Buscar

CEL0172 - PR ENS EST DOC ED INF

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

�����������Relatório - Plano de Ensino
��18/04/2012 20:58
�������������
�����������Página : 1 / 1
������������������
	
	Disciplina: CEL0172 - PRÁT.DE ENS. E ESTÁG. SUP. EM DOCÊN.EDU. INFANTIL
DESCRIÇÃO DO PLANO DE ENSINO
Prática de Ensino e Estágio Supervisionado em Docência na Educação Infantil
PERFIL DO DOCENTE
Graduação em Pedagogia.
Mestrado e/ou Doutorado em Educação.
Ter experiência profissional na Educação Básica.
CONTEXTUALIZAÇÃO
A Lei 11.788, de 25 de setembro de 2008, define o estágio como o ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido no ambiente de trabalho, que visa à preparação para o trabalho produtivo do estudante. O estágio integra o itinerário formativo do educando e faz parte do projeto pedagógico do curso, definido como pré-requisito no projeto pedagógico do curso para aprovação e obtenção do diploma. (§1º do art. 2º da Lei nº 11.788/2008). Vale ressaltar, que a disciplina estágio supervisionado – docência da educação infantil possibilita o inicio da construção do olhar pesquisador, pois inaugura a possibilidade de ida e permanência do aluno durante um período pré-estabelecido em uma instituição escolar (creche ou instituição de educação infantil).
EMENTA
A contribuição do campo de estágio para o olhar pesquisador do aluno. A ação docente observação-atuação numa perspectiva crítico-reflexiva. Aspectos fundamentais na produção e organização de relatório. Competências e habilidades necessárias à formação de professores para a educação infantil. Elaboração de um projeto de atuação pedagógica com crianças de educação infantil baseado nas múltiplas linguagens da infância. Relato da experiência docente baseado na auto-observação e na valorização da fala das crianças durante as atividades. 
OBJETIVO GERAL
Possibilitar a construção de um olhar pesquisador que favoreça a percepção das dimensões: física, filosófica, pedagógica, dentre outras, presentes em uma instituição de educação infantil, fornecendo subsídios teóricos e práticos para a formação do docente em educação infantil para que ele possa construir uma pratica que reflita o respeito pela criança enquanto cidadã possuidora de direitos constitucionais.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
1- Favorecer a observação sistemática do cotidiano, em seus múltiplos aspectos, identificando o eixo temático da instituição escolhida para a realização do estágio;
2- Construir junto com a turma um roteiro de observação dos aspectos da instituição; 
3- Esclarecer os aspectos importantes na construção de um relatório de estágio, através da elaboração de registros críticos-reflexivos;
4- Refletir a respeito das principais ações de um educador para a infância: o cuidar e o educar no cotidiano do trabalho com as crianças de 0 a 5 anos. 
5- Planejar, desenvolver e avaliar propostas pedagógicas para o trabalho na creche valorizando o brincar como atividade principal da infância. 
6-  Indicar caminhos possíveis para a elaboração de uma proposta pedagógica para diferentes realidades e novos desafios, a partir do reconhecimento das múltiplas linguagens da infância e da organização do tempo e do espaço. 
7- Analisar criticamente o desenvolvimento das atividades realizadas nas instituições, ressaltando: o planejamento, a prática pedagógica e a dimensão gestora (coordenação, supervisão, direção, etc.) no que se refere ao acompanhamento da prática docente. 
CONTEÚDOS
Unidade I – A construção de um olhar pesquisador: a observação do cotidiano nas instituições de educação infantil 
1.1 A escolha do lugar para a pesquisa-estágio;
1.2 A construção do olhar pesquisador do educador e da educadora responsável pelo trabalho na creche e instituições de educação infantil;
1.3 O cuidar e o educar no cotidiano do trabalho com as crianças de 0 a 5 anos;
1.4 O caderno de campo e as relações observador-observado; 
1.5 A percepção do tempo e do espaço - a “rotina” e as atividades de trabalho no ambiente de educação infantil em suas varias faces: instrumentos de liberdade ou prisão para crianças. 
Unidade II - A elaboração da proposta pedagógica: pedagogia de projetos 
2.1  A criança de 0 a 5 anos e as múltiplas linguagens: corpo-movimento, música, jogos e brincadeiras, dramatização e contação de histórias.
2.2 Os caminhos possíveis para a elaboração de uma proposta pedagógica, diferentes realidades, novos desafios e as diferentes áreas: língua escrita, matemática, ciências e artes.
2.3 Organização de atividades significativas. 
Unidade III – Vivendo o cotidiano – o relato da prática e auto-avaliação crítica
3.1 Respeito ao ritmo de cada criança – a compreensão das especificidades de cada faixa-etária e de suas experiências culturais
3.2  A auto-observação: percepção de suas próprias ações pedagógicas partindo dos referenciais teóricos estudados. 
3.3  Troca de experiências cotidianas: dificuldades e sucessos 
3.4  Projeto Politico Pedagógico 
3.5  Elaboração de relatório contemplando as ações propostas, as relações estabelecidas, as dificuldades encontradas e, sobretudo, as considerações pessoais sobre a realidade observada e a experiência vivida no estágio.
PROCEDIMENTOS DE ENSINO
Aulas com diálogos realizados através de apresentação de slides, leitura de textos, uso de filmes, dinâmicas, debates e espaços de compartilhamento das diferentes experiências de estágio.
RECURSOS
Data show ou retro projetor, aparelho de TV e DVD.
PROCEDIMENTO AVALIAÇÃO
A avaliação será feita no decorrer do processo para que o aluno possa ter o melhor desempenho possível nas instituições onde estiver realizando seu estágio. Para uma avaliação final da disciplina será levado em connsideração o relatório de estágio elaborado de acordo com as orientações fornecidas e a regulamentação de estágio. Esse relatório deverá ser entregue entre a AV2 e a AV3 e para sua aprovação seguirá as normas institucionais. 
Para aprovação na disciplina o aluno deverá:
1.    Atingir resultado igual ou superior a 6,0, 
2.    Frequentar, no mínimo, 75% das aulas ministradas.
3. Cumprir a carga horária de campo da disciplina.
O processo de avaliação será composto de três etapas, Avaliação 1 (AV1), Avaliação 2 (AV2) e Avaliação 3 (AV3).
As avaliações poderão ser realizadas através de provas teóricas, provas práticas, e realização de projetos ou outros trabalhos, representando atividades acadêmicas de ensino, de acordo com as especificidades de cada disciplina. A soma de todas as atividades que possam vir a compor o grau final de cada avaliação não poderá ultrapassar o grau máximo de 10, sendo permitido atribuir valor decimal às avaliações. Caso a disciplina, atendendo ao projeto pedagógico de cada curso, além de provas teóricas e/ou práticas contemple outras atividades acadêmicas de ensino, estas não poderão ultrapassar 20% da composição do grau final.
A AV1 contemplará o conteúdo da disciplina até a sua realização, incluindo o das atividades estruturadas.
As AV2 e AV3 abrangerão todo o conteúdo da disciplina, incluindo o das atividades estruturadas.
Para aprovação na disciplina o aluno deverá:
1.    Atingir resultado igual ou superior a 6,0, calculado a partir da média aritmética entre os graus das avaliações, sendo consideradas apenas as duas maiores notas obtidas dentre as três etapas de avaliação (AV1, AV2 e AV3). A média aritmética obtida será o grau final do aluno na disciplina.
2.    Obter grau igual ou superior a 4,0 em, pelo menos, duas das três avaliações.
3.    Frequentar, no mínimo, 75% das aulas ministradas.
Observar as especificidades de avaliação de uma disciplina de pratica de ensino.
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
CASTRO, Amélia Domingues de; CARVALHO, Anna Maria de Pessoa de (Org.) Ensinar a ensinar: didática para a escola fundamental e média. São Paulo: Pioneira Thompson Learning, 2005
BARBOSA, Maria Carmen e HORN, Maria da Graça de Souza. Projetos pedagógicos na educação Infantil. Porto Alegre: Artmed, 2008 OLIVEIRA, Zilma Ramos de. Educação Infantil: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2002BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
INDICAÇÃO MATERIAL DIDÁTICO
Nome do livro: Projetos pedagógicos na educação Infantil 
Nome do autor: Maria Carmen Barbosa e Maria da Graça de Souza Horn Editora: Artmed Ano; 2008 Edição: 1 
Nome do capítulo: Era uma vez...Trajetos e projeto Nº de páginas do capítulo: 7 
Nome do capítulo: Mas o que é projetar Nº de páginas do capítulo: 4
Nome do capítulo: Tramando os fios e estruturando os projetos Nº de páginas do capítulo: 18
Nome do livro: Ensinar a ensinar: didática para a escola fundamental e média Nome do autor: Amélia Domingues de Castro e Anna Maria Pessoa de Carvalho Editora: Pioneira Ano; 2005 Edição: 1 
Nome do capítulo: Didática e Cultura: o ensino comprometido com o social e a contemporaneidade Nº de páginas do capítulo: 20
Nome do capítulo: O saber e o saber fazer dos professores Nº de páginas do capítulo: 18 
OUTRAS INFORMAÇÕES

Outros materiais