Buscar

Resumo Transtornos Mentais

Prévia do material em texto

A face da doenca mental foi apresentada para o mundo em 1962. O trabalho de Foucault foi mostrar e estudar a constituicao historica e as diferentes faces da doenca mental e como oppode ser explicadas em sua genealogia. Contrapondo um conceito da historia geral que a doenca mental tem que ser estudada e pesquisada atraves de metodos cientificos. Foucault nao mostra um olhar na historia da loucura pelo modo de estudo cientifico da psicologia , ele emerge a necessidade de exclarecer a emergencia do sujeito propriamente da psicologia. Para ele a compreensao de loucura nao pode ser vista em relacao entre razao e desrazao na constituicao da subjuntividade ocidental. 
 A preucupacao de Foucault era como a psicologia e a medicina ultilizavam erroniamente um mesmo metodo de analese, demontrando que cabe a psicologia criar um metodo especifico que atenda suas necessidades. Deixando de lado o desvio psicologico e seus efeitos de poder produzir por meio de paradigmas.Foucault pontua a inabilidade da psicologia em entender a patologia mental,impedindo uma construcao de saberes que consiga desvelar e assim ajudar o sujeito o que esta em nofrimento psiquico.
 Foucault abomina a regra que perpassou ao longo dos anos ,deparando o que e normal ou patologico dentro do contexto que loucura - doenca fosse uma coisa so, dentro de um contexto social. Seguindo uma unica meta de separar,clausurar as pessoas que estao cometidas com um sofrimento psiquico do convivio social e tambem de seus familiares.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes