Buscar

A Filosofia de Nietzsche

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Nietzsche
Direcionou seu foco para o estudo da Moral, Religião, das Ciências e das Artes.
Sua Filosofia possui caráter assistemático e fragmentário.
Nietzsche diz que todo saber chega mais pela percepção do que pela razão.
Temos em Platão o mundo Sensível e Inteligível, Platão valoriza Parmênides (Devir). Nesse sentido, Nietzsche valoriza os mitos primitivos e diz que as manifestações artísticas são muito mais perceptíveis que a intelectualidade de Parmênides. 
Espirito Apolíneo (da forma e da beleza – Parmênides) x Espirito Dionisíaco (da inspiração e da embriaguez – Heráclito).
Para Nietzsche, a moral Racionalista, que defende a razão acima da percepção, foi inventada pelos fracos para dominar e controlar os fortes, de tal forma que se tornem fracos. 
Critica ao Platonismo e a Igreja Católica.
Define o filosofo racionalista como a má consciência de seu tempo, porque este personagem valoriza a razão acima de toda e qualquer sensação - Platão opta pelo mundo inteligível em razão ao mundo sensível
Filosofia deve ensinar a entender a realidade. Não defender teorias que escravizem o povo.
Períodos da Metamorfose do Espirito
TU DEVES – Como o Espirito se transformou em camelo. Os fortes são transformados em fracos. É o que a sociedade impõe, o que te obrigam a fazer. São dogmas impostos pela moral e pela religião. Não somos livres.
EU QUERO – Como o camelo se transformou em leão. Quando a pessoa começa a querer, almejar coisas. É quando ele se torna niilista (autônomo e independente – desvalorizar os valores supremos).
EU SOU – Como o leão se transformou em criança. Sem medo das escolhas, das opções. Se algo der errado, deu errado. Vamos poder escolher quem queremos ser e o que queremos fazer. 
A morte de Deus (conceito de Deus) implicava a desvalorização dos valores morais. Acaba com todo pecado, com a necessidade de obediência desse ser. Acaba com toda e qualquer ideia de mandamento de como você deve se comportar. Vai além do que é a morte do mundo-verdade, ou seja, o fim do platonismo.
Representante desse niilismo em que se perdeu toda a ilusão, sobre a chance de estabelecer verdades definitivas sobre as coisas.
Se não há mais ‘‘mundo-verdade’’, então o ‘‘espirito livre’’ saberá que existem apenas diferentes ‘‘interpretações’’ e sua tarefa será interpretar as interpretações.
Toda a crítica de Nietzsche sustenta a questão de que não devemos ter valores impostos pela moral ou religião, devemos ser livres para tomarmos nossas próprias decisões. O homem não pode ser comandado!
Provoca a decadência da moral grega.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes