Buscar

3-¬ Prova de Bioqu+¡mica 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

A biossíntese dos lipídeos no tecido animal ocorre no citosol das células, a partir de uma molécula iniciadora, o acetil-CoA e de várias moléculas alongadoras (dependente do tamanho da cadeia do ácido graxo formado), o malonil-CoA. Os passos bioquímicos para biossíntese dos lipídeos envolvem quatro reações: 1) reação de condensação (catalisada pela β-ceto-ACP sintase), 2) reação de redução (catalisada pela β-cetoacil-ACP redutase), 3) reação de desidratação (catalisada pela β-hidroxiacil-ACP desidratase) e 4) reação de redução (catalisada pela enoil-ACP redutase). Baseando nestas informações, responda:
Qual a equação global da síntese do ácido graxo palmitato (C16:0)
Qual o agente redutor utilizado durante as duas reações de redução da biossíntese dos lipídeos? Quais as possíveis origens desse agente redutor, no tecido adiposo e na glândula mamária?
Qual a equação da síntese da molécula alongadora? Qual a vitamina necessária para que essa reação ocorra?
Nos animais monogástricos (cães, gatos, suínos e aves) qual a origem das moléculas de acetil-CoA utilizadas durante a síntese dos ácidos graxos? Essas moléculas são produzidas a partir de qual reação (aborde os substratos, produtos e a enzima catalisadora da reação)?
Na β-oxidação do ácido graxo C16:0 (palmitato) ocorre pela ação seqüencial das enzimas acil-CoA desidrogenase, enoil-CoA hidratase, β-hidroxiacil-CoA desidrogenase e acil-CoA acetil transferase.
a) Comente a equação global da β-oxidação do palmitatoil-CoA.
b) Quais enzimas catalisam as reações de produção das moléculas de NADH e FADH2? Qual o destino metabólico destes?
c) A oxidação do ácido graxo C18:1 Δ9, requer a ação de uma enzima extra, a enoil-CoA isomerase. Explique o porquê. 
3. Suponha que você atenda em sua clínica veterinária uma cadela com diabetes mellito não controlado. A cadela apresenta-se extremamente magra e hálito adocicado. No resultado do exame de urina você observa duas cruzes ( + + +) para o metabólito corpos cetônicos. No exame sanguíneo o pH do sangue apresenta-se diminuído. Explique bioquimicamente o quadro desse paciente. Lembre-se de abordar o controle hormonal do quadro apresentado. Qual o nome da patologia revelada pelos exame de urina e de sangue?

Outros materiais