Buscar

Exercícios de Revisão (Respostas)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Respostas do Exercício de Revisão (incompleto)
Sim. Uma área multidisciplinar é uma área que engloba várias disciplinas. Portanto, podemos sim encaixar a IHM nesse quesito, uma vez que podemos destacar os conceitos da disciplina em outras áreas como Medicina, Psicologia, entre outros, assim como utiliza-se de conceitos dessas áreas; e não apenas condiz à área de Computação.
No desenvolvimento de um software temos várias etapas. Os profissionais de IHM têm uma participação importante no início, na parte dos requisitos; também na etapa de validação e testes, uma vez que essa etapa condiz também à interface. Atua na especificação, durante o projeto em relação à interface, e na entrega do projeto.
OBS.: Ler (requisitos ; stake-holders (pessoas envolvidas) ; etapas do processo de desenvolvimento <validação, testes>)
Interação: ... ¬¬ (não está relacionado apenas entre o usuário-sistema e sistema-usuário, mas também do designer-usuário, pessoa-pessoa, sistema-sistema. Normalmente ocorre “usuário-sistema”); um exemplo do contrário é um sistema de “próximo, próximo, concluído”.)
Interface: define quais as possibilidades do usuário de interagir com o sistema.
É o que a gente usa para passar para o usuário toda a parte de funcionalidade do sistema. Tem o principal compromisso de comunicar. Uma interface boa se torna transparente para o usuário. Ela pode ser crucial tanto pro sistema certo; pode significar o diferencial de uso por parte do usuário.
Deve-se saber quem é o usuário (para quem é o sistema) para fazer um design que atenda suas necessidades. Pode-se conhecer o usuário através de Questionários, Entrevistas, Observação In-Loco.
‘Menu / Atalho / Linhas de Comando / Realidade Virtual’ são chamados de Estilos de Interação.
... ¬¬
Uso de janelas
... (a gente sai das partes das linhas de comando, passando pela parte visual (janelas etc), chegando na realidade virtual, e até a interação através do próprio corpo.
Pode-se conhecer o usuário através de Questionários, Entrevistas, Observação In-Loco, Relatórios da própria aplicação, entre outros.
Você pode usar casos de sucesso para ter base pro seu projeto incial. Dado que pode ser usado um protótipo, pode ser adiantado o processo de avaliação e descoberta e adiantar os problemas que poderiam aparecer no final do projeto, tornando o desenvolvimento mais demorado/custoso.
Conhecer os usuários (o que), envolvendo os usuários para as partes de entrevistas e questionários e alguém que represente a equipe de desenvolvimento. Etapa de planejamento envolvendo a equipe de desenvolvimento (gerente de projeto, designers etc). Modelo de tarefas (quais tarefas e como são elencadas / relacionadas) envolvendo a equipe (designers, especialista em IHM, engenheiro de software etc). Prototipação. Validação (usuários, novamente). Implementação. Testes (usuário final e especialista em IHM).
O protótipo tem a importante função de mostrar pro usuário a “cada” dos sistema. Ajuda o usuário a compreender o próprio sistema. Também ajuda a evitar algum erro que só seria descoberto no final do projeto, caso não fosse utilizado um protótipo.
Nível de experiência com o computador e/ou aplicação (as vezes um usuário tem domínio do computador mas a aplicação não faz muito sentido para ele, a não ser pela curva de aprendizagem; outras vezes o usuário tem domínio da aplicação, mas não domina completamente o computador).
Capacidades, Limitação do Usuário, Comportamento etc.
Diagrama (uso), Atividades, Cenários de Uso, Storyboards.
Para você verificar se está de acordo com o que foi pedido pelo usuário. Vai servir de guia para a validação, uma vez que se há sucesso na avaliação, há sucesso no sistema.
O modelo conceitural representa todo um contexto. Quando um modelo conceitural tem problemas, um modelo real herdará esses problemas. Ele tem que representar a interface, em termos do que ela tem a oferecer ao usuário. A importância para o projeto está relacionada ao fato de que o modelo conceitual, ao final do projeto, vai resultar na interface do usuário. Tem a mesma importância no início do projeto que um ‘requisito’ tem para ...... ¬¬

Outros materiais