Buscar

Nutrigenética e Nutrigenômica

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Universidade do Extremo Sul Catarinense 
Curso de Nutrição 2º fase 
Disciplina de Genética
Data: 21/05/2018
Aluno(a): Gabriela Candiotto
Atividade sobre Nutrigenômica e Nutrigenética
1 - Defina a diferença entre Nutrigenômica e Nutrigenética? 
A Nutrigenômica estuda como os alimentos, nutrientes e outros compostos bioativos influenciam no genoma, na modulação da expressão gênica. Enquanto a Nutrigenética estuda como a constituição genética de uma pessoa afeta sua reposta à uma dieta e aos nutrientes nela incluso. 
2 - Os avanços tanto da Nutrigenômica como da Nutrigenética serão de fundamental importância para o estabelecimento de intervenções dietéticas personalizadas, com o objetivo de se reduzir o risco de doenças e promover a saúde. Quais são as bases conceituais destas pesquisas, de acordo com Kaput e Rodriguez (Physiol Genomics 16: 166-177, 2004)?
As bases conceituais dessas pesquisas estavam na suspeita de que a dieta era um fator de risco para o desenvolvimento de doenças crônicas, começando, com isso, estudos epidemiológicos. 
3 - O artigo de Fujii, et al., 2010, demonstra as principais doenças que podem ter seus riscos reduzidos devido a integração entre a Nutrigenômica e a Nutrigenética, quais são estas doenças?
As doenças crônicas como as cardiovasculares, câncer, diabetes, doenças neurológicas, obesidade, osteoporose e outras variedades de origem inflamatórias.
4 - O que é fenômeno Epigenético?
É o fenômeno que é capaz de modular a expressão gênica através de mudanças na estrutura dos cromossomos, os quais são constituídos a partir da condensação da cromatina, que é formada por um complexo de DNA e proteínas especiais associadas, as histonas.
5 – Por que é importante a compreensão dos mecanismos nutrigenômicos, nutrigenéticos e epigenéticos para a saúde humana?
A compreensão desses três mecanismos é importante pois como estudam como o corpo de cada indivíduo em particular reage à uma dieta (nutrigenética) e a um nutriente, como esses constituintes alimentares modulam a expressão gênica (nutrigenômica) e a capacidade de poder modular a expressão gênica por mudanças nas estruturas dos cromossomos, eles possibilitam muitos benefícios à saúde, melhorando a qualidade de vida a partir do momento que se pode prevenir o surgimento de doenças crônicas.

Outros materiais