DEPRESSÃO 3
3 pág.

DEPRESSÃO 3


DisciplinaA Depressão Infantil e Suas Formas de Manifestação6 materiais36 seguidores
Pré-visualização1 página
DEPRESSAO 3
ORGANIZANDO A MENTE
Tomai também o capacete da salvação, e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus;
Efésios 6:17
INTRODUÇÃO:
Por falar em capacete da salvação, você sabe por que Deus disponibilizou essa arma de defesa para guardar a mente do cristão?
Porque, nestes últimos dias da Igreja na terra, Satanás tem atacado com mais voracidade ainda a mente de milhares de pessoas, tornando-as ansiosas, nervosas, medrosas, tristes e depressivas. Por que isso? Para desestabilizá-las emocional e psiquicamente. Ele sabe que, se elas estiverem em crise, sem paz, nervosas, por causa de algum problema, terão todos os processos cerebrais alterados, comprometendo sua lucidez e seu bom senso.
Quando alguém está sob efeito de uma angústia profunda, do pânico ou do estresse, o cérebro sofre um bombardeio bioquímico. As informações chegam truncadas. É difícil fazer análises racionais. A mente fica desorganizada pela sobrecarga de problemas e informações não processadas. Assim, a pessoa não consegue enxergar a saída, a solução. Isto pode levá-la até a ter um surto psicótico, a dizer bobagens e a tomar decisões que ela jamais tomaria em sã consciência
A longo prazo, essas decisões impensadas podem agravar a situação da pessoa, gerar depressão e outros transtornos psicoemocionais, paralisar seus sonhos e projetos, pois, com o tempo, a doença passa a consumir todos os pensamentos dela, 
as pessoas queridas se afastam, e ela se sente cada vez mais isolada, desesperada e vulnerável, podendo, num momento de crise, até tentar o suicídio, num vão esforço para ver-se livre do que tanto a aflige.
Por isso, Satanás joga pesado para que as pessoas fiquem doentes emocional e mentalmente. 
Ele quer destruir o presente e o futuro delas!
Satanás fez isso com Elias. Ele usou Jezabel para liberar uma palavra de morte e atacar o profeta, mas Deus interveio na situação, tratou Elias e liberou palavras de incentivo, dando um novo rumo à vida dele.
Mateus 15:11 \u2013 O que entra pela boca não torna o homem \u2018impuro\u2019; mas o que sai de sua boca, isto o torna \u2018impuro\u2019
O adultério, as fantasias, e até mesmo as traições não acontecem da noite para o dia, o pecado começa na nossa mente. A parte física é apenas o resultado.
A raiva é outro exemplo de falta de controle da mente. Muitas das vezes as pessoas em acesso de raiva, dominadas pela ira, destroem a vida de outras pessoas e a própria vida simplesmente por não terem controle.
MOTIVOS PARA CONTROLAR SUA MENTE
Deus quer que você entenda que a mente é o comando central da vida e, você precisa ter o controle e o domínio de sua mente. Nosso alvo é o domínio mental e absoluto de todos os pensamentos. Conheça alguns dos motivos para que você controle e domine sua mente.
Deus se agrada de bons pensamentos \u2013 O controle dos seus pensamentos é como um louvor a Deus, pois ele se agrada de pensamentos bons e puros.
Provérbios 15:26 \u2013 O Senhor detesta os pensamentos dos maus, mas se agrada de palavras sem maldade.
Ter a mente limpa é importante.
Você se torna o que você pensa. Domine seu pensamento, pois seu pensamento influência quem você é. O bom homem tira do que tem na mente boas coisas, se você tiver bons pensamentos, terá boas atitudes.
Provérbios 23. 7 \u2013 Por que, como imagina em sua alma, assim ele é; ele te diz: Come e bebe; mas o seu coração não está contigo.
Mateus 12.35 \u2013 O homem bom do seu bom tesouro tira coisas boas, e o homem mau do seu mau tesouro tira coisas más.
Você precisa controlar a sua mente para não emburrecer. A mente do homem sem Deus não funciona direito, não consegue distinguir o certo do errado. Não tendo o entendimento correto da situação.
2 Coríntios 4:4 \u2013 O deus desta era cegou o entendimento dos descrentes, para que não vejam a luz do evangelho da glória de Cristo, que é a imagem de Deus.
Romanos 1.28 \u2013  Além do mais, visto que desprezaram o conhecimento de Deus, ele os entregou a uma disposição mental reprovável, para praticarem o que não deviam.
Os maus pensamentos nos separam de Deus, a bíblia fala que os puros de coração verão a Deus. Uma mente contaminada pelo pecado nos separa de Deus, ele causa nossa separação.
Isaías 59.2 \u2013 Mas as suas maldades separaram vocês do seu Deus; os seus pecados esconderam de vocês o rosto dele, e por isso ele não os ouvirá.
Seremos julgados pelos nossos pensamentos. E importante ter o controle de nossa mente, pois seremos julgados pelos nossos pensamentos, nosso julgamento dependerá do que pensamos.
Mateus 12. 36,37 \u2013 Mas eu lhes digo que, no dia do juízo, os homens haverão de dar conta de toda palavra inútil que tiverem falado. Pois por suas palavras vocês serão absolvidos, e por suas palavras serão condenados.
COMO CONTROLAR SUA MENTE
Você precisa desenvolver técnicas para controlar os seus pensamentos, veja alguns passos para tomar as rédeas da sua mente:
CORTE O MAL PELA ENTRADA: CONTROLE OS SEUS OLHOS
Mt. 6:22-23 \u201cOs olhos são a candeia do corpo. Se os seus olhos forem bons, todo o seu corpo será cheio de luz. Mas se os seus olhos forem maus, todo o seu corpo será cheio de trevas. Portanto, se a luz que está dentro de você são trevas, que tremendas trevas são!
Controle seus olhos, eles são a porta para a mente. Infelizmente, nos dias atuais, o acesso a informações e imagens inadequadas esta cada vez mais fácil  para controlar a sua mente você precisa censurar  o que  assiste e acessa. Seja radical e treine seus olhos para se desviar do mal, não deixe o mal entrar na sua mente. Não é fácil, na verdade é difícil para todo mundo (você, seu cônjuge, pastor), mas é possível. Jesus nos ensina que não existe tentação sem válvula de escape, não é fácil, mas é possível.
LAVE SUA MENTE COM A PALAVRA
Ef. 5:26-  Para santificá-la, tendo-a purificado pelo lavar da água mediante a palavra,
Lave sua alma, seus pensamentos com a água da palavra de Deus. Somente a palavra de Deus pode limpar a nossa mente, que é suja por causa do pecado. Estude a palavra, leia a bíblia, memorize, decore versículos. As palavras da bíblia entram na estrutura mental e podem mudar seus pensamentos.
Rm. 12:2 \u2013 Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.
Não devemos nos conformar com nossos pensamentos, devemos buscar a renovação da nossa mente. Renove sua mente com a palavra, medite, leia a bíblia. Pois a palavra de Deus traz pureza e leva o mal de nossas vidas. Seja disciplinado, a limpeza de sua mente deve ser feita continuamente.
FILTRE SEUS PENSAMENTOS
Fl. 4:8 \u2013Finalmente, irmãos, tudo o que for verdadeiro, tudo o que for nobre, tudo o que for correto, tudo o que for puro, tudo o que for amável, tudo o que for de boa fama, se houver algo de excelente ou digno de louvor, pensem nessas coisas.
Filtre seus pensamentos pela peneira de Deus. Busque manter pensamentos verdadeiros, respeitáveis, corretos, virtuosos, puro, amáveis, de boa fama, louváveis e virtuosos. Esses pensamentos fluirão quando você já tiver lavado seus pensamentos com a palavra e desassociado dos pensamentos ruins.  Lembre-se o controle da mente é uma tarefa diária.