Buscar

DISCURSIVA SISTEMAS HIDRAULICOS E PNEUMATICOS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Os sistemas hidráulicos são compostos por:
Acumulador Hidráulico: Um acumulador hidráulico, ou acumulador de pressão, é usado para absorver choques, manter a pressão, dispensar líquidos e proporcionar energia de reserva para a bomba principal. Um acumulador armazena pressão hidráulica. Esta pressão é energia potencial, uma vez que ela pode ser transformada em trabalho.
Reservatórios Hidráulicos: Os reservatórios hidráulicos consistem em recipiente (geralmente de aço), com uma base abaulada, um topo plano com uma placa de apoio, quatro pés, linhas de sucção, retorno e drenos, plugue do dreno, indicador de nível de óleo, tampa para respiradouro e enchimento, tampa para limpeza e placa defletora (Chicana).
Além de manter uma reserva de fluido suficiente para suprir diferentes necessidades de um sistema hidráulico, um reservatório dispõe de:
Uma grande área de superfície de transferência de calor do fluido para o ambiente circundante;
Volume o suficiente para deixar o retorno de fluido desacelerar a partir de uma alta velocidade de entrada;
Uma barreira física que separa o fluido que entra no reservatório do fluido que entra na linha de sucção da bomba;
Acesso para remover fluidos e contaminantes usados ​​a partir do sistema e para adicionar novo fluido;
Espaço para expansão de fluidos quentes, e drenagem de volta a partir de sistemas de encerramento e largo armazenamento de volumes necessários imediatamente durante períodos de operação em ciclo; 
Uma superfície para montar outros componentes do sistema, se possível.
Bomba Hidráulica: são equipamentos rotativos utilizados para converter energia mecânica em energia hidráulica de pressão (vazão) em fluidos pressurizados, podendo aumentar sua velocidade (energia cinética) com o objetivo de efetuar ou manter o deslocamento de um líquido por escoamento.
Válvula: são equipamentos desenvolvidos para realizar o controle dos sistemas hidráulicos industriais. Basicamente, todas as válvulas hidráulicas têm funções parecidas que são de reduzir, aumentar, fechar ou manter a pressão em determinados pontos. Geralmente as válvulas hidráulicas são nomeadas de acordo com a sua função mais básica. Sendo assim, elas podem ser válvulas de segurança, de descarga, de frenagem, redutora de pressão, de sequência, entre outras.
Atuadores: Um atuador hidráulico é um dispositivo mecânico capaz de converter a energia hidráulica em energia mecânica com o intuito de gerar um movimento linear. A energia mecânica produzida é geralmente utilizada para levantar e transportar objetos, operação esta, que requer uma grande quantidade de energia. Equipamentos pesados geralmente se baseiam em vários atuadores hidráulicos para funcionarem. Um trator, por exemplo, é capaz de levantar várias toneladas de entulho através dos atuadores encontrados em seu braço de elevação.
Os atuadores que utilizam fluido sob pressão podem ser classificados segundo dois critérios diferentes:
 Quanto ao tipo de fluido empregado, podem ser: 
O pneumático: quando utilizam ar comprimido; 
O hidráulico: quando utilizam óleo sob pressão. 
 Quanto ao movimento que realizam, podem ser: 
Os lineares: quando o movimento realizado é linear (ou de translação);
Os rotativos: quando o movimento realizado é giratório (ou de rotação). 
Já os atuadores rotativos podem ser classificados em: 
 Angulares: quando giram apenas num ângulo limitado, que pode em alguns casos ser maior que 360°. 
 Contínuos: quando têm possibilidade de realizar um número indeterminado de rotações. Nesse caso, seriam semelhantes à roda d’água e ao cata-vento, que utilizam água e vento como fluido dinâmico. São os motores pneumáticos ou hidráulicos.
Intensificador de Pressão: é um dispositivo que está ligado a uma máquina normal hidráulica para aumentar a quantidade de pressão que uma máquina pode produzir. Isto é feito por meio de dois êmbolos, que geralmente são do mesmo tamanho, mas podem ser de diferentes tamanhos, a fim de aumentar a pressão sobre o fluido interno. Um problema com o uso de um intensificador hidráulico é que ele só pode aumentar a pressão para um acesso, de modo que este dispositivo não pode ser usado em máquinas que requerem mais de um acesso.
Motores Hidráulicos: Um motor hidráulico converte energia hidráulica em energia mecânica, podemos dizer que um motor hidráulico é simplesmente uma bomba hidráulica trabalhando ao contrário: em vez das peças mecânicas movimentarem o fluido, o fluido de alta pressão é que empurra as peças mecânicas, levando-as a se mover.

Outros materiais