Buscar

CASO 2 QUEIXA CRIME

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Prática Simulada III	Profº Rodrigo	Aluna: Kátia L.P.dosAnjos
CASO 2 – QUEIXA-CRIME
EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA __JUIZADO ESPECIAL CRIMINAL DA COMARCA DE NITEROI NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO.
	
	PEDRO, nacionalidade __, estado civil ___, engenheiro, portador da cédula de identidade ___, expedida por ___, cadastrado no CPF sob o n° ___,filiação, residente e domiciliado à ___, bairro ___, cidade ___, estado ___, CEP ___, vem, respeitosamente, por intermédio de seu advogado infra assinado, procuração com poderes especiais , na forma do artigo 44,CPP em anexo, a presença de Vossa Excelência com fulcro no artigo 145, CPC/C artigo 41, CPP, oferecer a presente
QUEIXA CRIME
	Em face de HELENA, nacionalidade ___, estado civil ___, profissão ___, portadora da identidade ___, cadastrada no CPF sob o n° ___, residente e domiciliada à ___, Icará, Niterói, Rio de Janeiro, CEP ___, pelos motivos, fatos e razões de direito que passa a expor:
DOS FATOS	
	No dia 19/04/2014, sábado, o querelante comemora seu aniversário e planeja, para a ocasião, uma reunião à noite com parentes e amigos para festejar a data em uma famosa churrascaria da cidade de Niterói. Na manhã de seu aniversário, resolveu, então, enviar um convite por meio da rede social, publicando postagem alusiva à comemoração em seu perfil pessoal, para todos os seus contatos.
	Helena, querelada, vizinha e ex-namorada do querelante, que também possui perfil na referida rede social e está adicionada nos contatos do requerente, soube, assim, da festa e do motivo da comemoração. Então, de seu computador pessoal, instalado em sua residência, um prédio na praia de Icaraí, em Niterói, publicou uma mensagem no perfil pessoal do querelante.
	A querelada com intuito de ofender o ex-namorado publicou o seguinte comentário: “não sei o motivo da comemoração, já que Enrico não passa de um idiota, bêbado, irresponsável e sem vergonha”!, e, com o propósito de prejudicar Enrico perante seus colegas de trabalho e denegrir sua reputação acrescentou, ainda, “ele trabalha todo dia embriagado! No dia 10 do mês passado, ele cambaleava bêbado pelas ruas do Rio, inclusive, estava bêbado no horário de expediente que a empresa em que trabalha teve que chamar uma ambulância para socorrê-lo!”. 
	Imediatamente, o querelante, que estava em seu apartamento e conectado à rede social por meio de seu tablet, recebeu a mensagem e visualizou a publicação com os comentários ofensivos de Helena em seu perfil.
FUNDAMENTOS
	
Do crime de Injúria
	A querelada com intuito de ofender a honra de querelante disse:	“não sei o motivo da comemoração, já que Enrico não passa de um idiota, bêbado, irresponsável e sem vergonha” A querelada praticou o crime de injúria, previsto no artigo 140, Código Penal.		
Do crime de Difamação
	Não satisfeita com as ofensas mencionadas acima, a fim de denegrir prejudicar a reputação de Enrico perante seus amigos, a querelada proferiu as seguintes mensagens: “ele trabalha todo dia embriagado! No dia 10 do mês passado, ele cambaleava bêbado pelas ruas do Rio, inclusive, estava bêbado no horário de expediente que a empresa em que trabalha teve que chamar uma ambulância para socorrê-lo!” previsto no artigo 138, Código Penal
Do aumento de pena
	Há de se observar que a querelada executou tais crimes através das de rede social onde possuem amigos em comuns expondo assim a honra do querelante. previsto no artigo Art (141, inciso III, CP);
DO PEDIDO:
	Por todo o exposto acima pede quê seja a querelada processada, julgada e condenada como incursa nos crimes de injúria (Art 140CP) e difamação (Art 138 CP), com aumento de pena previsto no Art 141,inciso III CP)
a)Pede que seja a querelada processada, julgada e condenada como incursa nos crimes de Injuria (Art 140 CP) e Difamação(Art 138 CP), com aumento de pena previsto no Art (141, inciso III, CP);
b)Oficiar o M.P. para acompanhar ação em todos os seus termos;
c)Citação;
d)Juntada de procuração;
e)Juntar documentos;
f)Juntar rol de testemunhas;
	DAS PROVAS:
Requer a produção de provas os meios de provas admitidas em direito, na amplitude do Art 369CPC, em especial as de caráter documental, testemunhal e depoimento pessoal do consignado, sob pena de confissão.
Nestes termos,
Pede deferimento
Local e data
Advogada
OAB
ROL DE TESTEMUNHAS: 
Marcos
Miguel 
Manoel

Outros materiais