Buscar

PLANEJAMENTO DE RECURSOS HUMANOS5

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 5 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

PLANEJAMENTO DE RECURSOS HUMANOS
1a aula
		
	 
	Lupa
	 
	 
	
Vídeo
	
PPT
	
MP3
	 
	
	 
	Exercício: GST0413_EX_A1_201603122214_V5 
	17/05/2018 16:16:55 (Finalizada)
	Aluno(a): GEISA DE CARVALHO BLANCO
	2018.1
	Disciplina: GST0413 - PLANEJAMENTO DE RECURSOS HUMANOS 
	201603122214
	 
	Ref.: 201604224580
		
	
	 1a Questão
	
	
	
	
	Observe as frases abaixo que se referem às definições dos tipos de planejamentos organizacionais: 1. Planejamento __________: é o começo de tudo, é a visão do futuro da organização, que se estrutura nos fatores ambientais externos, e nos fatores internos, onde definimos os valores, visões e missão da organização. 2. Planejamento __________: é de onde saem as ações e metas traçadas pelo nível tático para atingir os objetivos das decisões estratégicas. 3. Planejamento __________: é o responsável por criar metas e condições para que as ações estabelecidas no planejamento estratégico sejam atingidas A ordem correta de preenchimento das lacunas nas frases acima é:
		
	 
	Estratégico ¿ Operacional - Tático
	
	Tático ¿ Operacional ¿ Estratégico
	
	Estratégico ¿ Tático ¿ Operacional
	
	Operacional ¿ Tático - Estratégico
	
	Tático ¿ Estratégico ¿ Operacional
	
	 
	Ref.: 201603826923
		
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	Para um Planejamento Organizacional efetivo, é preciso considerar uma complexa leitura dos seguintes fatores:
		
	
	Cuidar mais do ambiente externo, afinal a empresa (ambiente interno não é dinâmico, é estável).
	 
	Ambiente interno da organização e os interesses das pessoas para ofertar a elas os melhores benefícios.
	
	Cuidados com a contingencialidade e o ambiente externo da organização
	 
	Ambiente interno, ambiente externo e variáveis diversas relativas ao segmento de mercado e tipo de negócio.
	
	Cuidar mais do ambiente interno, afinal aqui dentro é que estão as pessoas, os empregados.
	
	 
	Ref.: 201604316036
		
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	(EPTS, 2016) O planejamento estratégico passou a ser muito importante para as organizações conseguirem vantagem competitiva sustentável. Assinale a alternativa que identifica a definição mais adequada para estratégia:
		
	
	Mobilização de recursos para vencer o concorrentes a qualquer preço.
	
	Mobilização de recursos para garantir os rendimentos da alta gestão.
	
	Mobilização de recursos de marketing para publicidade agressivas e enganosas.
	
	Nenhuma das alternativas anteriores.
	 
	Mobilização de recursos visando atingir os objetivos da empresa a curto. médio e longo prazos.
	
	 
	Ref.: 201604293679
		
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	É imprescindível que o administrador ou empresário ou gestor tenha conhecimento sobre a importância do planejamento organizacional, bem como de todos os outros atributos que possam levá-lo a obter sucesso. Assinale qual é a primeira função do administrador
		
	
	Avaliar
	
	Mensurar
	
	Qualificar
	 
	Planejar
	 
	Contabilizar
	
Explicação: O planejamento é a primeira das funções do administrador
	
	 
	Ref.: 201604233212
		
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	Toda organização precisa ter definidos sua missão, visão e valores, que nortearão a sua atuação no mercado. Como exemplo de missão, apresentamos a do Banco do Brasil, que é ¿ser um banco rentável e competitivo, atuando com espírito público em cada uma de suas ações, junto a clientes, acionistas e toda sociedade¿. Sobre esse conceito, leia as afirmativas a seguir:
I. A missão é papel da organização em relação à sua operação no mercado.
II. A missão é uma situação futura que a empresa deseja alcançar.
III. A missão envolve como a empresa irá lidar com seus objetivos, desafios, estratégias etc.
IV. A missão refere-se à avaliação do que foi alcançado com o que foi planejado, mediante estabelecimento de limites aceitáveis para cada desafio ou meta.
 
Está correto o que se afirma em:
		
	
	III e IV
	 
	I e II
	 
	I, III e IV
	
	II e III
	
	I, II e III
	
Explicação: A afirmativa II. refere-se ao conceito de visão organizacional.
	
	 
	Ref.: 201604247838
		
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	O planejamento estratégico é conjunto de informações, que serve como referência e para o planejamento de ações organizacionais, com isso podemos considerar
		
	
	Fenômeno, altera esse fenômeno.
	 
	Pode ser considerado como orientador para os membros de uma determinada organização.
	 
	Enquanto as organizações eram de tamanho pequeno, não sofriam quase impactos do ambiente externo e não apresentavam muitas dificuldades e desafios a enfrentar; administrar era considerado algo relativamente fácil.
	
	Na sociedade moderna, as pessoas nascem, crescem, aprendem, vivem, trabalham, se divertem, e são tratadas dentro das organizações.
	
	Para aqueles que assumem uma função de liderança não basta apenas ter conhecimento técnico, mas é essencial entender questões como: motivação de funcionários, gestão de conflitos, avaliação de desempenho, estilos de liderança, habilidades de comunicação e até questões trabalhistas.
	
	 
	Ref.: 201604285845
		
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	O planejamento estratégico passou a ser utilizado pelas empresas, de forma a desenvolver estratégias que as levassem a enfrentar o ambiente turbulento e altamente competitivo, para que pudessem alcançar os resultados desejados. Segundo Chiavenato, Idalberto (2009), quais são os três níveis de objetivos que a empresa define?
		
	 
	Objetivos estratégicos: relacionados a cada departamento ou unidade da empresa; objetivos táticos: envolvem a organização como um todo e objetivos operacionais.
	
	Objetivos estratégicos: envolvem a organização como um todo; objetivos táticos: relacionados a concorrência ou unidade da empresa e objetivos operacionais: dizem respeito a cada tarefa ou operação realizada na empresa.
	
	Objetivos estratégicos: envolvem a organização como um todo; objetivos táticos: dizem respeito a cada tarefa ou operação realizada na empresa e objetivos operacionais: relacionados a cada departamento ou unidade da empresa.
	
	Objetivos estratégicos: dizem respeito a cada tarefa ou operação realizada na empresa; objetivos táticos: relacionados a cada departamento ou unidade da empresa e objetivos operacionais: envolvem a organização como um todo.
	 
	Objetivos estratégicos: envolvem a organização como um todo; objetivos táticos: relacionados a cada departamento ou unidade da empresa e objetivos operacionais: dizem respeito a cada tarefa ou operação realizada na empresa.
	
Explicação: Questão extraída do Livro Proprietário ¿ Planejamento de Recursos Humanos - Marangoni, Suzana Márcia (2016) - Capítulo 1 ¿ Página: 12 ¿ 2º. Parágrafo.
	
	 
	Ref.: 201604119836
		
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	O planejamento estratégico é consagrado pelas empresas, com o desígnio de desenvolver suas estratégias e, assim sendo, defrontar o ambiente irrequieto e competitivo do mercado do trabalho, para que possam alcançar os resultados almejados. Em decorrência disto, do que trata a fase da missão da empresa da metodologia de planejamento estratégico, proposta por Oliveira, Djalma de Pinho Rebouças de (2001)?
		
	 
	Estabelecimento da missão da empresa: corresponde ao papel da organização em relação à sua operação no mercado, ou seja, a que tipo de necessidade a empresa satisfaz, ao oferecer produtos ou serviços ao mercado, estabelecimento dos propósitos atuais e potenciais: determinar quais são os setores em que a organização atua ou deseja atuar, de acordo com a sua missão, estruturação e debate de cenários: estudar os cenários,na tentativa de prever o comportamento passado de eventos que possam afetar a organização, estabelecimento da postura estratégica: a partir da análise dos cenários, estabelecer sua postura estratégica que determinará como a organização se posicionará frente o ambiente, considerando sua missão a ser realizada, estabelecimento das macroestratégias e macropolíticas: as macroestratégias consistem em como a empresa aproveitará as oportunidades do ambiente. As macropolíticas orientarão o processo de tomada de decisão.
	
	Estabelecimento da missão da empresa: corresponde ao papel da organização em relação à sua operação no mercado, ou seja, a que tipo de necessidade a empresa satisfaz, ao oferecer produtos ou serviços ao mercado, estabelecimento dos propósitos futuros e potenciais: determinar quais são os setores em que a organização atua ou deseja atuar, de acordo com a sua missão, estruturação e debate de cenários: estudar os cenários, na tentativa de prever o comportamento futuro de eventos que possam afetar a organização, estabelecimento da postura estratégica: a partir da análise dos cenários, estabelecer sua postura estratégica que determinará como a organização se posicionará frente o ambiente, considerando sua missão a ser realizada, estabelecimento das macroestratégias e macropolíticas: as macroestratégias consistem em como a empresa aproveitará as oportunidades do ambiente. As macropolíticas orientarão o processo de tomada de decisão.
	 
	Estabelecimento da missão da empresa: corresponde ao papel da organização em relação à sua operação no mercado, ou seja, a que tipo de necessidade a empresa satisfaz, ao oferecer produtos ou serviços ao mercado, estabelecimento dos propósitos atuais e potenciais: determinar quais são os setores em que a organização atua ou deseja atuar, de acordo com a sua missão, estruturação e debate de cenários: estudar os cenários, na tentativa de prever o comportamento futuro de eventos que possam afetar a organização, estabelecimento da postura estratégica: a partir da análise dos cenários, estabelecer sua postura estratégica que determinará como a organização se posicionará frente o ambiente, considerando sua missão a ser realizada, estabelecimento das macroestratégias e macropolíticas: as macroestratégias consistem em como a empresa aproveitará as oportunidades do ambiente. As macropolíticas orientarão o processo de tomada de decisão.
	
	Estabelecimento da missão da empresa: corresponde ao papel da organização em relação à sua operação no mercado, ou seja, a que tipo de necessidade a empresa satisfaz, ao oferecer produtos ou serviços ao mercado, estabelecimento dos propósitos atuais e potenciais: determinar quais são os setores em que a organização atua ou deseja atuar, de acordo com a sua política, estruturação e debate de cenários: estudar os cenários, na tentativa de prever o comportamento futuro de eventos que possam afetar a organização, estabelecimento da postura estratégica: a partir da análise dos cenários, estabelecer sua postura estratégica que determinará como a organização se posicionará frente o ambiente, considerando sua missão a ser realizada, estabelecimento das macroestratégias e macropolíticas: as macroestratégias consistem em como a empresa aproveitará as oportunidades do ambiente. As macropolíticas orientarão o processo de tomada de decisão.
	
	Estabelecimento da missão da empresa: corresponde ao papel da organização em relação à sua operação no mercado, ou seja, a que tipo de necessidade a empresa satisfaz, ao oferecer produtos ou serviços ao mercado, estabelecimento dos propósitos atuais e potenciais: determinar quais são os setores em que a organização atua ou deseja atuar, de acordo com a sua missão, estruturação e debate de cenários: estudar os cenários, na tentativa de prever o comportamento futuro de eventos que possam afetar a organização, estabelecimento da postura estratégica: a partir da análise dos cenários, estabelecer sua postura estratégica que determinará como a organização se posicionará frente o ambiente, considerando sua visão a ser realizada, estabelecimento das macroestratégias e macropolíticas: as macroestratégias consistem em como a empresa aproveitará as oportunidades do ambiente. As macropolíticas orientarão o processo de tomada de decisão.
	
Explicação: Questão extraída do livro proprietário.

Outros materiais