de lealdade e orgulho. E isso proverá consistência e alinhamento que poderão servir de pilares para o crescimento e sucesso organizacional. Muitos líderes já perceberam que a narração de histórias possui alto impacto na modelagem, ou mesmo remodelagem, da cultura organizacional, aonde tem que lidar com mudanças radicais e transformadoras na organização, muitas vezes de árdua execução, as histórias podem facilitar o engajamento e entusiasmo imprescindíveis para a desafiadora tarefa de fazer a mudança. As histórias podem fornecer clareza e entendimento, além de enfatizar os temas, rituais e narrativas organizacionais.
“Uma boa história apresenta elementos de aprendizagem, gera conexão emocional, estimula outras perspectivas, criar conhecimento tácito, comunica valores, estimula reflexão... promove transformação e mudança”, explica Morsch.
b) Como companhias como a Nike podem adotar tal ferramenta, considerando sua dimensão e diversidade cultural?
Por meio do envolvimento dos líderes e das equipes, novas metas culturais poderão ser compartilhadas e realizadas, tais como treinamentos, ações de comunicação interna e realização de eventos e rituais que promovam as bases para a sustentação do desenvolvimento ou mudança cultural A técnica pode ser utilizada de diversas maneiras e situações, como na consolidação da marca, na comunicação interna, no treinamento dos colaboradores e na modelagem da cultura organizacional ,adotando o marketing e gestão de pessoas, e está em alta em grande parte por conta dos avanços tecnológicos, das novas mídias sociais e principalmente pelo perfil da geração Y e Z. Para se contar uma boa história existem técnicas e habilidades requeridas:ela deve ser interativa, visual, despertar emoções, usar diálogos realistas e introduzir personagens com os quais o interlocutor se identifique para que isso ocorra e utilizado as mídias sociais como anúncios ,e propagandas utilizadas no marketing. Ao utilizar palavras, símbolos ou recursos audiovisuais para transmitir um conteúdo e compartilhar conhecimento, a arte de contar histórias acaba aproximando as pessoas da empresa, pois o ser humano estabelece ligações interpessoais e conexões emocionais através de uma narrativa.
c) Quais impactos tal prática pode provocar na cultura de uma organização como a Nike?
Ao identificar, projetar e compartilhar histórias, mitos, situações e comportamentos que fazem parte da linha de tempo e evolução da empresa estamos facilitando o engajamento e alinhamento de crenças, normas, valores e direção. Ao se criar uma identidade e uma razão para pertencimento entre os colaboradores, surgirá um senso de lealdade e orgulho. E isso proverá consistência e alinhamento que poderão servir de pilares para o crescimento e sucesso organizacional. No contexto atual, aonde temos que lidar com mudanças radicais e transformadoras na organização, muitas vezes de árdua execução, as histórias podem facilitar o engajamento e entusiasmo imprescindíveis para a desafiadora tarefa de fazer a mudança. As histórias podem fornecer clareza e entendimento, além de enfatizar os temas, rituais e narrativas organizacionais. Muitos gestores adotam a cotação de histórias no seu o dia a dia para motivar e inspirar a mudança cultural. Eles consideram a storytelling como uma habilidade inerente à função do líder. Ela ajuda as pessoas a aprender lições. As pessoas facilmente a ouvem, a interpretam e a armazenam de uma maneira melhor”, disse outro entrevistado.
PASSO 3 – EMPREENDEDORISMO
a) Com base no que você leu acima sobre a obra de Schumpeter, identifique características citadas pelo autor que classificam a companhia estudada como uma empresa inovadora.
O que há em comum nos acontecimentos do mercado que são aparentemente diversos é a necessidade de modelos mais flexíveis, para permitir que as empresas tenham a capacidade de mudar quando for necessário. Esses e outros acontecimentos ainda não previstos podem contribuir no sentido de pressionar as empresas a um maior conhecimento de suas atividades internas, para obter posições competitivas e consistentes com relação ao mercado. Não obstante, tem-se verificado a importância da inovação pelos empreendedores, não apenas no momento de constituir um empreendimento, mas ao longo do desenvolvimento de suas atividades, tornando-a um processo de continuidade. É preciso identificar quais condições devem ser cumpridas para levar adiante um processo de inovação e quais são os critérios que devem ser adotados para idealizar novos produtos ou serviços
Alguns exemplos de inovações que alteram o estado de equilíbrio são:
A introdução de um novo bem no mercado tal como a descoberta de um novo método de produção ou de comercialização de mercadorias;
A descoberta de novas fontes de matérias-primas,
A alteração da estrutura de mercado vigente como a quebra de monopólios.
b) Leia a notícia: “Nike divulga preços de tênis inspirados em ‘De volta para o
futuro’”, disponível em: <http://www.tecmundo.com.br/nike/111712-nikedivulga-
precos-tenis-inspirados-volta-para-futuro.htm>. Identifique como o
empreendedorismo se mostra em tais casos e qual o tipo de inovação
apresentada.
REFERÊNCIAS 
ALVES, S. Revigorando a cultura da empresa. São Paulo: Makron, 1997. Organização e gestão: uma estratégia fundada na cultura empresarial: estudo de caso. Anais do XXII ENANPAD. CD-Rom. Foz do Iguaçu (PR): ANPAD, 1998. ARGYRIS, C.; SCHÖN, D. A. Organizational learning II: theory, method, and practice.Reading, MA: Addison-Wesley, 1996.
Acadêmicos: José Geraldo Pires Calino – RA – 2094137752 Acadêmico do curso de Tecnologia de Marketing Érika Patrícia Sírio – RA – 2029830981
DOLABELA, Fernando. Oficina do empreendedor. São Paulo: Cultura Editores Associados, 2002. DORNELAS, José Carlos Assis. Empreendedorismo: transformando idéias em negócios. Rio de Janeiro: Campus, 2001.

Outros materiais