Buscar

Aula nº. 11 - Obrigações. Classificação diferenciada.

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
*
....Aula nº. 11
DIREITO CIVIL II
Direito das Obrigações
Professor: 
 Francisco Valdece Ferreira de Sousa
valdece@fvadvogados.adv.br
*
*
Obrigações Principais e Acessórias.
CÓDIGO CIVIL, ARTº. 92 - Principal é o bem que existe sobre si, abstrata ou concretamente; acessório, aquele cuja existência supõe a do principal.
O
B
R
I
G
A
Ç
Õ
E
S
XVII
*
*
Noções Gerais
Há obrigações que nascem, existem e se extinguem de forma independente. Outras há que surgem unicamente para se agregar a outras, como sói ocorre, por exemplo, com as obrigações de garantia: a fiança, o aval, a garantia de funcionamento de um produto, etc.
Importante anotar que o caráter de acessório e principal pode emanar da vontade das partes ou da lei. A obrigação principal e a obrigação acessória podem surgir de um só ato, em um mesmo documento ou em documentos diversos..
Exemplos:
...acessórias que nascem da vontade das partes: o penhor, a fiança, o aval, etc.,
...acessórias emanadas da lei: a evicção, vícios redibitórios.,
O
B
R
I
G
A
Ç
Õ
E
S
XVII
01
*
*
 
	
Obrigação principal 
Obrigação acessória.
Uma das diferenças entre a obrigação principal e a acessória é que o desaparecimento da obrigação principal leva a obrigação acessória consigo, embora a recíproca não seja verdadeira. 
A fiança, por exemplo, quando prestada por pessoa incapaz ou relativamente capaz, é nula ou anulável, o que, entretanto, não extingue o contrato principal. 
02
O
B
R
I
G
A
Ç
Õ
E
S
XVII
*
*
Direito Civil II – Direito das Obrigações.
Obrigações Líquidas e Ilíquidas.
Diz-se líquida a obrigação certa quanto à sua existência e determinada quanto ao seu objeto.
 
Se alguém, por exemplo, assume o compromisso de entregar 1000 arrobas de cacau, 110 sacas de café, ou, ainda, de entregar certa e determinada quantia em dinheiro, temos aí uma obrigação líquida.
Se, por outro lado, um individuo firma um contrato de meia para engorda de bovinos, seu crédito em relação a esse contrato é ilíquido, pois sua quantificação dependerá da pesagem prévia e posterior dos animais.
03
*
*
Direito Civil II – Direito das Obrigações.
04
Obrigações Condicionais.
São as obrigações subordinadas a evento futuro e incerto, cujo adimplemento só se torna exigível após a ocorrência do evento previsto. (Ex. Multa estipulada para obrigação de fazer. Aposta que se faz em relação ao resultado de um jogo de futebol).
*
*
Direito Civil II – Direito das Obrigações.
Obrigações Modais 
ou 
Obrigações com encargo
São as obrigações que se encontram oneradas com um encargo, que impõe ao onerado o dever de empregar todos ou parte dos bens recebidos pela maneira e com a finalidade indicada pelo instituidor, ou de dar, fazer ou não fazer alguma coisa, de sorte que, se não existisse essa cláusula acessória, o onerado não estaria vinculado a qualquer prestação, em razão da natureza gratuita do ato.
05
*
*
Direito Civil II – Direito das Obrigações.
Obrigações Modais 
ou 
obrigações com encargo
As obrigações modais são, pois, obrigações acessórias que se impõe àquele que recebe uma liberalidade, restando certo, segundo o ministério de Serpa Lopes, que não se pode admitir o instituto da obrigação modal fora dos atos de liberalidade.
05
*
*
Direito Civil II – Direito das Obrigações.
Obrigações Modais 
ou 
obrigações com encargo
É o caso, por exemplo do recebimento de bens em doação em vida ou através de inventário, em que o donatário, legatário ou herdeiro fica obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa referente ao(s) bem(s) recebidos. Exemplo: destinar parte da renda obtida do bem recebido para manter uma escola para crianças pobres.
05
*
*
Direito Civil II – Direito das Obrigações.
06.- Obrigações a Termo.
São aquelas cujo prazo para seu adimplemento é fixado com precisão, permitindo ao credor, após o decurso do prazo, exigir seu adimplemento. 
07.- Obrigações de juros. 
Juros são a remuneração que o credor pode exigir do devedor por se privar de uma quantia em dinheiro. São também conhecidos como frutos civis do capital, e, em tais condições, têm natureza acessória. Os juros podem ser convencionais ou legais. Os juros convencionais resultam de acordo entre as partes, os juros legais provêm da lei. Os juros moratórios, por sua vez, têm a natureza de pena a ser cumprida pelo devedor em atraso no cumprimento da obrigação principal, e são reconhecidos como compensatórios.
*
*
Direito Civil II – Direito das Obrigações.
08.- Obrigações pecuniárias.
São aquelas classificadas como sendo obrigações de dar, e que têm por objeto a entrega de certa e determinada quantia em dinheiro.
*
*
Direito Civil II – Direito das Obrigações.
XVIII - Anatocismo
É o sistema de cobrança de juros através do qual o credor capitaliza os juros devidos e cobra juros sobre juros. O anatocismo está classificado como a mais vil das formas de usura.
*
*
Direito Civil II – Direito das Obrigações.
CLÁUSULA PENAL.
01.- Conceito e natureza jurídica.
É uma obrigação de natureza acessória, através da qual se impõe á parte que deixar de cumprir uma obrigação, ou apenas retardar seu inadimplemento, uma multa.
XIX
*
*
Direito Civil II – Direito das Obrigações.
02.- CLÁUSULA PENAL.
Funções da Cláusula Penal - A cláusula penal tem, de um lado, a finalidade de indenizar o credor pelos danos decorrentes do inadimplemento (Cláusula penal compensatória), constituindo-se uma espécie de prefixação de perdas e danos. Instituída a cláusula penal compensatória para o caso de inadimplemento total da obrigação, poderá o credor, alternativamente, exigir o cumprimento da obrigação ou a cláusula penal. De outro lado, a cláusula penal pode ser apenas uma forma de penalizar o devedor moroso (Cláusula penal moratória).
*
*
Direito Civil II – Direito das Obrigações.
03.- CLÁUSULA PENAL
Exigibilidade da cláusula penal  A cláusula penal se torna exigível pelo inadimplemento da obrigação em decorrência de fato imputável ao devedor. Se o cumprimento da obrigação em atraso não tem mais utilidade para o credor e a obrigação tem uma cláusula penal compensatória, pode, se assim entender, exigi-la em substituição ao adimplemento da obrigação. 
*
*
Direito Civil II – Direito das Obrigações.
04.- CLÁUSULA PENAL.
Exigibilidade da cláusula penal... 
No caso da cláusula penal de caráter moratório, o credor pode exigir o pagamento da cláusula penal sem prejuízo do adimplemento da obrigação principal.
*
*
Direito Civil II – Direito das Obrigações.
05.- CLÁUSULA PENAL.
Exigibilidade da cláusula penal... 
Para exigir a pena convencional não é necessário que o credor alegue prejuízo (Código Civil Artº. 416), por outro lado, quando o credor exige o pagamento da cláusula penal não pode, se assim não tiver sido convencionado, exigir indenização a título de perdas e danos. 
*
*
Direito Civil II – Direito das Obrigações.
Imutabilidade, Alteração e limite da Cláusula Penal.
Como regra geral a cláusula penal é imutável, entretanto, por força do que dispõe o Artº 412 de Código Civil, o valor da cláusula penal não pode exceder o da obrigação principal. De salientar que na hipótese do devedor cumprir a obrigação de forma parcial pode o juiz reduzir o valor da cláusula penal.
Assim dispõe o Código Civil:
Artº 413  A penalidade deve ser reduzida equitativamente pelo juiz se a obrigação principal tiver sido cumprida em parte, ou se o montante da penalidade for manifestamente excessivo, tendo-se em vista a natureza e finalidade do negócio.
06
*
*

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes