Buscar

Qualidade- Exercicios

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

IQA - Índice de Qualidade das Águas
Um dos índices desenvolvido pela National Sanitation Foundation dos Estados Unidos da América é o IQA - Índice de Qualidade das Águas. Significa uma espécie de nota atribuída à qualidade da água, podendo variar entre zero e cem. Este índice é mais apropriado para corpos d' água lóticos. A sua criação se baseou numa pesquisa de opinião feita entre 142 especialistas, os quais indicaram os parâmetros que deveriam ser medidos, bem como sua importância relativa.
Dos 35 parâmetros indicados inicialmente, acabaram sendo selecionados 9: oxigênio dissolvido, demanda bioquímica de oxigênio, coliformes fecais, temperatura, pH, nitrogênio total, fósforo total, sólidos totais e turbidez. Para esses nove, cada profissional elaborou uma curva de variação de qualidade, que fornece uma “nota” entre zero e cem, dependendo da concentração ou do valor do parâmetro ou variável pesquisada. O IQA é determinado pelo produtório ponderado das qualidades estabelecidas para cada parâmetro, conforme a expressão:
 = p q onde,
IQA... Índice de Qualidade da Água
qi... Qualidade do i-ésimo parâmetro (obtido nas curvas)
wi... Peso relativo do i-ésimo parâmetro (S w i = 1,0)
Dependendo do valor do IQA obtido, a qualidade da água bruta pode ser considerada de qualidade ótima, boa, aceitável ou ruim. Os resultados são divulgados através de publicações em forma de Relatórios Técnicos, editados periodicamente pelo Instituto das Águas.
EXERCICIOS
1) Por que a qualidade das águas é monitorada?
Para verificar se a água está apropriada aos diversos usos que dela fazemos como consumo humano, irrigação, lazer, entre outros. Cada uso requer uma qualidade específica. Com o monitoramento, é possível saber se a água está adequada ao uso que será feito. 
2) Como se monitora a qualidade das águas?
Por meio de campanhas de campo em que técnicos visitam determinados pontos pré-definidos  em rios e lagos, coletam amostras e encaminham aos laboratórios onde são feitas as análises físico-químicas e biológicas necessárias. Para que se possa acompanhar a evolução da qualidade das águas naquele ponto do rio, o monitoramento deve ser realizado de acordo com a freqüência planejada, por exemplo, a cada três meses deve ser coletada uma nova amostra. 
3) Quais parâmetros devem ser monitorados? 
Os parâmetros, ou substâncias presentes na água, a serem monitorados dependem do uso que fazemos da água. Por exemplo, em balneários é essencial o monitoramento dos chamados coliformes termotolerantes, um determinado tipo de bactéria que indica a presença de outros microorganismos causadores de doenças transmissíveis pelo contato com a água. Em rios que atravessam as cidades, é importante avaliar outro parâmetro denominado DBO (Demanda Bioquímica de Oxigênio). Sua presença em níveis elevados pode indicar o lançamento no rio de esgotos não tratados, por exemplo.
4) O que significa IQA? 
IQA – Índice de Qualidade das Águas é um indicador que permite aferir, de maneira didática, a qualidade das águas em um determinado trecho de rio, especialmente a contaminação causada pelo lançamento de esgotos domésticos. Trata-se de um indicador que agrega os resultados de uma série de nove parâmetros por meio de uma expressão matemática. Os resultados dessa expressão permitem fazer a classificação dos trechos de rio em faixas de qualidade ótima, boa, razoável, ruim e péssima.  
7) O rio que corta minha cidade foi considerado de má qualidade na avaliação do IQA.  Neste caso, a água fornecida pela companhia de águas de minha cidade é segura? 
Muito provavelmente sim. A qualidade da água do rio não é a mesma da água que chega a sua casa, pois ela foi submetida a processos de tratamento para garantir sua adequação ao consumo humano. O fato da qualidade da água do rio ser ruim pode aumentar os custos desse tratamento, mas não afeta a qualidade da água distribuída, que depende do processo de tratamento empregado por sua concessionária local de abastecimento de água.
8) Onde obtenho informações sobre a qualidade da água que chega até minha casa? 
Na sua conta de água da concessionária local. O Decreto Presidencial nº 5.440 de 4 de maio de 2005 estabelece os procedimentos para o controle de qualidade da água em sistemas de abastecimento e exige que as informações sobre a qualidade das águas distribuídas sejam disponibilizadas  ao consumidor em sua conta mensal. 
9) O que é o enquadramento dos corpos d´água? 
É quando se estabelece o nível de qualidade a ser alcançado ou mantido em um segmento do rio ao longo do tempo.  O enquadramento de um rio não significa necessariamente sua qualidade atual, mas a qualidade que se deseja atingir. Por isso, o enquadramento é um instrumento de política pública  voltado para o planejamento, pois, ao indicar a meta de qualidade que desejamos para as águas de um rio, nos permite planejar também as ações necessárias para que aquelas metas possam ser atingidas. 
10) Houve mortandade de peixes no rio próximo à minha casa. A quem devo relatar? 
Ao órgão ambiental e/ou de gestão de recursos hídricos de seu Estado.  
QUESTÕES DE CONCURSO
1) Um dos indicadores adotados por órgãos públicos de saneamento ambiental é o IQA (Índice de Qualidade das Águas), que incorpora nove variáveis consideradas relevantes para a avaliação da qualidade das águas, tendo como determinante principal a sua utilização para abastecimento público. Três das nove variáveis utilizadas nesse cálculo são:
(A) Cloreto, Demanda Bioquímica de Oxigênio e ph 
(B) Alcalinidade, Turbidez e Oxigênio Dissolvido
(C) Ferro, Coliformes Fecais e Fósforo Total
(D) Algas, Nitrogênio Total e ph
(E) Oxigênio Dissolvido, Temperatura e Resíduo Total
2)Os eventos e as conferências mundiais sobre temas ambientais reúnem representantes do governo de diversos países e buscam acordos que refletem o compromisso de todos com o desenvolvimento sustentável. Associe as características e/ou resultados obtidos, listados à esquerda, com os eventos mundiais sobre meio ambientes já realizados, apresentados à direita.
I - Foram aprovados documentos como a Convenção sobre Diversidade Biológica e a Convenção-Quadro sobre Mudança do Clima.
II - Foram estabelecidos dez compromissos respaldados por uma Declaração e por Programa de Ação, dentre os quais, acelerarem o desenvolvimento econômico, humano e social da África e dos países com menor nível de desenvolvimento.
III - Houve confronto marcante entre os defensores do “desenvolvimento zero”, basicamente representantes dos países industrializados, e os defensores do “desenvolvimento a qualquer custo”, representantes dos países não industrializados.
P - Conferência das Nações Unidas sobre o Meio 
Ambiente Humano (Estocolmo, 1972)
Q - Conferência das Nações Unidas sobre o Meio 
Ambiente e Desenvolvimento (Rio de Janeiro, 1992) 
R - Conferência Mundial para o Desenvolvimento Social 
(Copenhagen, 1995)
S - Cúpula Mundial sobre Desenvolvimento Sustentável (Johannesburgo, 2002)
As associações corretas são:
(A) I - P , II - R , III - Q
(B) I - Q , II - S , III - R 
(C) I - Q , II - R , III - P
(D) I - R , II - S , III - P
(E) I - S , II - R , III - Q
3)Caberão ao poder público e à coletividade, segundo dispõe o art. 225 da Constituição Federal de 1988, a defesa e a preservação ambiental para as presentes e futuras gerações. Com o objetivo de regulamentar o referido art. 225, entrou em vigor, nos seus aspectos penais, a Lei no 9.605/1998, conhecida como a Lei de Crimes Ambientais, segundo a qual
(A) o baixo grau de instrução ou escolaridade do agente e o arrependimento do infrator, manifestado pela espontânea reparação do dano, são circunstâncias que atenuam a pena. 
(B) o indivíduo que matar perseguir, caçar, apanhar, utilizar espécimes da fauna silvestre, nativos ou em rota migratória, sem a devida permissão, licença ou autorização da autoridade competente, se sujeita à pena de reclusão de um a cinco anos.
(C) a responsabilidade das pessoas jurídicas, nos casos de infração, exclui a daspessoas físicas, autoras, co-autoras ou partícipes do mesmo fato, no interesse ou benefício da sua entidade.
(D) a autoridade competente não observará a situação econômica no caso de multa, para imposição e gradação da penalidade.
(E) as penas restritivas de direitos são autônomas e não substituem as privativas de liberdade quando se tratar de crime culposo.
4)A Política Nacional do Meio Ambiente no Brasil, estabelecida pela Lei no 6.938, de 31 de agosto de 1981, tem por objetivo a preservação, a melhoria e a recuperação da qualidade ambiental propícia à vida, visando a assegurar no país condições ao desenvolvimento socioeconômico, aos interesses da segurança nacional e à proteção da dignidade da vida humana. Com relação ao previsto no texto em vigor dessa Lei, tem-se que o(a)
(A) Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) é o órgão executor do Sistema Nacional do Meio Ambiente (SISNAMA).
(B) conceito de servidão ambiental para o uso sustentável é aplicado nas áreas de preservação permanente e de reserva legal.
(C) estabelecimento de normas e critérios para o licenciamento de atividades efetiva ou potencialmente poluidoras compete ao IBAMA.
(D) Cadastro Técnico Federal de Atividades e Instrumentos de Defesa Ambiental, previsto por ela, será administrado pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA).
(E) Redução Certificada de Emissões (RCE) é um de seus instrumentos.

Outros materiais