Buscar

pedagogia 5º periodo

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP 
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
CURSO DE PEDAGOGIA
Rosenéia Cabral Bento - R.A: 416347
Projeto: Reciclar para transformar
TELÊMACO BORBA
 2017
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP 
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
CURSO DE PEDAGOGIA
Rosenéia Cabral Bento - R.A: 416347
Projeto: Reciclar para transformar
Desafio Profissional entregue como requisito para conclusão das disciplinas “Avaliação e Currículo”, “Didática da História e Geografia,” “Educação Aplicada aos Cuidados da Criança,” “Expressões Artísticas na Educação Infantil,” “Organização e metodologia do Ensino Fundamental” do curso de Pedagogia, sob orientação da Tutora presencial: Iolanda Santos da Paz .
TELÊMACO BORBA
2017
Introdução:
O presente trabalho apresenta o relato de uma experiência pedagógica desenvolvida com a turma do 1º ano do ensino fundamental da Escola Municipal Dom Bosco.
 Com o Objetivo de ampliar a socialização, a interação da comunidade na vida escolar e ainda desenvolver os conhecimentos dando-lhes oportunidade de acesso ao conhecimento cientifico, onde pode haver uma valorização da proposta pedagógica da escola.
O projeto foi voltado nos brinquedos, nas brincadeiras, em jogos que envolvem os conteúdos da proposta curricular da instituição, tendo como base a aprendizagem.
Um projeto bem idealizado pode nos ajudar muito no processo de aprendizagem, pois apuramos que houve dedicação de todos os lados, da escola que se propôs a chamar a comunidade e também serviu de base para o projeto, a professora que se propos fazenda uma ponte entre o conhecimento cientifico e comum, os alunos que se dedicaram, se mostraram disposto a mudança, trabalhando de forma coletiva e ampliando a socialização no ambiente escolar.
 
Passo1:
Na Escola Municipal Dom Bosco com a turma do 1° ano do 1° ciclo do ensino fundamental envolvendo as disciplinas de português, matemática, ciências, estudos sociais, arte e educação física, contendo na turma 23 alunos, com a professora: Andreia Ribas executaremos o projeto: Recriar para transformar.
Passo 2:
Com este projeto temos como objetivo melhorar a educação como: 
Enriquecer a alfabetização dos alunos.
 Desenvolver a consciência ambiental, para que possamos viver em um mundo melhor.
O projeto tem como proposta mudar o comportamento dos alunos em relação á aprendizagem, através do envolvimento de todos, professores, alunos e comunidade. Será trabalhado com a construção de brinquedos com materiais reciclados e também a construção de jogos, com aquilo que não seria mais usado agora terá um novo destino. 
As habilidades que serão desenvolvidas no decorrer do projeto são: desenvolver o raciocínio lógico, compreender a língua falada e a língua escrita, diferenciar símbolos e signos, a habilidade de solucionar situações problemas, compreender a absorção da Informação, aprimorar seus os sentidos (aprender a perceber), interpretar a linguagem corporal, aprender a respeitar a diversidade e outros.
O impacto que o projeto terá sobre a comunidade externa e interna será: 
A partir do momento que transformamos a consciência de uma criança isso terá um grande efeito para sociedade, pois ela será a emitente do conhecimento adquirido e fará parte importante na orientação de seus familiares sobre a importância da consciência do cuidado que devemos ter com o lixo, o meio ambiente, a água, e outros com isso estaremos multiplicando o número de cidadãos conciente com a sociedade.
Passo 3:
Objetivos específicos: 
Construiçao de jogos e brinquedos com materiais reciclaveis.
Desenvolver a atenção e o raciocínio lógico.
Compreender a língua escrita.
Diferenciar símbolos e signos.
 Passo 4:
Relacionar a proposta pedagógica da escola com o projeto da exposição do conhecimento.
 
É importante proporcionar aos alunos novas experiências, isso vai ajuda-los a compreender melhor o meio onde vive, a escola tem o papel de ser um agente transformador. 
 A escola, professor e comunidade são responsáveis neste processo, para a formação de cidadãos conscientes do seu papel na sociedade.
 “Os conteúdos precisam ser relevantes, terem ressonância
 na vida do educando, devem ser um prolongamento daquilo que os alunos esperam e necessitam.
“Necessários à vida”, como afirmava Vygotsky”.
PROPOSTA PEDAGÓGICA DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO
 DE TELÊMACO BORBA - (MARCO CONCEITUAL)
Projeto: Recriar, reciclar para transformar.
Duração do projeto: 9 semanas
Introdução: 
 O presente projeto tem objetivo a conscientização ambiental, através da participação da comunidade e da escola com a professora Andreia Ribas e os alunos da 1º serie do ensino fundamental.
 Onde tera o objetivo de proporcionar uma vida melhor para todos, e agregar valores éticos para a construção de cidadãos atuante em nossa sociedade e também mostrar que o lixo pede ser reaproveitado e transformado no ambiente escolar pelo construção de jogos. 
Objetivos gerais:
Enriquecer a alfabetização dos alunos.
Desenvolver a consciência ambiental, para que possamos viver em um mundo melhor. 
Objetivos específicos: 
Construir de jogos e brinquedos com materiais reciclados.
Desenvolver a atenção e o raciocínio lógico.
Compreender a língua escrita.
Diferenciar símbolos e signos.
Desenvolvimento:
 Será feito com a apresentação das ideias em reunião para a comunidade e falar sobre educação ambiental, será exposto a importância de o nosso bairro limpo, pois com isso estaremos evitando lixo que não se decompõe, como garrafas de vários tipos, tampas,plásticos e outros.
 Também será chamado um agente de saúde para fazer uma palestra para a comunidade e serão expostos os riscos que corremos quando deixamos lixo em vias públicas.
[...] quando se trata de decidir e agir com relação à qualidade de vida das pessoas, é fundamental trabalhar a partir da visão que cada grupo social tem do significado do termo “meio ambiente” e, principalmente, de como cada grupo percebe o seu ambiente e os ambientes mais abrangentes em que está inserido, são fundamentais, na formação de opiniões e no estabelecimento de atitudes individuais, as representações sociais são dinâmicas, evoluindo rapidamente. Daí a importância de se identificar qual representação social cada parcela da sociedade tem do meio ambiente, para se trabalhar tanto com os alunos como nas relações escola comunidade 
 (Grifo nosso – BRASIL, PCN / MEC, V. 9, p.31).
 Após iniciaremos estudos sobre o que será exposto para os alunos, planejamento de aula referente ao assunto “reciclagem”, através disso organizaremos os trabalhos com a comunidade, onde a turma será responsável de fazer cartazes sobre o tema.
 A comunidade trará o que for pedido, e a professora trabalhará com as crianças na construção de jogos com materiais reciclados, favorecendo o currículo escolar da 1°serie.
Será trabalhado: 
A importância de cuidar do meio que vivemos e a separação correta do lixo.
 Situações problemas.
Histórias como: “o saci e a reciclagem do lixo” de Samuel Murgel Branco e a “A terra pede socorro” de Pedro Paulo da Luz.
Vídeo: “Um plano para salvar o planeta (Turma da Mônica)
A construção de cartazes e murais para a divulgação do nosso trabalho para a comunidade escolar. 
Na utilização de materiais, com papelão e tampinhas: serão feitos 
Jogo da velha.
Bingo numérico.
Bingo de alfabéticos, 
 Garrafa pet para a construção de brinquedos:
 Bilboquê. 
Carrinho.
Vai e vem para que os alunos brinque durante o recreio. 
Avaliação:
 Através das experiências vivenciadas pelas crianças, a participação de cada educando nesse projeto, a valorização dos trabalhos realizado em equipe e também a nova experiência que adquiriram.Conclusão:
 Com este projeto concluímos é importante da participação de todos no cotidiano escolar, a escola é o local que reuni e uni, comunidade, professores e gestores em um único propósito de transformação. 
 E saber que sozinho não modificamos nada, mas a hora que trabalhamos em equipe somos capazes de grandes mudanças neste mundo.
Passo 5:
Justificar a importância de realizar um projeto da exposição de conhecimento através de perguntas. 
Justificativa:
A Escola Dom Bosco em seu currículo escolar tem a preocupação de orientar e estimular seus alunos para questões ambientais, pois no mundo que vivemos essas questões são muito importante, é realmente das atitude de cada um que vai depender a nossa sobrevivência e de toda vida existente no nosso planeta, neste papel a escola defende e incentiva a separação do lixo, que se tornou um dos problemas mais comum da vida moderna, o ser humano produz mais lixo do que a terra consegue eliminar, para eliminar todo esse lixo da terra teria mais ou menos 1000 anos sem a presença do homem, o ser humano ta gastando todas fonte de energia do planeta.
Diante desse problema que esta comum na vida diária de cada um, a escola, realiza o projeto recriar, reciclar para transformar, traz deste projeto tentar orientar os alunos e toda comunidade escolar, para podemos melhor a qualidade de vida e também aprender a cuidar do nosso planeta. E para entender melhor o projeto foi feito os seguintes questionamentos:
Por que é necessária a realização do projeto de concientização?
Por que é importante a participação de toda comunidade escolar neste projeto?
Quais os objetivos que o projeto pretende alcançar?
Que pretensão tem este projeto no ensino escolar?
Quem será favorecido diretamente e indiretamente com este projeto?
Qual será a responsabilidade da comunidade escolar neste projeto?
Quais os benefícios que terá este projeto para todos?
Em que ajudará este projeto no ensino escolar?
Passo 6:
Expor a metodologia utilizada na execução do projeto, lembrando que é necessário que ela seja:
Colaborativa: Escola Municipal Dom Bosco, alunos da turma da 1° serie, comunidade, prefeitura e cooperativa de reciclagem municipal.
Integrativa: Através de palestra, orientar a comunidade escolar, após iniciar os trabalhos com os alunos nas escolas, com a ajuda de funcionários organizando lugares para o armazenamento do lixo reciclado e também mobilizar a prefeitura para recolher o reciclavel que não será usado em sala, para levar para as cooperativas existentes no processo de reciclagem.
Multidisciplinar: Fazer jogos, onde englobe todas as disciplinas que estão no currículo escolar. Língua portuguesa: alfabeto, unidades fonológicas: rimas e aliterações, relação fonemas/grafema, decodificação e codificação, regularidades e irregularidades ortográficas.
Matemática: numerais, situações problemas, medidas não convencionais, medidas de tempo, medidas de comprimento, massa e capacidade, medidas de valor, formas geométricas, classificação, seriação e sequencias e leitura, escrita, comparação e ordenação de números até as classe das dezenas.
Ciências naturais: água: usos, de importância e locais onde é encontrada, existência do ar e sua importância à vida, respiração.
Ciências humanas: espaço vivido e percebido. Identificação e reconhecimento do espaço: casa, escola, bairro, espaço escolar interno e externo.
Arte: cores primárias e secundárias, composição visuais: bidimensional (desenho, pintura, gravura e fotografia); tridimensional (esculturas, arquitetura e dobradura) e movimentos corporais.
Educação física: jogos rítmicos e jogos de salão.
7º passo:
O titulo do projeto, devendo ser bem chamativo para despertar curiosidades das pessoas.
A escolha do título tem haver com a proposta apresentar no proposta apresentada no projeto: Recriar, reciclar para transformar.
Partiu da ideia de transformação, utilizando o que para muito não é útil para mais nada, mostramos que podemos reutilizar de outras formas, ensinando a importância da reciclagem.
Passo 8:
Relacionar os nomes dos componentes envolvidos e sua função no projeto:
Diretor: Angela Almeida
Coordenadora: Maria Rita
Professor: Andreia Ribas
Alunos:
Alise da Silva Souza
Ana Livia Munhoz 
 Amarildo Mariano Mendes
Bruna da Silva
Carlos Alberto Ians
Camila Caroline Betim
Eduardo Felix 
Eduardo Cabral de Lima
Eduardo Antônio Frazão
Fabio da silva
Gabriela Siqueira da Silva
Gabriel Mendonça
Iago Martins Godoy
Josiane Castro
Juliana Pontes
Kelvin Souza 
Larissa Bueno de Souza
Luan Robollo Mendes
Maria Clara dos Santos
Maria Gabriele Sales 
José Gabriel Souza
 Henrique Mendes
Weslei Henrique Santos.
Conclusão:
Podemos concluir através deste trabalho, a importância do projeto na vida escolar, pois através tivemos a oportunidade de melhorar a aprendizagem, utilizando maneiras diversificadas, ensinando as crianças a ter conciencia de cuidadar do planeta deste cedo.
Os jogos ajudam na formação de regras, pois a sociedade é feitas de regras que devemos seguir para podemos ter uma vida em harmonia uns com os outros.
E utilizar esta metodologia para vida escolar é muito satisfatória, e além disso ensinar os educando a cuidar melhor do nosso o Planeta, mostrando que pequenas ações pode sim fazer uma grande diferença na vida de cada um, fazendo que as criança tenham conciencia que precisamos cuidar bem do planeta para que a nossa qualidade de vida seja melhor. 
Referências bibliográficas:
Caderno Pedagógico, Ensino Fundamental/Organização e revisão: Rosemari de Souza, Ila Carneiro Rodrigues e Ronilse Rosequine. 2ª edição. Telêmaco Borba, PR.
PROPOSTA PEDAGÓGICA DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE TELÊMACO BORBA - MARCO CONCEITUAL. Telêmaco Borba/2012.
Brasil. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: introdução aos parâmetros curriculares nacionais / Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília: MEC/SEF, 1997.
Silva, Mônica Soltau da 
clube da matemática, jogos educativos/ Mônica Soltau da Silva-Campinas. SP: Papirus 2004- 3ª edição
 
 
UNIVERSIDADE ANHANGUERA - UNIDERP

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes