Buscar

trabalho reposicao 1 pronto

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Engenharia ________
Nome: __________________________________ RA: _____________
 				
 
					
Professor Dr. Alysson Cristiano Beneti
Disciplina:
Física Teórica Experimental II
Avaliação: Trabalho Acadêmico - Reposição
Data: __ / __ /20__
FAESO – Ourinhos - SP
NOTA:
Atividade de Reposição de Aula 1 – Atividade de Aprendizado Acadêmico – Termodinâmica
1. Objetivo 
Aprofundar os conhecimentos de física sobre o tema Termodinâmica.
2. Introdução
Você fará um resumo sobre os seguintes tópicos de Termodinâmica:
Conceito de calor; Capacidade térmica, Calor Específico e Calor Latente; Primeira lei da termodinâmica; Transmissão de calor (condução, radiação e convecção); Segunda lei da termodinâmica; Máquinas térmicas e refrigeradores.
Calor – Calor representa uma forma de energia, sendo ela térmica em movimento entre particular atômicas, a palavra calor representa também alguma coisa quente, com temperatura elevada.
Capacidade térmica – É a quantidade de calor que um corpo necessita receber ou ceder para que sua temperatura varie, ou seja, é a grandeza que resulta da razão entre a quantidade de calor recebida por um corpo e a variação de temperatura, ela também pode ser determinada pelo produto da massa do corpo pelo calor especifico.
Calor Específico e Calor Latente – Calor específico é a quantidade de calor necessária para que cada grama de uma substância sofra uma variação de temperatura correspondente a 1°C. Isso significa que pode ocorrer tanto aumento quanto diminuição da temperatura do corpo. 
Calor latente esta relacionada a quantidade de calor que uma unidade de massa de uma determinada substancia deve receber ou ceder para mudar sua fase (liquido, gasoso, solido). Durante a mudança a temperatura da substancia não varia, mas seu estado de agregação se modifica, pode se assumir tanto valores negativos como positivos.
Primeira lei da termodinâmica – A primeira lei da termodinâmica é uma Lei da Conservação da Energia, podendo ser enunciado: A variação da Energia interna ΔU de um sistema é expressa por meio da diferença entre a quantidade de calor Q trocada com o meio ambiente e o trabalho W realizado durante a transformação. Durante uma transformação, o gás pode trocar energia com o meio ambiente sob duas formas: calor e trabalho.
Transmissão de calor (condução, radiação e convecção ) – Transmissão de calor por condução é o processo pelo qual a energia passa de molécula para molécula sem que elas sejam deslocadas, aquecendo-se a extremidade de uma barra metálica, por exemplo, as moléculas passam a vibrar com maior intensidade, transmitindo essa energia adicional às moléculas mais próximas.
Transmissão de calor por radiação ocorre por meio de ondas eletromagnéticas. Como essas ondas podem propagar-se no vácuo, não é necessário que haja contato entre os corpos para haver transferência de calor. Quanto maior a temperatura, maior a quantidade de calor que o objeto irradia. 
Transmissão de calor por convecção é o processo de transmissão do calor, nos líquidos ou nos gases, por efeito das camadas aquecidas que se chamam correntes de convecção. Na convecção, não ocorre passagem de energia de um corpo para outro, mas movimento de partículas levando consigo a energia de uma posição para outra. Por isso, a convecção não pode ocorrer no vácuo.
A Segunda Lei da Termodinâmica – trata da transferência de energia térmica. Isso quer dizer trocas de calor que têm tendência para igualar temperaturas diferentes (equilíbrio térmico), o que acontece de forma espontânea.
Seus princípios são: O calor é transferido de forma espontânea do corpo de maior temperatura para o de menor temperatura. Todo processo tem perda porque seu rendimento sempre é inferior a 100%.
Máquinas térmicas– Máquinas térmicas são máquinas que realizam trabalho e lidam com a variação de temperatura. Normalmente, as máquinas térmicas retiram calor da fonte quente e transferem para a fonte fria, o que define sua eficiência.  As máquinas térmicas utilizam energia na forma de calor (gás ou vapor em expansão térmica) para provocar a realização de um trabalho mecânico. Apesar dos diferentes tipos de máquinas térmicas, todas recebem calor de uma fonte quente. 
- Refrigerador: de forma geral, é um dispositivo que, através de um gás operando transformações cíclicas, tem um saldo negativo de calor (Q < 0), obtido através da aplicação de um trabalho mecânico (ττ < 0), ou seja, que transforma trabalho em calor. As partes principais de uma geladeira doméstica são: compressor, condensador, válvula descompressor e evaporador. O compressor é movido por um motor elétrico. Ele tem a função de aumentar a pressão e a temperatura do gás refrigerante, fazendo-o circular pela tubulação interna do aparelho. Quando o gás passa pelo condensador, perde calor para o meio externo. 
3. Desenvolvimento
Resolva os seguintes problemas
O gelo derrete mais depressa dentro da agua, ar é um bom isolante térmico, para que o gelo derreta, ele precisa receber calor, o que ocorre por convecção, que é a transferência de calor por causa do fluxo de um fluido ao redor de um corpo, a agua ao redor do gelo ajuda o a derreter mais rápido.
Antes da fervura a alteração na intensidade da chama, acarretará em uma agitação maior das moléculas de água aumentando assim a temperatura, e durante a fervura, a temperatura continuará constante até que a água do sistema sofra total evaporação.
a- Q1 – ΔӨ = 0,1 . 2.10³. 20 = 4000 J
 Q2 – ΔӨ = 0,1 . 2,3.106 = 230000 J
 Q3 – ΔӨ = 0,1 . 4,2.103 . 100 = 42000 J
 Q4 – ΔӨ = 0,1 . 3,3.105 = 33000 J
 Q5 – ΔӨ = 0,1 . 2,1.103 . 10 = 2100 J 
Q = Q1+Q2+Q3+Q4+Q5 
Q= 4000+230000+42000+33000+2100 = 311100 J – QUANTIDADE DE CALOR TOTALCEDIDO 
M= 10g – 0,010kg
Ec= (mv²)/2 = (0,010 . v²)/2 
E= mcΔt + ml = 0,010 . 130 . (330-50) + 0,010 . 2,5.104
364 + 250 = 614 J
614=0,8(0,010.V²)/2
614=0,4(0,010.V²)
V² = 614/0,004
V ² = 153500
V= √153500
V= 392m/s
A-Q1+Q2+Q3+Q4=0
0,3 4,2.10³. (Өe-333) + 0,1. 4,2.103.( Өe-273)+0,1 . 3,3.105+0,1 . 2.103.(273-253)= 0 
1260.( Өe-333)+420. (Өe-273)33000+4200= 0
1680. Өe = 497040
Өe = 497040/1680
Өe= 295,857 K
Өe= 22,86°c
b-
4. Conclusão
Relatar o que você aprendeu com a atividade enfatizando aplicações de máquinas térmicas na engenharia.
Concluo que a criação das maquinas térmicas foram muito eficiente tanto no dia a dia quanto na engenharia, atualmente com a tecnologia tudo este cada vez mais inovador, porem as maquinas térmicas continuam com a mesma função entre si que é a capacidade de converter calor em trabalho, enquanto opera em um ciclo. São mecanismos construídos de modo que aproveitam a energia térmica para transformá-la em energia mecânica 
A partir das pesquisas feitas, foi possível analisar os diversos ciclos térmicos, destacando suas principais funções e importância. Foi possível concluir também os princípios das leis termodinâmicas, abordando suas propriedades e conceitos.
Concluo que após o trabalho, os conceitos de energia, calor, entre outras, foram mais entendidos devido a grande pesquisa feita para se entender cada conceito, com isso aprimorarmos mais nosso conhecimento sobre os determinados tipos de calor e suas transformações.
5. Referenciais Bibliográficos
Aqui você vai citar todas as fontes de pesquisa, seguindo as normas da ABNT que você aprendeu na disciplina de metodologia científica.
https://www.significados.com.br/calor/
http://www.sofisica.com.br/conteudos/Termologia/Calorimetria/capacidade.php
http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/fisica/capacidade-termica.htm
https://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/fisica/o-que-e-calor-especifico.htm
https://climatologiageografica.com/albedo-calor-latente-calor-sensivel-e-calor-especifico/
http://www.if.ufrgs.br/tex/fis01043/20041/Melissa/semnome2.htm
https://www.colegioweb.com.br/transmissao-de-calor/conducao.html
http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/fisica/radiacao-conducao-conveccao.htm
https://www.todamateria.com.br/segunda-lei-da-termodinamica/https://www.colegioweb.com.br/transmissao-de-calor/conveccao.html
Exemplo:
HALLIDAY, David; RESNICK, Robert; WALKER, Jearl. Fundamentos de física. Rio de Janeiro: LTC, 1996-2011. v.2

Outros materiais