Buscar

Administração e Gestão: Conceitos e Processos

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - Administração e Gestão: Conceitos e Aplicações
Considerando a importância dos quatro processos do P (Planejamento); O (Organização); D (Direção); C (Controle) a Administração pode ser definida como o conjunto das atividades integradas que realiza estes quatro processos. Logo, na busca de alcançar os objetivos globais de maneira eficiente e eficaz, a Administração/Gestão é todo o processo de planejamento, organização, direção e controle das ações organizacionais.
CHIAVENATO, I. Introdução à teoria geral da administração. 7. Ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2003.
Com o que se apresenta na aula da disciplina, acerca do PODC, assinale a alternativa correta.
	
	A
	O planejamento engloba os aspectos inerentes ao presente, onde as situações que são 
vivenciadas são descritas e analisadas exaustivamente.
	
	B
	Organização e Planejamento são sinônimos, logo inexistem diferenças entre os conceitos 
e suas aplicabilidades.
	
	C
	A direção se relaciona com a tomada de decisões, sendo a responsável por fazer com 
que as ações realizadas fiquem alinhadas com o planejamento.
	
	D
	O controle é empregado, prioritariamente, para traçar objetivos futuros.
	
	E
	Planejar, Organizar, Dirigir e Controlar são habilidades inerentes ao gestor.
	1E
	2C
	3A
	4B
	5C
Questão 2/5 - Modelos Contemporâneos de Gestão
Existem diferentes teorias para a análise das organizações. Essas teorias marcaram os diferentes momentos de evolução das estruturas organizacionais. Contudo, o que caracteriza a moderna organização é o uso dealguns aspectos de todos os modelos teorizados até então Isso demonstra, de forma geral, que todos os pressupostos contribuíram de alguma forma para o desenvolvimento da teoria geral da organização.
É possível também notar-se que, para cada nova concepção, existem fundamentações baseadas em pressupostos que deram origem aos estudos das organizações nas sociedades capitalistas. São temas como as necessidades humanas, os interesses e os conflitos, a tecnologia, o trabalho e a especialização que, aliados a fatores econômicos e políticos, determinam a evolução das estruturas organizacionais (Materko). 
Algumas evoluções importantes marcaram a história do desenvolvimento das organizações. A primeira delas, ocorrida na virada do século XiX para o século XX, mais especificamente entre 1895 e 1905, “distinguiu a administração de propriedade, e estabeleceu a administração ou gerenciamento com um tipo de trabalho diferenciado”. (Drucker, 1992 p. 7).
Com base no texto anterior e no material apresentado nas aulas, analise as afirmações a seguir e assinale a alternativa correta: 
I - Surge a figura do gerente profissional, e a organização, longe de ser simplesmente um aglomerado de trabalhadores atuando para um fim institucional, começou a se apresentar como agente propulsor do desenvolvimento social. 
II - Outra grande evolução se deu por volta da década de 20, quando foi criada “a organização de comando-e-controle com ênfase na descentralização e sua distinção entre a equipe de planejamento e a equipe executiva”. 
III - Ainda hoje não se pode comprovar as evidências dessa evolução na forma de estruturação de grandes organizações, principalmente quando é possível identificar-se os diversos departamentos e serviços, como os de pessoal, contabilidade, orçamentos, entre outros. 
IV - O que se pode presenciar na atualidade são as inovações para as estruturas da organização. Baseadas nos estudos de comportamento, relações sociais, tecnologia, economia e política, as organizações já se caracterizam pela especialização, surgindo, assim, a organização de especialistas (Drucker, 1992: 3). 
V – A administração burocrática vem trazendo em seu bojo necessidades que determinarão o nascimento e emprego de novas metodologias e técnicas fundamentadas, principalmente nas informações científicas e na informatização, cujo objetivo é a minimização do esforço físico do homem, o aumento das rendas, a rapidez e uniformidade nos serviços, o melhor aproveitamento do tempo e a qualidade de vida.
	
	A
	Apenas as alternativas I e II estão corretas.
	
	B
	Apenas as alternativas III e IV estão corretas.
	
	C
	Apenas as alternativas I, II e IV estão corretas.
	
	D
	Apenas as alternativas III, IV e V estão corretas.
	
	E
	Apenas as alternativas I, II e III estão corretas.
	1E
	2C
	3A
	4B
	5C
Questão 3/5 - Modelos Contemporâneos de Gestão
Quem se preocupa com os fins, em atingir os objetivos é a eficácia, que se insere no êxito do alcance dos objetivos, com foco nos aspectos externos da organização. Quando o gestor utiliza os instrumentos fornecidos por aqueles que executam para avaliar o alcance dos resultados, isto é, para verificar se as coisas bem-feitas são as que realmente deveriam ser feitas, então ele está se voltando para a eficácia (alcance dos objetivos através dos recursos disponíveis).
CASTRO, R. B. Eficácia, Eficiência e Efetividade na Administração Pública. 30° Encontro da ANPAD, 2006.
 
A partir do que se apresenta a respeito da definição de eficácia, analise as afirmativas a seguir.
I. A eficácia se define como a capacidade de atingir as metas e objetivos estabelecidos previamente.
II. A eficácia é o grau de alcance dos objetivos no projeto em determinado período, independente dos custos.
III. A eficácia organizacional conceitua-se a partir do se apresenta acerca da meta de desempenho da organização, isto é, o alcance de seus objetivos ou alvos.
IV. A eficácia e a efetividade são sinônimos, pois ambos conceituam-se como a capacidade de promover os resultados desejados.
 
Assinale a alternativa correta:
	
	A
	As afirmativas I, II e III, apenas.
	
	B
	A afirmativa II, apenas.
	
	C
	A afirmativa III, apenas.
	
	D
	As afirmativas II, III e IV, apenas.
	
	E
	As afirmativas II e IV, apenas.
	1E
	2C
	3A
	4B
	5C
Questão 4/5 - Modelos Contemporâneos de Gestão
A partir do viés dos níveis de decisões da empresa, a eficácia relaciona-se ao nível tático (gerencial, logo abaixo do estratégico), e a eficiência ao nível operacional (como realizar as operações com menos recursos - menos tempo, menor orçamento, menos pessoas, menos matéria-prima, entre outros). Para fins de analogia e exemplificação, podemos dizer que a eficiência é cavar, com perfeição técnica, um poço artesiano; eficácia é encontrar a água.  A figura ilustra de modo resumido, os aspectos inerentes à eficácia e a eficiência.
KRIESER, P. A diferença entre eficiência e eficácia, 2009. Disponível em: <http://www.baguete.com.br/colunas/paulo-krieser/29/01/2009/a-diferenca-entre-eficiencia-e-eficacia>.
Com o que se apresenta na contextualização da questão e na figura, a eficácia e a eficiência se diferenciam, pois:
	
	A
	A eficiência enfatiza os resultados e a eficácia os meios.
	
	B
	A eficiência baseia-se em resolver problemas, enquanto a eficácia busca atingir os objetivos.
	
	C
	A eficiência trata-se de obter bons resultados, enquanto a eficácia busca cumprir as tarefas.
	
	D
	A eficiência relaciona-se com as máquinas em bom funcionamento e a eficácia em manter as máquinas.
	
	E
	A eficiência baseia-se em otimizar a utilização dos recursos e a eficácia em salvaguardar os recursos.
	1E
	2C
	3A
	4B
	5C
Questão 5/5 - Administração e Gestão: Conceitos e Aplicações
A gestão como conhecemos e estudamos atualmente é o resultado da história e da integração de vários indivíduos que pensaram a organização da sociedade e das atividades humanas, entre eles engenheiros, sociólogos, economistas e até mesmos empresários. A soma de cada conhecimento produzido em épocas diferentes permite ao gestor da sociedade atual explorar melhor suas técnicas e habilidades, entendendo como e porque cada princípio administrativo surgiu.
A partir do que se apresenta acerca da gestão/administração, analise as afirmativas:
 
Mesmo em sociedades tribais ou nas civilizações da Antiguidade,em que se destacam as atividades militares, seja nas sociedades atuais e mesmo em atividades comuns do cotidiano, o planejamento, a organização, a direção, e o controle se fazem presentes.
 
PORQUE
Os conceitos de planejamento, organização, direção e o controle foram apresentados pela primeira vez de forma sistemática por Henri Ford, um teórico francês considerado como o pioneiro da Teoria Clássica da Administração
Assinale a alternativa correta:
	
	A
	As afirmativas I e II são verdadeiras.
	
	B
	A afirmativa I é falsa e a II é verdadeira.
	
	C
	A afirmativa I é verdadeira e a II é falsa.
	
	D
	As afirmativas I e II são verdadeiras, e a afirmativa II é uma justificativa da I.
	
	E
	As afirmativas I e II são falsas.
	1E
	2C
	3A
	4B
	5C

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes