Buscar

História do itaú trabalho de ADM

Prévia do material em texto

História do itaú
Um banco com nove décadas de muita história.
Uma empresa do tamanho do Itaú Unibanco tem muita coisa para contar. Ao longo de nossa trajetória, acompanhamos a evolução do país e as histórias de inúmeros colaboradores e clientes. Uma das nossas maiores riquezas, portanto, é a nossa memória.
O primeiro nasceu mineiro de Poços de Caldas. No dia 27 de setembro de 1924, a Casa Moreira Salles, fundada por João Moreira Salles – e que vendia de tudo: louças, roupas, sapatos, bebidas -, recebeu do governo federal a carta patente que lhe permitia funcionar como seção bancária, ou seja, correspondente de bancos importantes do estado.
 
O segundo chegou vinte anos depois, pelas mãos do industrial do ramo têxtil Alfredo Egydio de Souza Aranha e seu sócio, Aloysio Ramalho Foz. Com o nome de Banco Central de Crédito S.A., instalou sua primeira agência no centro da capital paulista.
 
Com o passar dos anos, João Moreira Salles foi passando a administração da Casa Moreira Salles para seu filho Walther, que a assumiu por completo em 1933, quando ainda era um estudante de direito. Em 1959, Alfredo Egydio transferiu a gestão de seu banco para o sobrinho Olavo Setubal, e para o genro, Eudoro Villela. Juntos, os dois aceleraram o ciclo de transformações na instituição.
 
Nos anos 1960, a Casa Moreira Salles viria a se tornar Unibanco, e o Banco Central de Crédito passou a se chamar Itaú. Em 2008, dois dos mais importantes e populares bancos do Brasil se uniram, numa operação que representou uma das maiores fusões da história brasileira. Naquele histórico 4 de novembro, nasceu também um dos maiores bancos do mundo e um gigante brasileiro.
 
As histórias do Itaú e do Unibanco têm como pontos comuns a preocupação com a ética e a transparência nos negócios, o respeito às leis e a valorização de seus colaboradores. Também são aspectos convergentes entre as duas organizações a busca pela satisfação dos clientes e o incentivo à cultura e à educação, preocupações que se materializaram no Instituto Moreira Salles, no Instituto Itaú Cultural e, na área social, na Fundação Itaú Social e no Instituto Unibanco.
 
Durante nove décadas de história, o Itaú Unibanco atravessou fronteiras, inaugurando sua atuação global e lançando bases em outros países da América Latina, e continua seguindo os princípios e os valores daqueles que lhe deram origem. Sempre de olho no futuro e com a preocupação de construir um mundo melhor.
Leia mais sobre nossos sonhos e objetivos em Quem Somos. Você também pode saber mais sobre a gente no link www.itauunibanco90anos.com.br . O site traz a versão digital do livro comemorativo que relembra cada momento da nossa história.
Os tesouros que o Itaú Unibanco protege em seu centro de memória
O departamento de memória do Itaú Unibanco preserva mais de 150 mil objetos, entre máquinas registradoras, troféus, objetos das agências bancárias, textos, capas de talões de cheque, cartões, fotos e material publicitário.
O Espaço Memória do Itaú Unibanco preserva mais de 150 mil documentos, entre máquinas registradoras, troféus, objetos das agências bancárias, textos, capas de talões de cheque, cartões, fotos e material publicitário.
Telex, fax, máquina de escrever... Quantos aparelhos ficaram para trás com o desenvolvimento da tecnologia? Na história do Itaú Unibanco não é diferente. O banco coleciona verdadeiras relíquias que ajudaram a construir momentos importantes de sua trajetória, mas que foram aposentadas com a chegada da informatização.
Uma dessas preciosidades é o primeiro comercial do Itaú, de 1970. Detalhe: a cópia é colorida, mas a grande maioria das televisões nas residências brasileiras era preta e branca quando o filme foi ao ar.  
Outro destaque são as “chapinhas”, pequenos pedaços de metal numerados, usados para determinar em que ordem os clientes seriam atendidos, isso há mais de 50 anos. Nos anos 1960, essas chapinhas eram entregues aos clientes no instante em que chegavam à agência. O número marcado nelas servia para organizar a fila: cada cliente era chamado para o atendimento conforme aquele código.  
Alguns episódios engraçados aconteciam. Todos os dias, ao final do expediente, as chapinhas utilizadas eram recolhidas e contadas. Se faltasse alguma, era preciso registrar o sumiço e comunicar a inspetoria. Certa vez, um cliente contou que, em uma visita ao banco, achou a chapinha tão bonita que a levou com ele e a transformou num chaveiro.
O Espaço Memória armazena versões diferentes da peça – com a marca de outras instituições financeiras que foram agregadas ao Itaú Unibanco– e, claro, na curiosa versão de chaveiros. As chapinhas acabaram se tornando peças protagonistas de um pedaço da nossa história e da arqueologia bancária brasileira.
Como um espaço vivo, que acompanha a evolução e os passos do banco, o acervo do Espaço Memória está sempre ganhando novas aquisições. Os próprios funcionários podem doar materiais que considerem interessantes para ficarem guardados na memória. Para doar ou sugerir adições a nosso acervo, escreva para memoria.itau@itau-unibanco.com.br.
O espaço que guarda pedacinhos do nosso banco
Uma das nossas maiores riquezas é a nossa memória. E a gente se preocupa em cuidar dela da melhor forma. com direito a endereço especial para isso: o Espaço Memória.
Uma empresa do tamanho do Itaú Unibanco tem muita coisa para contar. Ao longo de nossa trajetória, acompanhamos a evolução do país e as histórias de inúmeros colaboradores e clientes. Uma das nossas maiores riquezas, portanto, é a nossa memória. E a gente se preocupa em cuidar dela da melhor forma, com direito a endereço especial para isso: o Espaço Memória.
Localizado dentro do Itaú Unibanco Centro Empresarial, na zona sul de São Paulo, a área começou a ser desenhada em 2000, por demanda de Olavo Setubal. Um comitê especial, formado por diretores da empresa, foi criado para transformar o projeto em realidade. Em 2003, o acervo histórico, que ficava guardado no Itaú Cultural, foi transportado e organizado em um local de 400 metros quadrados, com direito a espaço expositivo, auditório e café.
As peças e documentos que compõem o patrimônio o Espaço Memória ficam guardadas em um ambiente climatizado e seguro. Uma equipe de “guardiões” se dedica diariamente a reunir a produção histórica das áreas internas do banco e a fazer a gestão da memória corporativa. Quem quiser consultar o acervo, tanto funcionários como o público externo, pode solicitar uma pesquisa à equipe responsável.
O Espaço Memória, que hoje integra o Itaú Cultural, também organiza mostras temporárias, com recortes do acervo ou temáticas artísticas, como as mostras Filmes e Vídeos de Artistas na Coleção Itaú Cultural e a Ocupação Aloisio Magalhães – esta última, uma homenagem ao artista plástico e designer de mesmo nome.
O programa Caminhando com Arte, outra atividade organizada pelo Espaço Memória, promove um tour guiado pelas obras de arte expostas no Centro Empresarial.
O Espaço Memória reforça o sentimento de pertencimento dos colaboradores Itaú ao reconhecer a importância da valorização da cultura, da história e das pessoas.
O primeiro comercial do Itaú, troféus, telex... Conheça aqui algumas das relíquias que você encontra no Espaço Memória.
Atitudes do itaú
Ajudar as pessoas a fazerem melhores escolhas financeiras
 
Nesses mais de 90 anos de história, percebemos que falar de dinheiro é um certo tabu para o brasileiro. Discutir abertamente sobre o tema e controlar o orçamento de casa, porém, são passos essenciais para a conquista dos nossos sonhos e a garantia de uma vida tranquila. Com o objetivo de ampliar esse debate e de incentivar as pessoas a terem uma relação mais equilibrada com seu dinheiro, realizamos uma série de iniciativas voltadas à educação financeira. Entre elas está a websérie Vida Real, que traz pessoas comuns contando seus dilemas financeiros e sendo auxiliadas por especialistas do banco. Também disponibilizamos quatro sites, como o Uso Consciente do Dinheiro, que reúne dicas e ferramentasvariadas. Já os portais Proteja, Invista e Crédito Conscientefornecem orientações relacionadas a seguros, investimentos e crédito. Organizar-se financeiramente: #issomudaomundo.     
 
Ser um banco cada vez mais digital
 
O mundo está mudando cada vez mais rápido e a forma como as pessoas se relacionam com seu banco também. O Itaú Unibanco tem como premissa acompanhar essas mudanças e oferecer sempre os melhores serviços a todos que se relacionam com a gente de alguma forma. É por isso que, nos últimos anos, reforçamos nosso posicionamento digital. Em 2015, ampliamos o número de agências digitais e desenvolvemos aplicativos para smartphones e tablets. Aumentamos também nossa atuação nas nossas redes sociais, que hoje são a nossa principal plataforma de troca e disseminação de conhecimento. Por meio das nossas páginas no Facebook, Twitter, Linkedin e Instagram, mantemos um diálogo aberto com as pessoas e buscamos inspirá-las a promoverem mudanças positivas em suas vidas. Quer saber mais sobre a nossa presença digital? Veja em Quem Somos e Conteúdos de Marca.      
Atuar para transformar o mundo num lugar melhor
 
Nossas frentes de atuação incluem ainda projetos ligados a educação, cultura, esporte e mobilidade urbana. Acreditamos no poder transformador dessas causas. Na Fundação Itaú Social, elaboramos metodologias para melhorar as políticas públicas de educação. No Instituto Unibanco, concentramos esforços em criar soluções para o Ensino Médio. Há quase 30 anos, o ItaúCulturalpromove exposições, espetáculos de dança e de teatro, shows e cursos no Brasil inteiro. Nosso compromisso com a cultura também se traduz no Espaço Itaú de Cinema, presente em seis cidades brasileiras. Na área de Esportes, desde 2008 patrocinamos a Seleção Brasileira. Apoiamos também projetos no circuito do Tênis. Em mobilidade urbana, o destaque são as nossas famosas laranjinhas. Hoje atuamos em sete capitais com o programa, valorizando a bicicleta como meio de transporte. Leia mais aqui.
Cultura corporativa
 Só é bom para a gente, se for bom para o cliente_
Somos pessoas servindo pessoas, com paixão e excelência. Trabalhamos com o cliente e para o cliente, porque ele é a razão maior de tudo o que fazemos.
Fanáticos por performance_
A geração de resultados sustentáveis está no nosso DNA. O desafio constante de buscar a liderança em performance nos trouxe até aqui e continuará guiando a nossa empresa em direção aos nossos objetivos.
Gente é tudo para a gente_
Tudo o que realizamos é por meio de gente. Gente de talento, que gosta de trabalhar em um ambiente de colaboração, meritocracia  e alta perfomance.
O melhor argumento é o que vale_
Cultivamos um ambiente desafiador, aberto ao questionamento e ao debate construtivo. Para nós, a hierarquia que conta é a da melhor ideia.
Simples. Sempre_
Acreditamos que a simplicidade é o melhor caminho para a eficiência. Por isso, lutamos para que a profundidade não se confunda com complexidade e para que a simplicidade não se transforme em simplismo.
Pensamos e agimos como donos_
Pensamos sempre como donos da empresa, liderando pelo exemplo e colocando os objetivos coletivos acima de ambição pessoal.
Ética é inegociável_
Fazemos o que é certo, sem jeitinho, sem atalhos. Exercemos nossa liderança de forma transparente e responsável, totalmente comprometidos com a sociedade e com as melhores práticas de governança e gestão.
Matriz do Itaú
Endereço
Praca Alfredo Egydio de Souza Aranha, 100
Parque Jabaquara
CEP 04344-902 - Sao Paulo, SP
CNPJ
60.701.190/0001-04
Países de Atuação
O Itaú Unibanco Holding S.A. por meio de suas empresas, atua no Brasil e em outros 20 países principalmente nos continentes da América, Europa e Ásia. Países na América: Brasil, Argentina, Chile, Uruguai, Paraguai, Peru, Estados Unidos, México, Ilhas Cayman e Bahamas. Na Europa: Portugal, Espanha, França, Reino Unido, Luxemburgo, Bélgica, Alemanha e Suíça. Na Ásia: Emirados Árabes Unidos, República Popular da China e Japão.
Aquisições 
compra da Credicard
Em 9 de maio de 2013, o Itaú fechou a compra da Credicard, a mais antiga e conhecida emissora de cartões do país, por quase R$ 3 bilhões.[28]
Compra do CorpBanca
Em 29 de janeiro de 2014, foi anunciada a fusão das operações do banco Itaú Chile com o banco CorpBanca, também chileno, dando origem ao Itaú CorpBanca. Após a conclusão da fusão, o Itaú passou da 7ª para a 4ª colocação entre os maiores bancos chilenos. A marca da nova instituição é Itaú e o controle fica nas mãos da instituição brasileira.[29]
Compra da ConectCar
Em 21 de outubro de 2015, a Odebrecht TransPort, subsidiária do grupo Odebrecht na área de transporte e logística, assinou um contrato de venda de sua participação na ConectCar para o Itaú Unibanco, por R$ 170 milhões.[30]
Compra da Recovery no Brasil
Em 31 de dezembro de 2015, o Itaú Unibanco informou que fechou acordo com o Banco BTG Pactual para a compra da participação de 81,94% do BTG na empresa de recuperação de crédito Recovery do Brasil Consultoria por R$ 640 milhões.[31]
Compra da Citibank no Brasil
Em 8 de outubro de 2016, o Itaú pagou R$ 710 milhões pela operação de varejo do Citibank no Brasil.[32]
Compra da participação na XP Investimentos
Em 11 de maio de 2017, O Itaú Unibanco informou por meio de fato relevante a compra da participação de 49,9% do capital social da XP Investimentos, corretora nascida em Porto Alegre. A aquisição será feita por meio de aporte de capital no valor de R$ 600 milhões e compra de ações de emissão da XP detidas pelos vendedores no valor de R$ 5,7 bilhões. No total, serão aplicados R$ 6,3 bilhões no negócio. A finalização da transação depende da análise do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade).[33][34]
Serviços e segmentação
Itaú Unibanco
É o segmento de varejo do banco, o de maior visibilidade, oferecendo serviços de conta corrente, poupança, cheques especiais, empréstimos pessoais e ao consumidor, cartões de crédito, seguros de residência, vida e acidentes, financiamento de automóveis, planos de previdência privada, administração de ativos e planos de capitalização para pessoas físicas.[35][36]
Itaú Personnalité
O Itaú Personnalité é a divisão que oferece serviços especializados para clientes de alta renda - logo abaixo do Private Bank. A estratégia do Itaú Personnalité consiste na oferta de serviços de consultoria por gerentes que recebem treinamento para entender as necessidades específicas desses clientes e de uma grande carteira de produtos e serviços exclusivos, disponibilizados em uma rede de agências exclusivas, localizadas nas principais cidades brasileiras.[37]
Itaú Uniclass
Segmento herdado do Unibanco, chocou-se com a estratégia Personalité. O Unibanco era considerado mais ágil, pois o conceito Uniclass era para clientes e não agências, ou seja, os clientes de uma agência poderiam ser classificados de forma diferentes enquanto no Itaú não.[38]
Em face disto, o Itaú Personnalité, em julho de 2011, reformulou sua estratégia e elevou o limite de clientes-alvo para pessoas com renda superior a R$ 10.000 por mês (em comparação com R$ 7.000 anteriormente, que chocavam-se com o Uniclass) ou com investimentos acima de R$ 100.000 (em contraposição a R$ 60.000 anteriormente, igualmente se chocavam com o Uniclass). Essa estratégia melhora o choque com a divisão Uniclass mencionada na atividade de banco de varejo, sem contudo resolver o problema de cliente em agência distinta.[39]
Poder público
Estrutura dedicada a órgãos públicos federais, estaduais e municipais. Atua principalmente nos estados do Rio de Janeiro, Paraná, Goiás e Minas Gerais, onde adquiriu bancos estatais nos processos de privatização.
Itau Negócios
Serviço especial para pequenas (faturamento anual entre R$ 500 mil e R$ 10 milhões) e microempresas (até R$ 500 mil). É utilizado por cerca de 115 mil das 637 mil pequenas e microempresas clientes do banco (o restante usa serviços padrões). No final de 2005, a UPJ possuía 188 unidades de atendimento exclusivo em agênciasdo Itaú.
Microempresas
No final de 2005, foram montadas 150 plataformas na cidade de São Paulo para prestar serviços especializados a empresas com faturamento anual inferior a R$ 500 mil. Em 2006, os serviços chegaram a mais de 80 localidades em todo o interior do estado de São Paulo e, na sequência, foram instaladas outras 94 plataformas no estado do Rio de Janeiro. Em 2007, esses serviços foram estendidos aos estados de Minas Gerais e Paraná. Em 2008 e 2009, essa expansão teve prosseguimento, com a instalação de outras plataformas para microempresas.
Os gerentes dessas plataformas oferecem soluções personalizadas e fornecem aconselhamento detalhado sobre todos os produtos e serviços a microempresas. A estratégia é captar o expressivo potencial dessa clientela, suprindo as necessidades dessas empresas e seus proprietários, principalmente em relação a gestão de fluxos de caixa e linhas de crédito. O valor disponibilizado em linhas de crédito a microempresas aumentou em torno de 92,9% em 2009.
Após o anúncio da Associação, em 2009, os esforços estão sendo dirigidos para consolidar plataformas e atendimento aos clientes. Em 31 de dezembro de 2009, eram mais de 430 plataformas para microempresas espalhados pelo Brasil e cerca de 1.700 gerentes trabalhando para mais de 537.000 micro e pequenas empresas clientes.
Pequenas empresas
Desde 2001, o relacionamento com pequenas empresas está estruturado em plataformas especializadas. Em 31 de dezembro de 2009, eram 277 plataformas localizadas em todo o país e perto de 1.500 gerentes dando atendimento a mais de 260.000 empresas com faturamento anual entre 500 mil e 6 milhões de reais.
Todos os nossos gerentes são certificados pela Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (ANBIMA) e, ao longo do ano, recebem treinamento para terem condições de oferecer as melhores soluções para cada perfil de cliente.
Médias empresas
Em 31 de dezembro de 2009, o Itaú mantinha relacionamento com cerca de 104.000 médias empresas que representavam um amplo leque das empresas brasileiras localizadas em mais de 75 cidades do país. Tais clientes são em geral empresas com faturamento anual de R$ 6 milhões a R$ 150 milhões.
Oferecendo um leque completo de produtos e serviços financeiros a empresas de porte médio, incluindo contas correntes, opções de investimento, seguros, planos de previdência privada e produtos de crédito. Os produtos de crédito incluem empréstimos de capital para investimento, empréstimos de capital de giro, financiamento de estoques, financiamento de comércio, serviços de câmbio, leasing de equipamentos, cartas de crédito e garantias.
O Itaú também realiza operações financeiras em nome dessas empresas, como operações interbancárias, operações no mercado aberto e operações de futuros, swaps, hedging e arbitragem.
Além disso, oferece a esses clientes serviços de cobrança e de pagamento eletrônico. Temos condições de prestar tais serviços para praticamente qualquer tipo de pagamento, incluindo Internet Banking. Também oferecemos serviços de cobrança e pagamento - salários, tributos e fornecedores - para essas empresas.
Em 31 de dezembro de 2009, eram mais de 1.300 gerentes especializados no segmento de empresas médias. Esses gerentes trabalham nas 213 plataformas especializadas localizadas nas principais agências.
Itaú Abreconta
Em 2016, o Itaú lançou o aplicativo Itaú Abreconta. Buscando agilizar a abertura de conta corrente para seus clientes, o app permite realizar o processo exclusivamente no smartphone.
Institucionais
Itaú Private Bank
Especializado em consultoria financeira para pessoas físicas com grande patrimônio. Hoje, o Itaú Private Bank é o maior no seu segmento no País e na América Latina.
Taií
Fundada em 2004, oferece serviços de crédito. Possui uma rede própria de cerca de 110 agências, além de mais de 200 pontos de venda dentro dos supermercados da Companhia Brasileira de Distribuição (Pão de Açúcar, Extra, Extra Eletro, CompreBem e Sendas) e outros 200 pontos de venda nas Lojas Americanas. Controlado pelo Itaucred. Com a aquisição do Unibanco, que possuía a Fininvest, houve conflito de empresas que resultou, curiosamente, no encerramento da marca Taií.
Itaú BBA
O Itaú BBA é responsável pelas atividades de serviços bancários para grandes empresas e banco de investimento. O Itaú BBA oferece uma carteira completa de produtos e serviços por meio de um quadro de profissionais altamente qualificados. Atualmente, o Itaú BBA atende a cerca de 2.400 empresas e conglomerados. As atividades do Itaú BBA englobam desde operações típicas de um banco comercial até operações nos mercados de capitais e serviços de consultoria em fusões e aquisições. Tais atividades são totalmente integradas, o que permite ao Itaú BBA adaptar seu desempenho às necessidades de seus clientes.
Intrag DTVM
A Intrag DTVM[40] é uma empresa do grupo Itaú Unibanco S.A. com foco na prestação de serviços de Administração Fiduciária de fundos de investimento para gestores independentes, private banks, family offices, clientes institucionais e grandes investidores. O portfólio de produtos da Intrag inclui administração das mais variadas estruturas e tipos de fundos, desde os regulados pela instrução CVM nº 555 até FIDCs, FIPs, FMIEEs, ETFs e FIIs.
Itaú Soluções Previdenciárias
A Itaú Soluções Previdenciárias é uma empresa do grupo Itaú-Unibanco responsável por administração de fundos de pensão através da terceirização junto a fundações de previdência complementar fechada, aluguel de software de gestão de fundos de pensão além de atuar como uma empresa de tecnologia, ofertando desenvolvimentos de novos softwares, customizações e schedule IT.
Toténs para pagamento
Para evitar a quantidade de filas nas agências e caixas eletrônicos, Itaú Unibanco criou um totem digital para pagamento de contas. Em dezembro de 2017, o banco instalou 10 totens em agências do banco na cidade de São Paulo, em um projeto-piloto. Na sequência, o projeto será ampliado para correspondentes do Itaú e estabelecimentos parceiros, como supermercados e lojas de conveniência.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes