Buscar

Recursos Energéticos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1 – Defina energia
R: O conceito de energia esta relacionado com a capacidade de por em movimento ou transformar algo. No âmbito econômico e tecnológico, a energia refere-se a um recurso natural e aos elementos associados que permitem fazer um uso industrial do mesmo.
2 – Defina recursos naturais
R: Entendida como um recurso natural, a energia nunca é um bem por si, mas antes um bem intermediário que permite satisfazer outras necessidades na produção e serviços.
3 – Classifique de acordo de energia renováveis
PETROLEO – Energia não renovável
CARVÃO – Energia não renovável
ENERGIA SOLAR – Renovável
Álcool – Renovável
4 – Pesquise sobre que tipo de energia foi importante para a indústria do século XVIII
R: O grande marco da utilização da energia pelo homem foi no século XVIII com a invenção da Máquina a Vapor que deu início a era da Revolução Industrial na Europa, marcando definitivamente o uso e a importância da energia para os tempos modernos que se iniciavam. As invenções da Locomotiva e dos teares mecânicos foram umas das primeiras aplicações para o uso da energia das máquinas a vapor, em seguida vieram muitas outras como os navios movidos a vapor que contribuíram imensamente para o desenvolvimento do comércio por toda parte do mundo.
5 – Pesquise sobre impacto ambiental
R: O sistema energético compreende as atividades de extrato, processamento, distribuição e uso de energia e é responsável pelos principais impactos ambientais na sociedade industrial, seus efeitos nocivos não restringem ao nível local onde se realizam as atividades de produção ou de consumo de energia, mas também possuem efeitos regionais e globais.
6 – Pesquise sobre fontes renováveis
R: A energia renovável é virtualmente infinita, são aquelas em que a sua utilização e uso é renovável e pode-se manter e ser aproveitado ao longo do tempo sem possibilidade de esgotamento dessa mesma fonte, como é o caso da eólica no qual é gerada pela ação dos ventos e solar.
7 – Pesquise fontes não renováveis
R: Da-se o nome de energia não renovável aquela que provem de fontes esgotáveis, ou seja, têm recursos teoricamente limitados, sendo que esse limite depende dos recursos existentes no nosso planeta, como é o exemplo dos combustíveis fósseis, petróleo, do carvão ou gás natural.
8 – Cite 4 tipos de fontes não renováveis
R: Os principais exemplos de fontes de energia não renováveis são os combustíveis fósseis (petróleo, carvão mineral, gás natural e xisto betuminoso) e os combustíveis nucleares.
9- Cite 5 tipos de fontes renováveis
R:
Biomassa: utiliza matéria de origem vegetal para produzir energia (bagaço de cana-de-açúcar, álcool, madeira, palha de arroz, óleos vegetais etc).
Energia solar: utiliza os raios solares para gerar energia oferece vantagens como: não polui, é renovável e existe em abundância. A desvantagem é que ainda não é viável economicamente, os custos para a sua obtenção superam os benefícios.
Energia eólica: é a energia gerada através da força do vento captado por aerogeradores. Suas vantagens são: é abundante na natureza intenso e regular e produz energias a preços relativamente competitivos.
Etanol: é produzido principalmente a partir da cana-de-açúcar, do eucalipto e da beterraba. Como energia pode ser utilizado para fazer funcionar motores de veículos ou para produzir energia eléctrica. Suas vantagens são: é uma fonte renovável e menos poluidora que a gasolina.
Biodiesel: o biodiesel substitui total ou parcialmente o óleo diesel de petróleo em motores ciclo diesel. Vantagens: é renovável, não é poluente. Desvantagem:  existe o esgotamento do solo.
10 – Cite 2 tipos de impactos ambientais
R: No caso da usina hidrelétrica, por exemplo, para que ela funcione é indispensável um reservatório, e sua construção sempre afeta a fauna e a flora da região, pois tudo acaba se transformando num imenso lago.
No caso da energia proveniente das usinas nucleares, o impacto ambiental é ainda mais grave, pois os resíduos nucleares – altamente letais à saúde humana – ainda não têm uma destinação segura, sendo simplesmente dispostos na natureza, às vezes armazenados em depósitos provisórios ou subterrâneos. E  sabemos que é impossível garantir 100% de segurança para esses materiais  nucleares que correm o risco de vazar e atingir algum lençol freático, ameaçando assim populações inteiras.

Outros materiais