Buscar

Fundamentos das ciências sociais - Caso Concreto 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

FUNDAMENTOS DAS CIÊNCIAS SOCIAIS - CCJ0001
Título
A sociedade como objeto de estudo e os usos e abusos da cultura
Descrição
Questão discursiva:
Leia o diálogo a seguir.
- Hoje o sol está de rachar!
- É verdade! Como pode uma bola de fogo menor que a Terra, que fica girando em volta da gente, fazer tanto calor?
- Que nada, homem! A Terra é menor do que o sol! É por isso que faz tanto calor!
A Ciência, recorrentemente, se defronta com raciocínios desse tipo,relacionado a falsas certezas. Demonstre as principais diferenças entre o pensamento científico e o senso comum e apresente, pelo menos, dois outros exemplos de convicções equivocadas decorrentes da utilização do senso comum e refutadas pela ciência.
O conhecimento do senso comum nos é absorvido espontaneamente enquanto sociedade, ou seja, é o aprendizado passado através das gerações. Seus saberes são oriundos da tentativa de se solucionar problemas cotidianos que orientam a sobrevivência humana em diversos âmbitos. Esse tipo de conhecimento se alicerça na subjetividade pois depende dos valores envolvidos culturalmente, da mesma forma, diz-se que é acrítico e assistemático, ou seja, não busca os questionamentos acerca das coisas e não se aplica de maneira sistematizada/organizada. Outra característica evidenciada neste tipo de conhecimento é o aspecto empírico no qual se constroem os saberes, o conhecimento do senso comum se vale da observação imediatista dos fatos, se limitando às aparências primárias dos resultados. Em contrapartida, o conhecimento científico ao privilegiar a razão de ser (causa e efeito) dos fenômenos existentes pauta-se no estudo sistematizado dos fatos, isto é, pressupõe o estabelecimento de métodos de investigação rigorosa sobre objetos específicos, transformando subjetividade em objetividade. O conhecimento científico procura quantificar e qualificar os fatos, desta forma, não se restringe às primeiras impressões sobre uma dada realidade, para ser validado parte da observação em direção a estudos mais aprofundados sobre o tema em questão. 
Ainda sob os terrenos pantanosos nos quais nosso conhecimento emergiu à cerca das características do nosso planeta, a Terra era apresentava como uma estrutura plana, fato contestado por alguns personagens conhecidos da nossa história e igualmente comprovado.
Um outro comportamento derivado do senso-comum diz respeito às formas de se solucionar um simples soluço, a quem diga que por uma fitinha na testa do bebê irá acabar com a contração espasmódica e involuntária do diafragma, há também os que sugerem pausar a respiração até ser impossível de deixar de inflar os pulmões, além disso, há o mito de que beber água posicionando a cabeça para baixo é solução garantida para o singulto!
Questão de múltipla escolha:
"Foram os gregos que, rompendo com o senso comum, com a tradição e o misticismo, desenvolveram uma reflexão laica e independente, própria do espírito especulativo, que se debruçava sobre o mundo procurando entendê-lo em sua objetividade"(Cristina Costa. Sociologia. 3. ed. São Paulo: Moderna, 2005). Esse conhecimento, denominado filosófico, tem como importante característica:
A) A busca do entendimento do mundo por meio da separação entre as esferas do sagrado e do profano. (conhec. religioso)
B) A compreensão do mundo por meio do aprendizado acumulado de gerações
anteriores. (conhec. Senso comum)
C) A busca da comprovação das relações de causa e efeito entre os fenômenos observados. (conhec. Científico)
D) A tentativa de explicar a realidade a partir de narrativas mitológicas. (conhec. Mitológico)
E) A contínua busca do conhecimento por meio do questionamento, da reflexão. (CONHECIMENTO FILOSÓFICO)
Desenvolvimento

Outros materiais