Buscar

IAS 8

Prévia do material em texto

A IAS 8 apresenta os principais critér ios para 
IAS 8
Aluna: Adrielle de Kássia Ataíde Barroso
Matrícula: 201501367684
Turma: C3003.7
Professor: João Sabel
Belém, 07 de maio de 2018
 IAS 8
Apresenta os principais critérios para a seleção e mudança das políticas contábeis e divulgações relacionadas. Esta norma também descreve os requerimentos e as divulgações para as mudanças de estimativas contábeis e para correções de erros.
O objetivo da IAS 8 é definir critérios para a seleção e a alteração de políticas contábeis, o tratamento contábil e divulgação de mudança nas políticas contábeis, a mudança nas estimativas contábeis e a retificação de erro.
O pronunciamento tem como objetivo melhorar a relevância e a confiabilidade das demonstrações contábeis da entidade bem como permitir sua comparabilidade ao longo do tempo com as demonstrações contábeis de outras entidades.
Os requisitos de divulgação relativos a políticas contábeis, exceto aqueles que digam respeito a mudança nas políticas contábeis, são estabelecidos no Pronunciamento Técnico CPC 26.
Definições da IAS 8
Políticas contábeis são os princípios, as bases, as convenções, as regras e as práticas específicas aplicadas pela entidade na elaboração e na apresentação de demonstrações contábeis.
Mudança na estimativa contábil é um ajuste nos saldos contábeis de ativo ou de passivo, ou nos montantes relativos ao consumo periódico de ativo, que decorre da avaliação da situação atual e das obrigações e dos benefícios futuros esperados associados aos ativos e passivos. As alterações nas estimativas contábeis decorrem de nova informação ou inovações e, portanto, não são retificações de erros.
Omissão material ou incorreção material é a informação incorreta que puder, individual ou coletivamente, influenciar as decisões econômicas que os usuários das demonstrações contábeis tomam com base nessas demonstrações. A materialidade depende da dimensão e da natureza da omissão ou da informação incorreta julgada à luz das circunstâncias às quais está sujeita.
 Generalidade sobre a norma internacional
Durante o processo de seleção das políticas contábeis empresariais, a administração deve considerar, em princípio, as normas internacionais, divididas entre pronunciamentos IAS e IFRS, além das interpretações SIC e IFRIC. Todas quantas sejam aplicáveis às especificidades das atividades empresariais.
Generalidade sobre a norma internacional
Quando, eventualmente, não houver uma norma diretamente aplicável ou uma interpretação de norma, a gestão empresarial deve tomar como referência o julgamento próprio para o desenvolvimento e a aplicação das políticas contábeis relevantes para os usuários das demonstrações contábeis das empresas, fazendo com que estas se tornem confiáveis quando analisadas em conjunto.
Termos técnicos e interpretação
 
Erro de período anterior: Pode se referir a informações falsas ou omissas nas demonstrações de um ou mais períodos e que podem surgir de mau uso ou uso incorreto de informação confiável e que estava disponível naquele momento que poderia ter sido obtida e considerada na preparação e apresentação dos relatórios contábeis.
Material: Omissões que de forma individual ou coletiva podem influenciar as decisões de usuários com base nas informações contábeis. A materialidade pode depender do tamanho e da natureza da omissão ou inexatidão, sendo que o tamanho ou a natureza do item ou até mesmo a combinação de ambos pode ser um fator determinante para dizer se o fator é material ou não.
Mudança de estimativa contábil: Relacionada a um ajuste nos valores de ativos e/ou passivos ou ainda no consumo periódico de um ativo, resultante da avaliação presente de tais itens, além dos benefícios futuros esperados e obrigações associadas com esses ativos e passivos.
Política Contábil: São princípios específicos, fundamentos, convenções, regras e práticas aplicadas por uma entidade ao preparar e apresentar suas demonstrações financeiras. Como exemplo de política contábil, podemos citra: método de avaliação dos estoques e tipo de avaliação do ativo imobilizado.
Estimativas Contábeis: Não está definida na norma, contudo, pode ser interpretada como ajuste da quantia escriturada de um ativo ou de um passivo, ou da quantia do consumo periódico de um ativo, que deriva da avaliação da situação atual dos ativos e passivos e das supostas obrigações e benefícios futuros associados aos ativos e passivos.
Erros
Erros surgem do reconhecimento, mensuração, apresentação ou divulgação de elementos de demonstrações financeiras.
Erros do período corrente devem ser corrigidos antes da divulgação das informações. Erro de períodos anteriores devem ser corrigidos e divulgados no período em que forem detectados (nas informações comparativas).
A IAS 8 estabelece que demonstrações financeiras não estão em conformidade com a IFRS caso contenham erros que sejam materiais ou imateriais (mas que tenham sido cometidos intencionalmente em função de uma apresentação específica da situação financeira, do desempenho financeiro ou do fluxo de caixa de uma entidade).

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes