Buscar

Apol 5 comportamento empreendedor

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - Comportamento Empreendedor
Para que o negócio possa sobreviver e atingir o sucesso, é necessário que o empreendedor adote as estratégias de marketing mais interessantes para estabelecer um relacionamento com o cliente. É importante que observe sempre as tendências, a moda, os modismos e tudo aquilo que possa modificar o comportamento de compra da sociedade. Um negócio para prosperar necessita ter um posicionamento diferente que destaque a sua relação com o mercado consumidor.
A partir desse contexto, avalie as afirmativas abaixo que versam sobre a identificação das causas do sucesso e insucesso de um negócio.
 I. O empreendimento que se propõe a oferecer muito além das necessidades dos clientes é aquele que menos tempo fica em atividade.
 II. Em muitos casos, para garantir a prosperidade do negócio, será necessário caminhos bem questionáveis ética e moralmente.
 III. O empreendimento que conseguir atrair, conquistar e reter seus clientes terá maiores condições de sobrevivência no mercado.
 IV. É importante saber que nem todos os mercados consumidores respondem da mesma maneira, logo, é preciso estimular a demanda.
É correto o que se afirma em
	
	A
	I e II apenas
	
	B
	I e III apenas
	
	C
	III e IV apenas
	
	D
	I, II e IV apenas
	
	E
	II, III e IV apenas
2) Na loja de móveis de Clarissa e Bernardo, a principal preocupação sempre foi em relação a sobrevivência do empreendimento. Estão há quase 6 anos em atividade, atualmente, encontram-se em uma posição confortável na cidade onde estão localizados. Clarissa e Bernardo sabem muito bem que poucos empreendimentos chegam a fazer sucesso pois, a grande maioria acaba fechando as portas antes do tempo. Agora, a maior preocupação deles é acompanhar o ciclo de vida da organização.
Considerando as informações acima, avalie as afirmações a seguir que versam sobre o ciclo de vida das organizações:
 I. Clarissa e Bernardo devem acompanhar o ciclo de vida do negócio para poder se adaptar as mudanças e coordenar as ações a serem realizadas de acordo com cada situação.
 II. É necessário acompanhar bem de perto o ciclo de vida do empreendimento para poder tomar decisões quanto a aquisição de tecnologias, matérias-primas, investimentos em marketing etc.
 III. Por estarem há quase seis anos em atividade, o empreendimento de Clarissa e Bernardo atingiu rapidamente a fase de maturidade e, nesse caso, muito pouca coisa deve ser reinventada.
 IV. O crescimento da loja de móveis de Clarissa e Bernardo está intimamente ligada ao planejamento, à execução e ao controle que são necessários ao bom andamento dos negócios.
É correto o que se afirma em
	
	A
	I e II apenas
	
	B
	I e III apenas
	
	C
	III e IV apenas
	
	D
	I, II e IV apenas
	
	E
	II, III e IV apenas.
Questão 3/5 - Fundamentos de Gestão
Adotar a gestão por competência como modelo de gestão significa que as empresas devem orientar seus esforços para fazer o planejamento, a captação, o desenvolvimento e a avaliação das competências necessárias para que os objetivos organizacionais sejam atingidos. Dessa forma, leia as assertivas abaixo sobre no que implica a gestão estratégica por competências:
 
I - incorporar ao planejamento estratégico da organização as competências das organizações parceiras com foco na missão principal.
II - mapear as competências técnicas dos funcionários e realocar cada um de acordo com sua especialização.
III - focar o planejamento estratégico da organização na melhoria do comportamento dos funcionários frente aos desafios da globalização.
IV - integrar ao planejamento da organização os conhecimentos, as habilidades e as atitudes necessárias à realização das suas metas.
V - adequar a política de remuneração da organização ao nível de competência formal dos funcionários, de acordo com o mercado.
É correto o que se afirma em:
	
	A
	II e IV
	
	B
	IV
	
	C
	I e III
	
	D
	III e IV
	
	E
	III
Questão 4/5 - Comportamento Empreendedor
Analise o texto abaixo:
Uma das maiores falácias sobre a modelagem de negócios é que ela é burocrática. Não raro utilizam o seguinte termo para condenála: BDUF, sigla que em inglês significa “Big Design Up Front”. Numa tradução livre, “um montão de diagramas antes de qualquer coisa”. O termo não foi criado exclusivamente para a modelagem de negócios. Mas pegou. E não de forma gratuita. Realmente há muita gente que acha que deve modelar todo um negócio, ou boa parte dele, antes de fazer qualquer outra coisa em um projeto (Fonte: http://pfvasconcellos.eti.br/downloads/Manuscrito_0.9.pdf).
Assinale a alternativa que contempla a afirmação correta:
	
	A
	Modelar o negócio envolve apenas estabelecer a visão de negócio.
	
	B
	Modelar o negócio envolve apenas estabelecer sua estrutura.
	
	C
	Modelar o negócio envolve apenas estabelecer seus processos.
	
	D
	Modelar um negócio implica estabelecer uma visão de seu funcionamento, sua estrutura e processos.
	
	E
	Modelar o negócio envolve a estrut
Questão 5/5 - Fundamentos de Gestão
Na fábrica de botas e sapatos Trentinni Ltda, as mudanças constantes no ambiente externo foram responsáveis pela grande maioria das decisões da alta gestão sobre o futuro dos negócios. Ao longo de mais de 30 anos de atuação no mercado, a Trentinni enfrentou crises, recessões, desemprego em alta, escassez de mão de obra qualificada entre muitas outras coisas. O mais importante disso tudo é que seus funcionários saíram fortalecidos no decorrer desse tempo, passaram a reagir de formas diferentes a cada nova situação, pois aprenderam a reconhecer as diferentes maneiras de ser de cada pessoa.
Com base no contexto apresentado, avalie as seguintes afirmações:
I. A Trentinni é um caso real de que o aprendizado organizacional é fruto da constância de eventos que a empresa está sujeita, e que dispensa qualquer tipo de estímulo e repetitividade.
II. Os acontecimentos vivenciados na Trentinni apresentam características próprias do processo de aprendizado organizacional e também individual.
III. A forma como os funcionários da Trentinni desempenham as suas funções na organização, é fruto do processo de aprendizagem e experiências pertinentes aos objetivos.
IV. O aprendizado organizacional retratado na empresa Trentinni deve servir para melhorar a produtividade, mas não pode ser encarado como uma solução pronta para todos os problemas.
É correto o que se apresenta em
	
	A
	I e II apenas
	
	B
	I e III apenas
	
	C
	III e IV apenas
	
	D
	I, II e IV apenas
	
	E
	II, III e IV apenas
Sua nota:
100

Continue navegando