Buscar

Apol 3 Nota 100 Fundamentos de Gestão e Comportamento Empreendedor

Prévia do material em texto

Apol 3 Nota 100
Fundamentos de Gestão e Comportamento Empreendedor
Questão 1/5 - Fundamentos de Gestão
Leia e analise as alternativas abaixo, identificado quais são corretas, de acordo com a Teoria da Contingência, que preconiza a ideia de que há uma série de fatores que influenciam e afetam a organização:
I- Contingência quer dizer alguma coisa incerta ou eventual, que pode ou não acontecer. A verdade ou falsidade será conhecida pela experiência e não pela razão.
II- As organizações complexas levaram a uma nova teoria. A estrutura de uma organização e seu funcionamento é independente da interface com o ambiente externo.
III- Na Teoria da Contingência tudo é relativo, tudo depende, isto é, não há nada de absoluto nas organizações ou na teoria administrativa. Há uma relação funcional entre as condições do ambiente e as técnicas administrativas apropriadas para o alcance eficaz dos objetivos da organização.
IV- As características organizacionais somente podem ser atendidas mediante a análise das características ambientais com as quais se defrontam.
V- A abordagem contingencial salienta que se alcança a eficácia organizacional seguindo um único e exclusivo modelo organizacional, ou seja, existe uma forma única e melhor para organizar no sentido de se alcançar os objetivos variados das organizações dentro de um ambiente também variado.
Assinale a alternativa que contempla as afirmações corretas
Resposta (A)
	
	A
	Afirmativas I, III e IV, apenas.
	
	B
	Afirmativas I, III e V, apenas.
	
	C
	Afirmativas I, II e III, apenas.
.
	
	D
	Afirmativas I, II, IV e V, apenas.
	
	E
	Afirmativas I, III, IV e V, apenas
Questão 2/5 - Comportamento Empreendedor
Segmentar um mercado significa escolher um grupo de consumidores, com necessidades homogêneas, para o qual a empresa poderá fazer uma oferta mercadológica. O processo de segmentação requer que sejam identificados os fatores que afetam as decisões de compras dos consumidores. Requisitos para a segmentação: o seguimento deve ser identificável, mensurável, acessível, rentável e estável.
Assim sendo, pode-se afirmar que:
I – Não é possível a uma empresa satisfazer a todos os consumidores de um mercado;
II – Um mesmo plano de marketing atende a todas as necessidades e desejos de um determinado mercado;
III – Uma organização define um segmento de mercado para atender seus consumidores de maneira eficaz;
IV – Segmentar um mercado é dividir o mercado pretendido em grupos de compradores potenciais que tenham necessidades e desejos semelhantes, percepções e valores comportamentais semelhantes;
Assinale a alternativa correta:
Resposta (E)
	
	A
	I e II são verdadeiras.
	
	B
	III e IV são verdadeiras.
	
	C
	I e III são verdadeiras.
	
	D
	II e IV são verdadeiras.
	
	E
	I, III e IV são verdadeiras.
	Questão 3/5 - Fundamentos de Gestão
De acordo com Oliveira (2009), o pensamento sistêmico é importante, pois as organizações estão envolvidas sob a ótica de alguns aspectos como: as transformações físicas necessárias à fabricação de produtos e prestação de serviços; a comunicação entre agentes e colaboradores para desenvolver, produzir e entregar o produto ou serviço atendendo às expectativas e necessidades do cliente, e ainda o envolvimento das pessoas para que elas se empenhem no processo cooperativo.
A partir desse contexto, avalie as afirmações que versam sobre a interação das partes no sistema:
I. Essa interação das partes de um sistema é chamada de sinergia e possibilita o funcionamento do sistema de maneira correta.
II. Quanto mais processos e quanto maior o tamanho, ou seja, o numero de subsistemas, serão necessárias mais pessoas para fazer a gestão.
III. A dinâmica ambiental do sistema, explica que o excesso de sinergia pode provocar falhas em seu funcionamento, levando a desordem.
IV. Um sistema não funciona adequadamente quando ocorre entropia interna, ou seja, a ausência de sinergia.
É correto o que se apresenta em:
Resposta letra (D)
	
	A
	I e II apenas
	
	B
	I e III apenas
	
	C
	III e IV apenas
	
	D
	I, II e IV apenas
	
	E
	II, III e IV apenas
Questão 4/5 - Comportamento Empreendedor
O empreendedor sustentável é aquele que sabe empreender respeitando o meio ambiente, gerando emprego e renda e acima de tudo, cuidando da preservação do meio ambiente. Na prática, é algo extremamente difícil e complexo pois o principal objetivo de uma empresa é o lucro. Os desafios inerentes a esse novo perfil de empreendedor do século XXI são grandes e todos nós temos uma parcela de contribuição a dar nesse processo.
Com base nessas informações, assinale a única alternativa que apresenta o maior desafio do empreendedorismo sustentável:
Resposta letra (A)
	
	A
	O desafio proposto a esse novo estilo de empreender envolve uma mudança completa de valores, de comportamentos, de atitudes dos seres humanos e da sociedade.
	
	B
	O desafio a ser superado é saber como e onde encontrar parceiros que sejam devidamente certificados com selos ambientais e de qualidade pois as empresas brasileiras não seguem a legislação ambiental.
	
	C
	Empreender de forma sustentável, tem como desafio ganhar dinheiro com seu empreendimento independentemente do bem estar coletivo e ainda suportar as criticas da sociedade.
	
	D
	O empreendedorismo sustentável tem como desafio produzir mais preservando os recursos existentes, mesmo sabendo que a grande maioria dos recursos são inesgotáveis.
	
	E
	O desafio está no fato de que os concorrentes de modo geral produzem seus produtos ou oferecem seus serviços sem observar os aspectos ambientais e sociais, logo, o empreendedor precisa fazer o mesmo.
	
	
	
	
Questão 5/5 - Comportamento Empreendedor
O empreendedor, antes de mais nada, precisa ter em mente que o seu empreendimento trará consequências para a sociedade em geral, bem como para o meio ambiente. Nesse sentido, pensar o futuro é estar consciente de seu papel na sociedade, de maneira ética, com respeito aos valores como solidariedade, cooperação, comprometimento, inclusão e retorno econômico e social.
O texto acima apresenta algumas características do empreendedor sustentável, com base nisso, a melhor definição para o conceito é:
Resposta (C)
	
	A
	Aquele que planeja e desenvolve o seu empreendimento com base em matérias primas recicláveis, que reutiliza água, recicla materiais e que vende produtos com selo de qualidade.
	
	B
	Aquele que adquire matérias primas de fornecedores devidamente certificados ambientalmente e com selos de garantia sobre seus produtos conforme legislação vigente.
	
	C
	Aquele que pensa sempre de forma holística, ou seja, empreendem com foco na conservação ambiental, na eficiência econômica e na equidade social, elementos que estão interrelacionados.
	
	D
	O empreendedor sustentável é aquele que exige dos seus parceiros a certificação verde de produtos independentemente da sustentabilidade dos seus negócios.
	
	E
	É aquele que produz para o consumo da sociedade pois sabe que o desenvolvimento e o consumismo andam juntos, e a demanda de produção necessita ser atingida.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes