Buscar

FORÇA CINÉTICA DE ROTAÇÃO

Prévia do material em texto

2
FACULDADE ANHANGUERA DE SÃO JOSÉ DOS CAMPOS
RELATÓRIO DE ENERGIA CINÉTICA DE ROTAÇÃO
SÃO JOSÉ DOS CAMPOS - SP
2018
NOME: 
ENERGIA CINÉTICA DE ROTAÇÃO. 
SÃO JOSÉ DOS CAMPOS – SP
2018
OBJETIVOS
Neste experimento, tivemos como objetivo determinar o alcance de uma esfera ao descer de uma rampa, aplicando a lei de conservação da Energia, utilizando as equações do lançamento horizontal e expressando os resultados para entender o esquema matemático para descrever o movimento.
Introdução
A energia que consideramos para esse experimento é a gravitacional. Podendo ser traduzida como o trabalho da força e peso. Quando erguemos algum objeto a energia é transferida para ele em forma de trabalho, ou energia potencial gravitacional, que posteriormente pode ser transformada em energia cinética ao liberarmos o objeto.
A energia cinética está relacionada ao movimento do corpo, analisamos o movimento que uma esfera descreve ao descer um trilho e ser lançada horizontalmente, observamos o movimento de abandono da esfera de uma altura y a da rampa, até o momento em que ela é lançada da rampa de uma altura h, utilizando a lei de conservação de energia.
PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL
	
MATERIAL UTILIZADO
– Régua, papel branco e papel carbono;
– Rampa de lançamento;
– Esfera;
– Balança.
Marcamos o ponto zero, que se localiza abaixo da extremidade da rampa, o qual serviu como ponto de origem para medição do alcance. Utilizamos a régua para medirmos a altura h que foi a distancia fixa entre a extremidade da rampa e a mesa. Depois posicionamos a folha de carbono em cima da folha de papel, para demarcar o local da queda da esfera e assim anotamos a media horizontal que do final da rampa até a marca deixada pela esfera no sulfite.
DADOS COLETADOS
colocar unidades na frente dos dados das medidas em SI e incluir nova foto no lugar da foto acima
MEMORIAL DE CÁLCULOS
CONCLUSÃO
Aplicando os conceitos de lançamento de projéteis e energia obtivemos modelos diferentes que descreve o alcance horizontal da esfera, através do experimento podemos confrontar estes modelos e concluímos que modelos que levam em consideração o rolamento da esfera descrevem melhor a experiência realizada.
Aplicando o conceito de lançamento de projéteis e energia, conseguimos observar o alcance horizontal da esfera em seu vôo. Verificamos que a distância horizontal está relacionada proporcionalmente à altura da rampa. Assim como a velocidade angular, a de lançamento e seu tempo de vôo. E, por consequência, a energia de translação também. 
REFERêNCIAS bibliográficas
1. HALLIDAY, RESNIK, WALKER.Fundamentos de física. Vol.2.8
2. TIPLER, Paul A.; Fisica para cientista e engenheiros.

Continue navegando