Logo Passei Direto

A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
4 pág.
APOL 5 80% Pesquisa Operacional / Sistemas de Produção de Bens e Serviços

Pré-visualização | Página 1 de 1

APOL 5
Questão 1/5 - Pesquisa Operacional
Na elaboração do modelo conceitual pode ser empregada a técnica Activity Cicle Diagram (ACD), que é uma ferramenta que permite mapear as principais interações e comportamento das entidades (objetos)pertencentes a um sistema que está sendo modelado para uma simulação discreta. Esta técnica é particularmente útil em sistemas com fortes características de geração de fila.
 
Podemos identificar como características da técnica ACD:
 
I - Emprega apenas dois símbolos para descrever um ciclo de vida das entidades/objetos de um sistema.
II - Por regra de construção do ACD deve-se obrigatoriamente alternar atividades com filas, o que torna a modelagem mais robusta.
III - Uma “fila” é representada por uma circunferência e uma “atividade” por um retângulo.
IV - Um ACD é composto pela combinação de todos os ciclos de vida de cada entidade participante.
V - A partir da identificação das atividades comuns das entidades, de forma individual, e realizando as suas conexões é possível obter o ACD completo do sistema.
 
Assinale a alternativa correta:
	
	A
	I, II e III são verdadeiras.
	
	B
	II, III e IV são verdadeiras.
	
	C
	II, III e V são verdadeiras.
	
	D
	I, II, IV e V são verdadeiras.
	
	E
	I, II, III, IV e V são verdadeiras.
Questão 2/5 - Pesquisa Operacional
Com relação à caracterização dos conceitos de “Validação” e “Verificação”, alguns autores consideram ‘validação’ e ‘verificação’ como conceitos distintos entre si, pois enquanto a validação está relacionada com o que será modelado, a verificação está relacionada com o modo como o modelo computacional está sendo implementado (ou modelo implementado em algum simulador – software de simulação).
Portanto, relacione corretamente as colunas de acordo com seus conceitos:
 
1 - Validação.
2 - Validação do modelo conceitual.
3 - Validação operacional.
4 - Verificação.
5 - Verificação do modelo computacional.
 
( 4 ) É a garantia de que o programa de computador do modelo computacional e sua implementação estão corretas.
( 1 ) É o processo que confronta o modelo conceitual com o sistema do mundo real.
( 5 ) É realizar um exame que confirme se o modelo computacional se comporta de acordo com o modelo conceitual..
( 2 ) Ocorre após se assegurar que as teorias e pressupostos básicos do modelo conceitual estão corretas; que o modelo representando o problema, a estrutura do modelo, a lógica e as relações causais e matemáticas são "razoáveis" para a finalidade proposta do modelo.
( 3 ) É a confirmação de que o comportamento dos dados de saída do modelo possui a precisão requerida que atende o propósito do modelo, no domínio de aplicabilidade pretendido para o mesmo.
 
 
Assinale a alternativa correta:
 
	
	A
	4 - 1 - 5 - 2 - 3.
	
	B
	1 - 4 - 2 - 3 - 5.
	
	C
	5 - 1 - 4 - 3 - 2.
	
	D
	1 - 2 - 3 - 4 - 5.
	
	E
	4 - 3 - 5 - 2 - 1.
Questão 3/5 - Sistemas de Produção e Bens e Serviços
Definir a quantidade de itens a serem adquiridos para repor os estoques requer uma análise crítica de diversos elementos, entre eles, o tamanho do lote econômico de compras, o tamanho do lote econômico de fabricação (informado pelo fornecedor), lead time, criticidade do item para o sistema produtivo, entre outros e para isso, a empresa pode utilizar o sistema de Ponto de Pedido.
 
Avalie as sentenças a seguir que versam sobre as características do modelo de ressuprimento por ponto de pedido e marque X na única alternativa correta:
	
	A
	( ) O cálculo do ressuprimento por ponto de pedido exige que sejam definidas as datas para a entrega das matérias primas e componentes na empresa.
	
	B
	( ) O modelo de ressuprimento por ponto de pedido considera alguns elementos como: demanda anual do item, custo de preparação de pedido, taxa de encargos financeiros e custo unitário.
	
	C
	( )  Para calcular o ressuprimento por ponto de pedido são necessárias informações sobre o patrimônio da empresa e se o fornecedor utiliza mão de obra terceirizada
	
	D
	( ) O cálculo por ponto de pedido determina que 10% do estoque tem mais valor agregado, 20% tem médio valor agregado e 70% tem baixo valor agregado.
	
	E
	( ) O giro do estoque é determinado através do ponto de pedido aplicado aos itens de alto valor agregado, os quais são considerados críticos para o sistema de produção.
Questão 4/5 - Sistemas de Produção e Bens e Serviços
O controle de estoques nas organizações tem como foco auxiliar no gerenciamento da quantidade dos itens armazenados e também em todo o custo inerente desse estoque. Para que esse controle seja efetivo é necessário utilizar sistemas informatizados e também identificar os lotes econômicos a serem adquiridos dos fornecedores.
 
Analise as sentenças a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas em relação ao controle dos estoques para um supermercado. 
( ) O estoque de produtos de um supermercado deve ser controlado de maneira que não faltem os itens de maior giro.
( ) Em um supermercado, o estoque deve ser gerenciado através da classificação ABC para que os itens recebam tratamento diferenciado.
( ) Controlar o estoque de um supermercado consiste em submeter todos os itens a um cálculo padrão de ressuprimento.
( ) O custo dos estoques em um supermercado é uniforme durante todo o ano porque os aumentos são negociados anualmente.
Agora, marque a sequência correta:
	
	A
	V, V, F, F.
	
	B
	V, F, V, V.
	
	C
	V, V, F, V.
	
	D
	V, F, F, V.
	
	E
	F, F, F, V.
Questão 5/5 - Pesquisa Operacional
A correta implantação de um modelo computacional ocorrerá se a etapa de modelagem de dados de entrada tiver sido executada. Portanto, é necessário realizar o levantamento de dados referentes ao sistema em estudo, sem o qual, não há como dar prosseguimento à simulação. Neste processo de levantamento, devemos atentar para que o método de amostragem empregado seja bem desenvolvido e documentado.
Temos como conceito de modelagem de dados um processo no qual escolhemos a melhor forma de representar um fenômeno aleatório observado no sistema real em estudo. Tal processo possui as seguintes etapas:
 
I - Coleta de dados: é obtida uma amostra representativa do fenômeno. A amostra deve possuir a quantidade de dados suficientes de forma a efetivamente caracterizar o comportamento do sistema.
II - Tratamento de dados: são utilizadas técnicas para descrever os dados levantados, identificar falhas nos valores da amostra e aprofundar o conhecimento a respeito do fenômeno em estudo.
III - Inferência: se objetiva a construir um modelo computacional que represente o fenômeno real, o qual será incorporado ao modelo probabilístico.
 
Assinale a alternativa correta:
 
	
	A
	I e III são verdadeiras.
	
	B
	II é verdadeira.
	
	C
	III é verdadeira.
	
	D
	I e II são verdadeiras.
	
	E
	I, II e III são verdadeiras