Buscar

Avaliação Parcial tgp

Prévia do material em texto

Avaliação Parcial: CCJ0053_SM_201608089126 V.1  
	Aluno(a): GISLAINE DA CONCEIÇÃO SILVA
	Matrícula: 201608089126 
	Acertos: 9,0 de 10,0
	Data: 12/05/2018 16:05:36 (Finalizada)
	
	
	1a Questão (Ref.:201608903538)
	Acerto: 1,0  / 1,0 
	De acordo com Paulo Cezar Pinheiro Carneiro, existem quatro princípios que devem informar o real significado da expressão acesso à justiça. São esses princípios:
		
	
	Princípio da operosidade, princípio da utilidade, princípio da proporcionalidade e princípio da ampla defesa
	
	Princípio da verdade real, princípio do duplo grau de jurisdição, princípio do devido processo legal e princípio da proporcionalidade
	
	Princípio da verdade real, princípio do duplo grau de jurisdição, princípio do devido processo legal e princípio da legalidade.
	
	Princípio da acessibilidade, princípio da operosidade, princípio da utilidade e princípio da proporcionalidade
	
	Princípio da acessibilidade, princípio do contraditório, princípio da utilidade, princípio da instrumentalidade das formas e princípio da inércia
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201608774377)
	Acerto: 1,0  / 1,0 
	Quais os institutos que integram a teoria geral do processo
		
	
	petição inicial,sentença e decisão interlocutória
	
	jurisdição, ação e processo
	
	competência, jurisdição e distribuição
	
	petição inicial, distribuição e protocolo
	
	distribuição, registro e protocolo
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201608791943)
	Acerto: 1,0  / 1,0 
	O princípio dispositivo, também denominado de princípio da inércia da jurisdição, significa que: 
		
	
	Nenhum Juiz prestará a tutela jurisdicional senão quando a parte ou o interessado a requerer, nos casos e formas legais
	
	O Juiz conhecerá de ofício, a qualquer tempo e grau de jurisdição, enquanto não proferida a sentença de mérito, das questões de ordem pública
	
	Nenhuma das anteriores
	
	Caberá ao Juiz, de ofício ou a requerimento da parte, determinar as provas necessárias à instrução do processo, indeferindo as diligências inúteis ou meramente protelatórias
	
	Cabe ao réu manifestar-se precisamente sobre os fatos narrados na petição inicial
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201608903917)
	Acerto: 0,0  / 1,0 
	Sobre a vigência do novo CPC (Lei n. 13.105/15), assinale a alternativa correta:
		
	
	o NCPC entra em vigor no dia 17 de março de 2016 e revoga grande parte do CPC/73.
	
	O NCPC entra em vigor no dia 18 de março de 2016 e se aplica aos processos já em curso, salvo as exceções previstas no texto do próprio Código.
	
	O NCPC entra em vigor no dia 16 de março de 2016 e revoga integralmente o CPC/73.
	
	O NCPC entra em vigor no dia 18 de março de 2016 e só se aplica aos processos instaurados a partir dessa data.
	
	O NCPC entra em vigor no dia 17 de março de 2016 e revoga integralmente o CPC/73.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201608216856)
	Acerto: 1,0  / 1,0 
	Carlos realiza negócio com Gustavo, pagando uma determinada soma em dinheiro por um videogame. Ocorre que o aparelho eletrônico, uma vez ligado, apresentou uma série de problemas. Como Carlos não estava mais conseguindo realizar contato com Gustavo, o mesmo se dirigiu diretamente a sua residência e, ato contínuo, levou consigo um aparelho de televisão de valor compatível com o que pagou para ressarcimento do seu prejuízo. Esta postura adotada por Carlos configura: 
		
	
	Arbitragem.
	
	Mediação;
	
	Autotutela;
	
	Autocomposição;
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
	6a Questão (Ref.:201608917744)
	Acerto: 1,0  / 1,0 
	Há diversos meios adequados à resolução de conflitos. Essa nova ideologia exige um novo repensar do papel dos advogados, acostumados a recorrer imediatamente ao Judiciário, mas que deverão adotar postura mais construtivista no sentido de verificar, a partir do conflito, qual é o melhor meio de solucioná-lo, levando em conta o tempo, custo e tempo da decisão.Então, o advogado terá papel preventivo, auxiliando a negociação das partes. E, mesmo que, ao final, o conflito não se resolva entre as partes, ele poderá ir ao Judiciário ou à arbitragem. Assinale a alternativa que representa um entendimento inadequado ou equivocado ao que se refere à arbitragem. 
		
	
	O Código de Processo Civil não se aplica em sua integralidade ao procedimento arbitral, porque é realizado com vistas a regular a jurisdição estatal. Entretanto, pode haver, em alguns casos, necessidade de interlocução quando há cooperação entre o árbitro e o poder Judiciário. A carta arbitral, por exemplo, é meio de comunicação entre o árbitro e o juiz, estabelecendo uma relação de cooperação entre o Judiciário e a arbitragem.
	
	Jurisdição e arbitragem são formas de composição do litígio; além disso, hoje, majoritariamente, se diz que a arbitragem é jurisdição, porque também proporciona a composição da lide de forma definitiva.
	
	No cumprimento da sentença arbitral, o NCPC não a manteve no rol dos títulos executivos judiciais e o Judiciário deve rever o mérito da decisão arbitral, além disso há obrigatoriedade da homologação da sentença arbitral pelo Judiciário para que ela se torne válida.
	
	Há limites da arbitragem, porque essa ampla liberdade para convencionar sobre o processo arbitral é chamada de ¿liberdade vigiada¿ pela doutrina, pois encontra limites nos princípios cardeais do devido processo legal, quais sejam: o contraditório, a igualdade entre as partes, a imparcialidade dos árbitros e o livre convencimento motivado.
	
	O art. 3° do NCPC aponta a arbitragem como forma de resolução de conflito, o que, no entender de muitos juristas, significa o reconhecimento da função jurisdicional da arbitragem. Inclusive, hoje, o desafio é democratizá-la, tornando-a mais acessível à população e não concentrada apenas nos grandes centros econômicos.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
	7a Questão (Ref.:201608177528)
	Acerto: 1,0  / 1,0 
	O princípio dispositivo, também denominado de princípio da inércia da jurisdição, significa que: 
		
	
	 caberá ao juiz, de ofício ou a requerimento da parte, determinar as provas necessárias à instrução do processo, indeferindo as diligências inúteis ou meramente protelatórias;
	
	 nenhum juiz prestará a tutela jurisdicional senão quando a parte ou interessado a requerer, nos casos e forma legais;
	
	 cabe ao réu manifestar-se precisamente sobre os fatos narrados na petição inicial.
	
	 o juiz conhecerá de ofício, a qualquer tempo e grau de jurisdição, enquanto não proferida a sentença de mérito, das questões de ordem pública;
	
	
	
	8a Questão (Ref.:201608686370)
	Acerto: 1,0  / 1,0 
	O exercício da função jurisdicional desenvolvida pelos magistrados se desenvolve pautada em determinados princípios que são concebidos como princípios jurisdiconais. Assinale a alternativa que corresponde a alguns dos princípios jurisdicionais:
		
	
	Princípio da indelegabilidade, princípio da aderência territorial, princípio da irredutibilidade, princípio da motivação
	
	Principio da indeclinabilidade, principio da indelegabilidade, princípio da investidura
	
	Princípio da investidura, princípio da publicidade, principio da irredutibilidade, principio da vitaliciedade
	
	Princípio da vitaliciedade, princípio da inamovibilidade, princípio da motivação, princípio da publicidade
	
	Principio da vitaliciedade, principio da indeclinabilidade, princípio da independência.
	
	
	
	9a Questão (Ref.:201608685409)
	Acerto: 1,0  / 1,0 
	Em agosto de 2013 Esmeralda moveu ação de indenização por dano moral em face de Anastolfo. Dois meses após a oferta da defesa o julgador proferiu decisão de total improcedência . Indignada com o resultadoobtido Esmeralda decide interpor recurso . Após alguns meses o Tribunal de Justiça de Salvador, perante o qual tramitava o recurso de apelação proferiu decisão mantendo a decisão inferior. No que tange aos atos decisórios proferidos no caso em tela tem-se respectivamente:
		
	
	Acórdão e aresto;
	
	Sentença definitiva e acórdão;
	
	Decisão interlocutória e acórdão.
	
	Sentença definitiva e decisão interlocutória;
	
	Sentença terminativa e aresto;
	
	
	
	10a Questão (Ref.:201608920754)
	Acerto: 1,0  / 1,0 
	A competência se diferencia da jurisdição, devendo ser entendida como a medida ou quantidade de jurisdição atribuída a cada órgão que integra o Judiciário. A divisão de competência terá relevância em função das grandes dimensões territoriais do Brasil e da necessidade de especialização, o que propicia melhorias na prestação jurisdicional. Com base nos institutos da jurisdição e da competência, assinale a alternativa INCORRETA:
		
	
	A incompetência relativa deve ser alegada pelo réu em preliminar de Contestação, no prazo adequado, pois está sujeita à preclusão. Se o réu não o fizer, o órgão jurisdicional que era abstratamente incompetente passa a ser competente para o caso concreto. Na verdade, o NCPC estabelece que tanto a incompetência absoluta quanto a relativa devem ser arguidas em preliminar de Contestação.
	
	A incompetência absoluta é matéria de ordem pública, que deve ser verificada de ofício pelo juiz e pode ser arguida pelas partes a qualquer tempo e grau de jurisdição, pois não está sujeita à preclusão. A incompetência absoluta gera nulidade absoluta. Desse modo, caberá ao julgador verificá-la até proferir sentença. Caso não o faça, a sentença de mérito que for proferida por juízo absolutamente incompetente será impugnável por meio de recurso. 
	
	A competência é pressuposto processual de validade: para que haja um processo válido e regular, é preciso que o órgão jurisdicional não seja absolutamente incompetente. Já a jurisdição, é pressuposto processual de existência: para que a relação jurídica processual se constitua, é necessária a jurisdição. As regras de competência sempre decorrem da lei em sentido amplo (suas regras estão contidas na Constituição Federal, nas Constituições Estaduais, nas leis federais e estaduais, nos regimentos dos tribunais e nos provimentos).
	
	O reconhecimento de incompetência absoluta induz à automática nulidade do ato proferido por juiz incompetente, não se preservando a decisão, cabendo, assim, ao novo juiz anular essa decisão. Logo, segundo o NCPC, não se preserva a decisão proferida por juiz incompetente. 
	
	A incompetência absoluta pode ser conhecida de ofício pelo juiz e alegada a qualquer tempo pela parte, a incompetência relativa, e também a convenção de arbitragem ¿ que é outra preliminar ¿ são defesas sujeitas à preclusão, ou seja, se não forem alegadas pela parte em contestação, nem o juiz poderá delas conhecer ex officio nem os litigantes poderão vir a suscitá-las posteriormente. 
	
	
	Gabarito Coment.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes