Buscar

Ações e Programas no Brasil

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Ações e Programas no Brasil
Elisângela Ramos
Giana Carolina Schulz de Lima
Instituto Cenecista de Ensino Superior de Santo Ângelo
Disciplina de Saúde Pública
 O sistema de saúde brasileiro passou por mudanças nas últimas décadas e a principal delas foi a criação do SUS na década de 80.
 Para que o SUS conseguisse cumprir com os seus objetivos, foram sendo criados os programas do governo.
O MINISTÉRIO da Saúde tem a função de oferecer condições para a promoção, proteção e recuperação da saúde da população, reduzindo as enfermidades, controlando as doenças endêmicas e parasitárias e melhorando a vigilância à saúde, dando, assim, mais qualidade de vida ao brasileiro.
Programas
Manda profissionais da área da saúde para regiões menos atendidas. São doze meses de trabalho na atenção básica.
Implantação de equipes multiprofissionais em unidades básicas de saúde. Estas equipes são responsáveis pelo acompanhamento de um número definido de famílias, localizadas em uma área geográfica delimitada
Pessoas com necessidade de reabilitação motora, idosos, pacientes crônicos sem agravamento ou em situação pós-cirúrgica, por exemplo, terão assistência multiprofissional gratuita em seus lares, com cuidados mais próximos da família.
As UPA 24h são estruturas de complexidade intermediária, entre as Unidades Básicas de Saúde e as portas de urgência hospitalares, e, em conjunto com estas, compõem uma rede organizada de Atenção às Urgências.
Projeto de Formação e Melhoria da Qualidade da Rede de Atenção à Saúde. Tem a finalidade de contribuir, no âmbito do Sistema Único de Saúde, para a qualificação da atenção, gestão em saúde e gestão e desenvolvimento de tecnologias, por meio da organização de redes regionais e temáticas de atenção à saúde e da qualificação do cuidado em saúde.
Estratégia criada pelo INCA visando à ampliação da assistência oncológica no Brasil pela implantação de serviços que integram os diversos tipos de recursos necessários à atenção oncológica de alta complexidade em hospitais gerais. 
Programas de Controle 
do Câncer
Os CAPS são instituições destinadas a acolher os pacientes com transtornos mentais, estimular sua integração social e familiar, apoiá-los em suas iniciativas de busca da autonomia, oferecer-lhes atendimento médico e psicológico. Sua característica principal é buscar integrá-los a um ambiente social e cultural concreto, designado como seu território, o espaço da cidade onde se desenvolve a vida quotidiana de usuários e familiares.
A área técnica de Saúde da Mulher é responsável pelas ações de assistência ao pré-natal, incentivo ao parto natural e redução do número de cesáreas desnecessárias, redução da mortalidade materna, enfrentamento da violência contra a mulher, planejamento familiar, assistência ao climatério, assistência às mulheres negras e população GLBTT.
Busca qualificar a atenção a saúde por meio da criação, ampliação e articulação de pontos de atenção à saúde para pessoas com deficiência temporária ou permanente; progressiva, regressiva, ou estável; intermitente ou contínua, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS)
Seus objetivos se baseiam em cinco focos:
Contagiar trabalhadores, gestores e usuários do SUS com os princípios e as diretrizes da humanização;
Fortalecer iniciativas de humanização existentes;
Desenvolver tecnologias relacionais e de compartilhamento das práticas de gestão e de atenção;
Aprimorar, ofertar e divulgar estratégias e metodologias de apoio a mudanças sustentáveis dos modelos de atenção e de gestão;
Implementar processos de acompanhamento e avaliação, ressaltando saberes gerados no SUS e experiências coletivas bem-sucedidas.
O objetivo é possibilitar o encontro, a troca, a afetação recíproca, o afeto, o conhecimento, o aprendizado, a expressão livre, a escuta sensível, a polifonia, a arte da composição, o acolhimento, a multiplicidade de visões, a arte da conversa, a participação de qualquer indivíduo que simpatize sobre o tema da humanização.
Como trata-se de uma rede aberta via internet, as expressões e interlocuções são formas colaborativas, que podem ser possíveis propostas ou ezequíveis tarefas, para os complexos desafios da operalização da humanização no serviço de saúde.
Investimento em Saúde
O RS ficou em 18º lugar.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?