Buscar

DISCURSIVA MAIO 2018 simulado

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

SUPERVISÃO TÉCNICA E ACADÊMICA EM SERVIÇO SOCIAL
QUESTÃO SOCIAL E SERVIÇO SOCIAL
DISCURSIVA
O QUE GARANTE ARTICULAÇÃO ENTRE FORMAÇÃO PROFICIONAL E EXERCICIO PROFICIONAL?
O diálogo entre estudantes , professores e assistentes sociais dos campos de estágios.
O CAPITALISMO MONOPOLISTA, ISTO É, A EXPANSAO CAPITALISTA COM BASE NO MODE LO FORDISTA DE PRODUÇÃO VINCULA A QUESTÃO SOCIAL AO MERCADO E ESTABELECE UM NOVO PAPEL P O ESTADO.
COMO A QUESTAO SOCIAL E VISTA NESSE ESTAGIO DO CAPITALISMO, ECOMO EESTADO INTERAGE NESECONTEXTO.
A questão social deixa de ser um problema de caráter dos indivíduos e passa a ser vista como parte do processo de desenvolvimento desse estagio do capitalismo.
As expressões das questões sociais são como ‘desajustes’ na forma de distribuição de bens e serviços produzidos socialmente. A falta de demanda e consumidores p esses bens e serviços é causada pela ‘sobre oferta da força de trabalho não absorvida pela esfera produtiva, isto é, pessoas desempregada e, portanto sem condição de consumir.
O Estado intervém nas questões econômicas como suportes a nova fase de acumulação. Passa a tender tais carências, e ao mesmo tempo cria condições p consumo e de modo a movimentar o mercado “incentivando a uma contenção do desemprego ou uma transferência de renda (Seguridade social ou política social). (Montano 2012. p 275).
Quem são atores envolvido na supervisão de estágio?
São: estagiário, supervisor acadêmico, supervisor campo, e o coordenador de estágio.
A DEMANDA CONTINUA DE MÃO DE OBRA P ATENDER A CRESCENTE PRODUÇÃO FABRIL LEVA A UMA CONCENTRAÇÃO OPERÁRIA Q PASSA A VIVER AO REDOR DAS FABRICAS. COMENTE SOBRE AS CONDIÇÕES DE VIDA DESTES TRABALHADORES.
Salários baixos, saúde fragilizada, condições de trabalho insalubres, falta de condições de moradia, alimentação insuficiente, precarização da qualidade de vida do trabalhador e sua família.

Outros materiais